Como Começar com o Patchwork – Tudo Que Você Precisa Saber

Como Começar com o Patchwork – Tudo Que Você Precisa Saber

Nós amamos trabalhos em patchwork, e tenho certeza que você também! Hoje vamos dar dicas detalhadas dos principais materiais e ferramentas para começar a trabalhar com este maravilhoso artesanato. Você também terá acesso a passo a passos sensacionais e várias inspirações de peças produzidas com esta técnica que faz o maior sucesso! Ficou curioso? Então vem com gente!

Saiba Mais Sobre o Patchwork

Patchwork é uma técnica na qual é feita a junção de recortes de tecido formando figuras geométricas. Os recortes podem ser simétricos ou assimétricos, como é o caso do patchwork desestruturado, já ensinado aqui na Revista Artesanato.

A técnica convencional é feita com o auxílio da máquina de costura. Mas esse trabalho também pode ser ser feito com cola, quando a intenção é aplicar recortes de tecido em superfícies como paredes, e caixas de MDF. Ou seja, também tem se difundido como técnica decorativa.

grupo artesanato gratis no whatsapp

Patchwork pode envolver a sobreposição de três camadas:

  1. o tampo – que são os retalhos costurados uns aos outros;
  2. o enchimento – que é o material usado para dar volume ao trabalho;
  3. o forro – tecido usado para dar um melhor acabamento.

Essas três camadas sobrepostas são unidas por pespontos, chamados de quilt, que são desenhos contínuos feitos à máquina. O quilt pode ser em formato de arabescos, corações, e muitos outros. Essa técnica deixa o trabalho ainda mais bonito e valorizado.

Depois da peça pronta, além do quilt também podemos identificar:

quilting-patchwork-aplique

http://bordadosdecoracao.com/quilting-patchwork-e-aplique/

Bloco do Patchwork – É a junção dos recortes de tecidos em novos padrões. Os blocos podem ser identificados mesmo em uma peça pronta, basta um pouco de olhar apurado e treino.

Apliques – São tecidos aplicados sobre o tecido base. O aplique pode ser de desenhos variados, como de bonequinha, flores, borboletas etc.

Materiais e Ferramentas

Listamos as principais ferramentas e materiais utilizados na confecção de trabalhos em patchwork, tanto para quem já costura quanto para quem vai começar do zero. Confira essas incríveis dicas…

Kit básico

kit básico para patchwork

artesdasilvana.blogspot.com

Se você já é costureira, provavelmente só vai precisar do kit básico, composto por:

  • base de corte
  • régua para patchwork
  • cortador circular para tecido

Veja abaixo a lista de materiais completa com algumas orientações de compra de material.

Outros Utensílios e Ferramentas de Trabalho

Primeiramente vamos falar dos principais utensílios e ferramentas utilizados em trabalhos de patchwork. Mesmo a lista sendo grande, não quer dizer que você precisa adquirir tudo de uma só vez, você pode ir montando seu ateliê aos poucos, comprando as ferramentas e materiais de acordo com a necessidade. Mas, em contrapartida, há aqueles utensílios que não podem faltar de jeito nenhum, como a máquina de costura, alfinetes, tesoura e o kit básico para patch.

Aprenda uma Técnica de Patchwork Artístico, Clique Aqui Para Mais Informações.

1) Base de corte – A base de corte é utilizada para apoiar e cortar o tecido. Ela vem com marcações em centímetros e polegadas, na vertical e na horizontal. A base para corte protege seus móveis e garante vida longa às lâminas do cortador. Você pode comprar uma base de corte de corte de boa qualidade, e que seja média ou grande. A de 45 cm x 60 cm é uma boa opção.

2) Cortador circular ou rotary cutter – Serve para cortar simultaneamente várias camadas de tecidos, de forma rápida e precisa. Dê preferência a um cortador com lâmina de 45 mm, que é a mais indicada para o corte de tecidos sobrepostos. Deve-se tomar muito cuidado ao manusear essa ferramenta, já que lâmina é bastante afiada.

