Como Fazer Crochê Irlandês + Inspirações Lindas

Como Fazer Crochê Irlandês + Inspirações Lindas

Você já ouviu falar no crochê irlandês? Talvez você não reconheça esse nome, mas, sem dúvidas, já viu peças feitas com essa técnica.

Por isso, vamos contar a história de como ela surgiu na Irlanda, assim como ela se difere do crochê “tradicional”. E claro, não podem faltas algumas fotos para te motivar a experimentar produzir peças suas!

Veja também
Como Fazer Fio de Malha com Camiseta: Passo a Passo e Formas de Usar

Barrado de Crochê para Pano de Prato: Passo a Passo e Gráficos + 30 Fotos

A Importância do Crochê na Irlanda

Entre os anos de 1845 e 1849, a Irlanda estava passando por uma crise de fome. Uma das soluções pensada pelo governo irlandês na época, foi ensinar a população o crochê irlandês.

Desse modo, as casas se uniam para vender as peças em grandes quantidades para um corretor que as unia em malhas e redes de crochê. Sendo usadas também em golas, punhos, toalhas de mesa e vestidos de noiva.

Assim, a indústria têxtil começou a ser impulsionada, melhorando a situação econômica da Irlanda e, consequentemente a crise da fome. Mas como ela se difere do crochê que conhecemos?

Diferenças do Crochê Tradicional

A princípio o crochê irlandês era feito com linha de linho. Hoje em dia usa-se a linha de algodão, com preferência para as mais finas para peças mais delicadas. Não tem tanta diferença em relação aos pontos, costumam ser os mesmos também.

Desse modo, a diferença principal está em como a peça irlandesa começa com os motivos separados. Assim, você os junta para criar a renda. No fim das contas, você fará pequenas flores e formas que se conectam numa peça final.

Modelos e Inspirações de Crochê Irlandês

Desde já saiba que o limite é a sua imaginação. Afinal é possível criar inúmeras peças, como toalhas de mesa, forros de travesseiro, detalhes em roupas ou até mesmo peças inteiras usando apenas essa técnica. Ou seja, tem a mesma versatilidade que já conhecemos do crochê, mas com resultados completamente diferentes!

Em primeiro lugar, vamos mostrar modelos de roupas feitas com a técnica do crochê irlandês. Afinal, essa técnica é ótima para compor detalhes bonitos e marcantes, desde casacos até vestidos de noiva.

Crochê irlandês é muito sobre a riqueza nos detalhes e formas.

Ou você pode fazer motivos maiores.

Como você vai unir as formas é por sua conta!

E quem disse que todas as peças precisam ser brancas?

Sem dúvidas você pode colocar detalhes que vão além da costura também.

Além de ficar ótimo nas costas.

É possível fazer casacos lindos com crochê irlandês!

Bem como roupas, o crochê irlandês é ótimo para fazer bolsas com detalhes marcantes. Além disso, as decorações não ficam de fora, já que por si só essa técnica tem como resultado formas muito belas.

É possível fazer modelos de bolsas formais.

Assim como modelos mais rústicos.

As rosas dão um ótimo complemento para esta bolsa, né?

E essa mistura de painel com cortina de mosaicos?

Você pode usar o crochê irlandês até pra dar um charme a mais pra sua janela!

Os caminhos de mesa não poderiam ficar de fora!

Unindo vários motivos iguais dá pra fazer caminhos de mesa incríveis.

Ou quem sabe um modelo diferente, mais florido?

Até mesmo um forro de mesa fazendo um quadrado de cada vez é uma opção!

O que achou de saber um pouco mais sobre crochê irlandês? É uma técnica muito legal pra quem gosta de trabalhar nos detalhes. Qual ideia você gostou mais? Conta pra gente nos comentários!

Veja também
Sousplat Natalino em Crochê: Passo a Passo Fácil para Decorar a Mesa de Natal
32 Modelos de Caminho de Mesa de Barbante + Passo a Passo Fácil

Revista Artesanato
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

[Grátis]
[Grátis]