Pacote de Moldes

Como Fazer um Cabideiro de Chão em Madeira

Muitos o conhecem como cabideiro de chão, enquanto outros preferem chamá-lo de mancebo. Na verdade, o nome não faz muita diferença. O importante mesmo é que essa peça simples e charmosa é uma grande aliada da organização de quartos e salas, pois dá um basta na bagunça do dia a dia.

No quarto, serve para pendurar roupas que ficariam em cima da cama ou da cadeira, mas também é muito útil na entrada da casa. Nesse segundo espaço, serve para pendurar casacos, lenços e bolsas de quem chega em casa.

Esse é justamente o projeto de hoje. Vamos ensinar como fazer um cabideiro de chão em madeira que te ajudará, e muito, a colocar ordem na casa. Para fazer esse móvel você vai precisar de materiais tão simples, que chega a surpreender! Vamos lá? Mãos à obra!

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer Puff Baú Reutilizando uma Caixa Plástica

Como Fazer um Armário de Caixote para Lavanderia

Cabideiro de Chão Simples e Fácil de Fazer

Materiais Necessários

  • 4 bastões de madeira (você também pode usar cabos de vassoura, de rodo ou de enxada)
  • Corda de sisal
  • Tinta do tipo e da cor de sua preferência (você também pode usar tinta em spray)
  • Pincel para aplicar a tinta
  • Pano de limpeza
  • Serrinha para madeira
  • Lixa para madeira

Passo a Passo

1. Serre as pontas rosqueadas dos cabos. Lixe todos para retirar as imperfeições, verniz, farpas e sujeiras. Depois de lixados, passe um pano úmido para remover a poeira.

2. Em seguida, aplique a tinta de sua preferência, como PVA, esmalte base água ou acrílica, por exemplo. Você pode pintar cada cabo com uma cor diferente, ou, ainda, pintar todas as peças com a mesma cor (no mesmo tom ou em tons diferentes, fazendo uma espécie de degradê). As possibilidades são infinitas, você é que manda!

Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica: Nesse projeto os pés do cabideiro foram pintados com tinta spray dourada, uma cor cada vez mais usada na decoração. 

3. Depois que todos os cabos estiverem com a pintura seca, junte-os e os amarre com a corda de sisal a cerca de 30 cm da ponta que ficará pra cima.

4. Segure os cabos amarrados na posição vertical, apoiando-os no piso. Separe a pontas superiores, colocando uma para cada lado, até que fiquem uniformemente espaçadas.

Seu cabideiro de madeira está pronto! Agora você já pode começar a pendurar o que quiser: bolsas, guarda-chuvas, cangas e até seus chapéus de praia.

O melhor dessa peça é que, como é leve e fácil de carregar, pode ser mudada de cômodo quando você quiser. Outro detalhe é que, quando não estiver em uso, pode ter as pontas recolhidas para ser guardada em qualquer cantinho.

E aí, gostou de aprender como fazer cabideiro de chão em madeira? Deixe um comentário e conte pra gente qual cômodo da sua casa precisa urgente de uma peça dessas.

Imagens: Emily Henderson

Veja também:

Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

Como Fazer Móveis com Blocos de Concreto

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

19 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Madeira Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email