3) Refil para cortador circular – Quando a lâmina estiver desgastada, compre um refil e faça a substituição. Assim você não precisa comprar outro cortador.

refil-para-cortador-circular

produto.mercadolivre.com.br

4) Régua de medida ou rotary ruler – Essas réguas possuem marcações de medidas e ângulos (30º,  45º e 60º), e são utilizadas junto com o cortador circular. Dessa forma, podemos dizer que esse é um item indispensável. No mercado há uma grande variedade de réguas, todas visam facilitar a confecção de blocos de patchwork. Para você que ainda não tem uma régua retangular, a de 30 cm x 15 cm é excelente para vários tipos de artesanato.

5) Alfinetes – Costureira que se preze não vive sem eles! Alfinetes curtos, da ponta colorida, são ideais para as costuras à máquina, em acabamentos e colocação de zíper. Para os outros trabalhos em patchwork, você pode usar alfinetes longos, extra longos e de segurança, pois são mais eficientes para prender várias camadas de manta.

Aqueles que têm uma bolinha ou florzinha colorida na ponta proporcionam uma melhor visualização no momento da confecção da peça. Vai uma dica: escolha alfinetes de boa qualidade, pois esses não enferrujam e não mancham as peças; e por terem a ponta mais afiada, não repuxam os fios do tecido.

6) Alfineteiro – O alfineteiro é um acessório que serve para guardar e organizar os alfinetes. Ele pode ser de vários jeitos, mas os mais utilizados são os imantados e aqueles em tecido ou feltro, ambos preenchidos com enchimento.

alfineteiro81

ro-aguiar.blogspot.com

7) Lápis 6B ou giz de alfaiate – O lápis ou o giz são muito utilizados para realizar marcações que orientam o corte.

8) Tesoura – A tesoura de costura será utilizada para cortar linhas e moldes. É interessante que você tenha ainda uma tesourinha de precisão, indicada para fazer acabamentos decorativos.

9) Ferro de passar – Pode ser algum que já tenha em casa. Se for comprar, pode ser um simples.

Aprenda uma Técnica de Patchwork Artístico, Clique Aqui Para Mais Informações.

10) Máquina de costura – Ter uma máquina de costura é indispensável a quem deseja trabalhar com o patch. Mas logo vem a dúvida: “qual máquina eu devo comprar”? Mas a resposta é que só você saberá qual a melhor opção para você. Para escolher a sua máquina de costura, vale pesquisar preços e funcionalidades. Ou seja, leve em consideração o que você precisa em uma máquina e o também o que é dispensável. Ou seja, a pessoa deve se identificar com a máquina. Caso a intenção seja trabalhar com quilts, procure uma máquina específica para isso.

Quer saber mais dicas de como escolher a sua máquina de costura? Então baixe agora mesmo o Guia Gratuito com 42 Dicas, Técnicas e Segredos de Costura Para Iniciantes ou Experientes.

maquina de costura

https://br.pinterest.com/pin/526006431450590008/

11) Fita métrica – A fita métrica é muito utilizada no patchwork, para medir tecidos e moldes.

12) Abridor de casas ou descoseador (seam ripper) – Esse acessório serve para abrir casas e desmanchar pontos.

Materiais Básicos Para Patchwork

11) Tecidos – Para garantir a qualidade das peças, a sugestão é utilizar tecidos 100% algodão, encontrados nas versões: liso, temático, com estampas pequenas ou grandes. Em relação à largura, os tecidos nacionais têm 1,40 m ou 1,50 m, e os importados, 1,10 m. É indicado que todos os tecidos sejam lavados antes de serem utilizados em seus trabalhos artesanais.

tecidos para patchwork

www.superziper.com

12) Linhas – As linhas podem ser de algodão ou poliéster. Se a intenção é destacar o quilt, utilize uma linha que gere contraste com o tecido.

13) Mantas – As mantas são enchimentos que ficam no meio do quilt e  preenchem o acolchoado. A manta mais utilizada para peças menores é a acrílica, que possui diversas espessuras para a produção dos mais diversos trabalhos, como jogos americanos e caminhos de mesa. Para peças maiores, a manta de algodão é muito utilizada.

Aprendizado é Tudo!

