Caixa em MDF revestida com tecido passo a passo

Caixa em MDF revestida com tecido passo a passo

Quem gosta de artesanato sabe que MDF é um material que nunca sai de moda e que conquista muita gente. Um dos projetos que mais cativam o público são as caixas feitas deste material, que podem ser feitas com várias combinações e inspirações.

MDF é uma sigla em inglês (Medium-Density Fiberboard), que na tradução literal significa Placa de fibras de madeira de média densidade. Ele é um material muito utilizado para a confecção de móveis, que não exigem muita rigidez, e também para artesanatos, como caixas, entre outros.

Confira abaixo um passo a passo super simples para quem ainda não tem muita habilidade com caixas ou para quem quer aprender novas ideias. E caso você queira aprender novas técnicas em cais MDF, confira nosso Clube das Caixas Decoradas.

Materiais Necessários

Caixa tecido - materiais

  • Tecido 100% algodão (proporcional ao tamanho da caixa)
  • Caixa de MDF
  • Cola branca extra
  • Pincel
  • Grampeador (para tecidos mais grossos)

Como fazer a caixa de MDF revestida com tecido

1) Corte um pedaço de tecido suficiente para cobrir a caixa e envolver os quatro lados na parte de dentro.

2) Com o grampeador, prenda o tecido em uma das laterais internas da caixa.

Caixa tecido

3) Passe cola branca no lado externo da caixa e vá colando o tecido, esticando-o bem.

Dica – passe uma espátula sobre o tecido para deixá-lo mais esticado.

Caixa tecido

4) Prenda o tecido na outra lateral interna com o grampeador. Nos lados que ainda não foram presos, corte um pedaço de tecido para que você possa terminar de envolvê-lo na caixa. Adicione uma camada adicional de cola nestas laterais.

Caixa tecido

5) Dobre o tecido cortado para cima e para dentro da caixa e fixe-o com o grampeador.

6) Repita o mesmo procedimento com a tampa da caixa. Se você quiser, faça o mesmo na parte de dentro, para um melhor acabamento.

Viu como é fácil criar belas caixas de maneira simples? Então, se você quer conhecer outras técnicas, confira o Clube das Caixas Decoradas.

Crédito das fotos: http://www.centsationalgirl.com/2013/05/diy-fabric-covered-boxes/

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

66 Comentários
  • Olá, estou com problema quando pinto o fundo das caixaa, depois que secam eles estão ficando eessecados, gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Obrigada, beijos.

  • esta mto melhor…o que era bom , ta otimo…PARABENSSSSS !!!!!!

  • Gircelia Soares

    Boa tarde

    meu marido tem uma marcenaria, e nela sobra retalhos em MDF 6mm ,gostaria de saber se você tem curso de como fazer caixa, peças, gabarito, colagem das peças, para eu fazer

  • Maria de Fátima Gomes
    em resposta à Gircelia Soares

    Cara amiga, geralmente o tamanho da peças variam, então entre num site de mdf cru e coloque o nome das peças que vc quer, com certeza vc encontrará os tamanhos adequados.
    Boa sorte!