Para começar a trabalhar com patchwork é preciso investir algumas horas para aprender todas as técnicas, desde colocar a agulha na máquina, preparar o tecido, aprender a usar gabaritos, até a fase do corte e montagem das peças. Para isso, vale tudo: assistir vídeos, adquirir cursos on line e pedir dicas a pessoas com mais experiência do que você. Você pode ainda ler sobre o assunto e participar de feiras de artesanato e bazares.

bolsa patchwork

Nós indicamos de olhos fechados o Curso de Paisagens em Patchwork e Quilt, que é uma ótima maneira de aprender. Esse curso é indicado tanto para quem está começando, quanto para quem já domina a produção de peças em patchwork. Com esta técnica você poderá criar bolsas, quadros decorativos, necessaires, e muito mais!

Passo a Passo – Jogo Americano de Abóbora

abobora-patchwork

Já publicamos aqui na nossa página um post sensacional com várias ideias de passo a passos. Nesse post você pode aprender como se faz um jogo americano de abóbora, uma parede decorada com tecido, como renovar uma bolsa com aplicações em patchwork, e uma técnica incrível e diferenciada: o patchwork desestruturado. Saiba mais sobre esses trabalhos, leia o post Patchwork Passo a Passo – 5 Ideias Para Fazer Hoje Mesmo e aprenda técnicas incríveis!

Para aprender a fazer o trabalho mostrado na foto acima, assista o seguinte vídeo:

5 Ideias de Trabalhos em Patchwork Para Você se Inspirar

O patchwork permite a criação de uma enorme variedade de peças, tais como colchas, trilhos de mesa, enxoval para bebês, cama para cães, manta para sofá, capa de almofada, necessaire, jogo americano, bolsas, kit para banheiro, porta recados, saquinho para lembrancinhas e muito mais! Veja 5 ideias para que você possa se inspirar:

1) Sacolinha

sacolinha em patchwork

https://br.pinterest.com/pin/120893571219403338/

As sacolinhas em patch ficam lindas e são ideais para serem oferecidas como lembrancinha em diversas ocasiões. Além disso, elas podem ser usadas para organizar itens como: kit higiene, roupas íntimas e pijamas.

2) Kit berço

enxoval para bebe

https://br.pinterest.com/pin/574912708659091844/

Olha só que coisa mais linda: kit para bebê em tons de rosa e azul. Saiba que o mercado para produtos infantis em patchwork está super em alta, por isso que esses tipos de peças são lucrativas e fáceis de vender.

3) Jogo americano

jogo americano em patchwork

https://br.pinterest.com/pin/55028426670666936/

Para algumas artesãs, os jogos americanos são os carros-chefe. Ou seja, é o item de maior saída. Agora que você já sabe dessa informação, vale apostar na produção e venda desse tipo de peça que faz tanto sucesso!

4) Cesta

cesta de patchwork

https://br.pinterest.com/pin/417568196673651263/

Essa linda cesta tem várias utilidades, e é ideal para a mamãe carregar as coisinhas do bebê. É também uma boa ideia para carregar objetos diversos durante passeios.

5) Porta documentos 

porta documentos

https://br.pinterest.com/pin/263460646924508258/

Fazer porta documentos é uma forma inteligente de reaproveitar sobras de tecidos, já que os recortes necessários para a fabricação desta peça são bem pequenos. Além de linda, essa é uma peça muito útil no dia a dia, que pode ser usada até mesmo para presentear.

Depois dessas dicas, tenho certeza você ficou ainda mais inspirado para começar a trabalhar ou mesmo para aprender mais sobre esta maravilhosa arte em tecido. Então faça assim, se você gostou desse artigo, deixe um recadinho pra gente, vamos ficar muito felizes em saber que tem mais pessoas que, assim como a agente, acredita que o mundo com artesanato pode ser ainda melhor e mais bonito.

Um abraço e até o próximo post!

Veja também:

O que Fazer com Retalhos de Tecidos – 19 Ideias Sensacionais

Porta Fraldas de Tecido Passo Passo

Referências

http://www.ganhemaiscirculo.com.br/principais-materiais-utilizados-no-patchwork/

Mariana Barbosa
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

182 Comentários
  • Eu amei a aula de patchwork, sempre tive vontade de fazer trabalhos assim, mas precisava dessa aula pra entender melhor. Valeu muito. Obrigada. Sugiro que postem mais vídeo- aula assim.

  • Alba Monteiro Silva Oliveira

    Gostei maravilhoso, só gostaria de ter mais aulas de patchwork.

  • ANA MARIA ALCANTARA

    MUITO OBRIGADA POR ESTAS DICAS,REALMENTE LINDO E ME AJUDOU BASTANTE.OBRIGADA POR TUDO O QUE VOCÊ VEM COLOCANDO PARA QUE EU POSSA APRENDER E DE GRAÇA.DEUS OS ABENÇOE MUITO

  • Maria Andreata

    Amei o modelo, já fiz alguma coisa de abóbora, mas esse é novidade e me parece fácil. Beijos e obrigado pelas dicas.

  • Martha Susana

    Adorei, é uma bela maneira de ensinar o passo a passo. Achei super fácil, porque foi mostrado de uma maneira fácil,limpa e direta……Estão de parabéns.Obrigada

  • Cristina Paltiano Mendelski

    Adorei a aula e a técnica da Cristiane. Parabéns! Obrigada!

  • Simples de fazer e muito lindo!!!!!
    Parabéns pela criatividade!!!

  • Maria Goreth Carneiro Santa Rosa

    Cada coisa linda que essa revista mostra.

  • Maria Goreth Carneiro Santa Rosa
    em resposta à Liliane de Paula Martins

    Realmente você tem toda razão,Muito lindo os trabalhos manuais mostrado.

  • RENATA MARTINS

    Oi Cristiane, como vai. Lindo o seu trabalho, de muito bom gosto. Gosto demais dessas misturas de cores. Parabéns, que JESUS te abençoe ricamente.

  • Adorei principalmente os tecidos tingidos e todo resultado final.
    Parabéns

  • Adorei a aula, ficou muito bonito,o jogo americano,parabéns.Obrigada!

  • GEORGIA SIMÕES SAIB ABI HABIB

    Lindo!Útil! Fácil!
    Muito Obrigada

  • Muito bem,patchwork é tudo de bom! gostei, a Cristiane muito segura na apresentação do trabalho. Ficarei aguardando outros videos de patch.

  • Wilma Fagundes

    Amei este trabalho, gosto muito de usar tecidos no artesanato.

  • Eliana Nascimento Vieira

    Olá !! Fiquei encantada com a aula, muito boa
    Dá para entender tudo bem.
    Obrigada.

  • nina eunice lacerda

    muito bonita e fácil de fazer, gostei da sugestão.

  • cidalia silva santos

    Excelente! Tenho muitos retalhos e vou aproveitá-los. Obrigada!

  • Foi otíma a aula com ela posso criar outros,parabéns muito bem explica. Amei

  • Fernanda Silveira Antonelli

    Amei , a única coisa é que não tinha som ,mas pelo vídeo deu pra entender

  • Kesia Gomes Pereira

    Achei a ideia maravilhosa, eu estava procurando exatamente uma abóbora como essa, vou começar o meu jogo em breve.

  • Maria Luisa Neves

    Gostei muito. Sou fã de abóboras e iniciante em patchwork. Bem simples e muito bem explicado. Obrigada.

  • Maria Marques

    Adorei e acho que sou capaz de fazer pois a explicaçao foi otima. Pf onde esta o molde. obrigada
    cidinha

  • Adorei!
    Estou amando receber e-mails da Revista Artesanato.

  • assisti a aula porém a professora estava muda.Só tive a visão.Como ‘eu faço para ter o audio nas explicações do ensino da professora?
    por favo’r me ajude…
    MARILIA ESCOBAR MUITO OBRIDADA

  • Ana Cristina

    Gostei muito ,facil de fazer, muito lindo obrigada.

  • Amei vou fazer pra vender quanto custa cada um quero fazer este e muito mais que vs mandar obrigada boa noite .

  • Umbelina Pinheiro

    Muito lindo, gostaria de receber outras dicas de jogo ameaproveitando retalhos de tecidos. obrigadaricano

  • Umbelina Pinheiro

    Muito lindo, gostaria de receber outras dicas de jogo ameaproveitando retalhos de tecidos. obrigadaricano

  • aidenildes freitas

    amei cada detalhe,tudo bem simples e muito lindo.estou deslumbrada com cada artesanato.é show cada imaginação.obrigaada aidenildes

  • Apaewcida Almeida

    Fico surpresa com tanta coisa linda apresentada para aqueles que gostam como eu, do artesanato.Peço a Deus por todos que compartilham com as outras pessoas suas ideias com total desprendimento. Parabens, que o Senhor ilumine cada dia mais a todos que repassam seus conhecimentos!

  • Muito bonito, bem explicado. Fácil e rápido de fazer. parabéns, adorei!!!

  • Muito bom o passo a passo, mesmo que não tem muita habilidade consegue fazer seguindo as orientações.

  • Amei o vídeo e gostaria de ver outros artesanatos mostrando o passo a passo como foi feito este
    .

  • Muito bom, adorei assim fica muito fácil a realização do trabalho.

  • Jailma da silva

    Amei o artesanato é uma arte…Amei o trabalho de patchwork

  • amei a idéia…vou fazer para a minha mesa!!! obrigada.

  • Aparecida Almeida
    em resposta à maristela

    amo artesanato,adoro patchwork gostaria de fazer
    um curso.se souberem me encaminhe por favor.

    obrigada Aparecida

  • Rosemary Martins

    Amei a explicação e ficou fácil, para uma pessoa que não tem conhecimento como eu, foi muito didático e eu vou fazer… bjos e obrigada

  • Sônia Maria

    Gostei da explicação e queria de saber sobre curso de patchwork para principiantes.

  • Olá gostaria de saber se está técnica é apenas manual ou precisa de uma máquina de costura para trabalhar com patchwork?.Aguardo

  • Amei esse passo a passo, jogo americano abóbora, mas como eu nunca fiz gostaria de saber as medidas que não foram dadas.O molde
    é muito pequeno.
    Att
    Wanda

  • Georgina mria Brandão

    Amei!! Não ainda uma profissional, achei as explicações claríssimas. Obrigada por dividir seu conhecimento. Deus te abençoe!

  • adorei. uma explicação clara bem explicada nos seus detalhes, se tornou fácil. Obrigada.

  • Mônica Mari Ogeda

    Adorei, parabéns! Você é bastante didática e calma para explicar e a peça ficou linda.
    Obrigada.

  • marilda martins de almeida

    eu amei aprender esse jogo americano bem explicadinho abraços

  • MARAVILHOSO!! Parabéns!
    Vou tentar fazer com verde. vermelho e branco para o Natal.
    Obrigada!

  • Rosangela Maria Nozella

    Muito lindo esse trabalho. Também vou tentar fazer p

  • Thelma Jussara

    Já mostrou e achei muito lindo os detalhes que ela apresentou.
    A costura ,o recorte o detalhe de montagem.Realmente bonito ter numa mesa tal decoração!

  • Adorei o passo a passo, ficou lindo o trabalho, parabéns.

  • Estou encantada com os e-mail que recebo, todos os dias. Desejo comprar as revistas com as melhores condições de paga

  • Angela Gonzales

    Adorei a explicação. Muito boa mesmo!! Parabéns.

  • Obrigada pelo carinho dos artesanatos sou apaixonada por artesanatos,beijos.

  • Rosa Diana

    Como é gostoso receber estes emails.
    Muito obrigada.
    Rosa

  • adorei muito bom gosto, espero que a minha abóbora fique linda assim .Parabèns a prôfessora gostei muito obrigado

  • Maria Selma de Souza Maciel

    Muito bom poder ter site que nos ajuda, com
    professores maravilhosos e moldes muitos bons
    e uteis ao nosso dia a dia.
    Muita obrigada.

  • Eliane Romano da Richa

    Adorei!!!! Como sempre você nos encanta com os artesanatos. Se possível gostaria de ver lembrancinhas de Natal. Bjs

  • em resposta à lucimara bortman sampaio

    eu estou adorando essas aulas e tudo de bom amei

  • Hola deseo que me expliques como realizas el paisaje porque es muy dificil con los trozos de telas pequeñas para aplicarlas en una casa o animales,personas,etc.Saludos

  • Aurea Camera

    Adorei imensamente ! Muito criativo e fácil de fazer.

  • Amei, prático e muito bem explicado, em detalhes. Obrigada!

  • em resposta à claudia

    Fernando, achei maravilhosa esta peça! Eu não sabia sequer passar uma costura reta, mas fiquei um pequeno curso para poder aproveitar os cursos que vocês oferecem.

  • Sônia Marrie Maia

    Excelente aula de patchwork , super recomendo !!!

  • Maravilhoso!Amo o trabalho de patchwork.
    criativo demais.Parabéns Fernando!!!

  • Loide Jungers

    Gostei muito de seu trabalho, de sua explicação e de seu capricho, gostaria que postassem mais videos como este, pois estou começando agora e através de videos vemos todos os detalhes.

  • Maria Aparecida de Morais

    Obrigada pelo vídeo do jogo americanos de abóbora. Muito bem explicado e já estou escolhendo os tecidos para fazer.

  • Maria daConceicao Frederico

    Eu amo esses trabalhos fico viajando com meus tecidos. aqui dentro da minha humilde casa alguns ate consigo fazer e vendo

  • Lindo trabalho, parabéns. Vou providenciar os tecidos e fazer. Obrigada.

  • Conceição Moraes

    Boa noite!
    Obrigada por compartilhar seus trabalhos. Muito bem explicado.

  • Neide Maria

    Boa tarde!
    Que lindo amei!!! Vou fazer pois é bem explicado! Agradeço!

  • Ilka Manso Silva

    Amei! Seus trabalhos são práticos, úteis e muito
    lindos!!! Parabéns!
    Vou fazer.
    Obrigada por compartilhar!

  • Amei o vídio muito bem esplicado espero outros obrigado

  • Elda Rosa da Silva

    Suas dicas são sempre preciosas e de fácil execução. Amei! Parabéns e obrigada.

  • Adorei, tive mais idéias pa ra fazer jogos americanos, obrigada

  • MIRIAN MOTA BRAGA

    Olha eu amei esta aula em patchwork,belissimo este jogo americano vou fazer, para presentear uma pessoa muito especial, e logico um pra mim tambem.Este video é exelente ! este pap maravilhoso,com ele com certeza qualquer um vai fazer facil, Obrigada Cristiane e a revista artesanato, Amo os trabalhos de voces.Bjs

  • Parabéns pela aula, é excelente e o jogo americano é muito lindo!

  • Sidnei Rodrigues Bragança Barbosa (G_Sso 2S13 S3)

    Lindo!!!! vou fazer pra minha casa nova.

  • Emilia Ribeiro

    Adorei o passo a passo da abóbora, vou fazer uma. Gostaria de receber e-mails da revista artesanato. Vai me ajudar a desenvolver trabalhos diferenciados. Muito obrigada!!

  • Eliane Bossi

    Muito boa a ideia, fácil entendimento. Muito bonito o seu trabalho.

  • Estou aprendendo muito com as aulas. Tudo muito bem orientado pelos professores. A Revista Artesanato sempre nos oferecendo oportunidades . Parabens e obrigado mais uma vez!

  • Gostei muito. Ficou lindo. Que tamanho aumento o molde?
    Obrigada.

  • Heleni Margarett Lanati

    Adorei, super fácil de fazer!!!! Uma boa opção de presente para o natal!!!. A explicação foi ótima, será uma das minhas opções de presente p esse natal!. Parabéns!!! bjs

  • ADOREI JA FIZ MUITA COISA COM SUAS DICAS. e estou aprendendo muito

  • Elizabeth Rodrigues Guimarães Lopes

    Amei essa peça, assim como amo todos os trabalhos mandado pela Revista Artesanato. Consigo fazer todas as peças, por causa da clareza com que é passada a explicação. Parabéns! Nós somos privilégiadas com esse trabalho precioso. Obrigada!

  • Alexandra Lima

    Adorei é perfeito ! Não vejo a hora de fazer pra mim…

  • Adorei é muito interessante, acho que vou fazer alguns trabalhos só como pra mim mesmo.

  • Janilza de Macedo Rodrigues

    Foi maravilhoso muito satisfatório

  • Parabéns pelo trabalho, eh uma técnica simples e muitooooooo linda estou indo agora parra máquina de costura fazer o meu joguinho americano, bjus.

    Régia

  • ACHO SUPER IMPORTANTES ESTES CURSOS… PROCURO SEMPRE COMPARTILHAR…. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS… SEMPRE INOVANDO
    NESTA AULA… VÍDEO E MOLDE…. PERFEITO
    ÁUDIO E IMAGEM PERFEITOS
    UMA AULA SUPER DIDÁTICA…. PASSO A PASSO COM TODOS OS DETALHES LEMBRADOS
    COM TEMAS ATUAIS… PATCHWORK… …. JOGO AMERICANO…. ABÓBORA…
    CORES SUPER COORDENADAS
    SIMPLESMENTE AMEI..

  • Patricia Ramos

    muito bom o trabalho, realmente a aula nos traz a facilidade de termos uma cozinha bonita e colorida. Obrigada pela dica. Abraços

  • Valéria Soares

    Todas as dicas recebidas são ótimas.
    O tamanho do molde de jogo americano de abóbora nós ampliamos de acordo com nosso gosto?
    ou tem uma porcentagem padrão?

  • Adorei a aula.. sou iniciante e estou aprendendo muito. Gostei da forma de que a professora ensinou.

  • Revista Artesanato
    em resposta à Valéria Soares

    Olá, Valéria. Você pode ampliar o molde em 300% ou na proporção que achar mais adequada.

  • MARIA IRCE GOMES DE SOUSA

    EXCELENTE TRABALHO, OBRIGADA PELAS DISPONIBILIDADES DE IDEIAS. PARABÉNS E SUCESSO PARA A EQUIPE.

  • Helenice Jiran

    mesmo trabalhando com artesanato a mais de 20 anos adorei a aula. Como você é tranquila e explica cuidado e detalhado.senti que você faz e ensina com amor. parabéns um abraço

  • suelly pires

    Gostei muito e quero fazer o modelo da abobora. obrigado por compartilhar conosco. grande beijo…..

  • Maria Angela

    Gostei lindo obrigada vou fazer gostei de tudo linda esta abóbora

  • Maria Rita de Souza

    Adorei a aula. Sempre quis aprender patchwork.. Com o vídeo deu pra entender direitinho. Vou tentar fazer. Obrigada.

  • Renillda Richlin

    Aparentemente parece ser fácil de fazer, mas só na prática que vou fazer. No molde, na minha opinião, deveria vir a metragem básica. Acho que vai dar um pouco de trabalho. Mas vamos ver. Depois que fizer, mando outro comentário. Muito obrigada.

  • edna de fatima dos santos

    Maravilhosooooooooooo………..ADOREIIIIIIIIIII,…………… OBRIGADA

  • Adorei essa aula. Gostaria de aprender mais modelos. Obrigada Revista artesanato.

  • É só um alerta,a cor laranja aumenta a vontade de comer,por isso a maioria dos restaurantes pintam o prédio dessa cor,para quem não quer engordar é péssimo.Obrigada pelo espaço.

  • luciney a barroso vieira

    Muito lindo o trabalho parabens e obrigada pela aula bem detalhada. abç ate mais .

  • Infelizmente só escuto a música,não consigo escultar a moça falar!

  • Denize Barreto

    Parabéns, um trabalho tão simples mas de uma delicadeza singular. Vou tentar fazer para dar para meu grupo. Vendo vc fazendo parece ser tranquilo mas quero ver na prática rsrs

  • Mariana Barbosa
    em resposta à Denize Barreto

    Olá, Denize. Tente fazer sim. Depois conte pra gente o que achou.

  • Me gusta casi todo que ha mandado. Yo coser solamente hago arreglarme algun dobladillo, En el tema de la costura no me quiero meter. Lo que mas he hecho es Patchwork he hehco 5 colchas 4 para niños y una para una cama de 50 cms. toda a mano. Algun cojin. dos bolsos, Fundas para las compresas de mis sobrinas. Ahora que van a nacer 3 sobrinos nietos les estoy haciendo Arrullos, baberos y para las babas.
    Me encantaria hacer una colcha de exagonos pero no encuentro ninguna que me guste, asi que como ves ya he hecho bastantes cosas. He hecho mas pero estas son las de mayor tamaña. el año pasado hice un tapete de Navidad en almazuelas que me quedo una maravilla. Por eso le digo que no me mande nada porque por ahora tengo trabajo para varios meses.

  • Maria Aparecida De Carvalho Duarte

    Adorei as explicações!