Pacote de Moldes

Como Fazer Crochê: Porta Sabonete Fácil para Decorar seu Banheiro

Quem não quer aprender como fazer crochê? Difícil encontrar uma pessoa que goste de artesanato e não queira, afinal, essa é uma técnica que nunca sai de moda!

Os artigos feitos em crochê são inúmeros e podem ser utilizados para diversas finalidades, como para se vestir, decorar a casa, presentear alguém, e muito mais! É por isso que ele é tão procurado!

E se você é uma dessas pessoas que adora o crochê, então vai se encantar com este conteúdo. Isso porque separamos um passo a passo completo para fazer uma linda saboneteira de crochê. 

Passo a passo: porta sabonete em crochê

Além de enfeitar o seu banheiro e deixá-lo muito mais delicado, esse porta-sabonete trará praticidade para todos os moradores da sua casa. 

Moldes de Feltro

E não se preocupe se você não tem muito domínio do crochê! Pois o tutorial que separamos pode ser feito, inclusive, por iniciantes, já que é bem fácil. Por isso, separe linhas e agulha e siga o passo a passo agora mesmo!

Veja também
Bandô de Crochê: Passo a Passo, Dicas e Inspirações
Puxa Saco de Crochê: 72 Modelos Lindos para Decorar sua Casa

Como fazer crochê: passo a passo para fazer uma saboneteira

Para acompanhar esse passo a passo, retirado do site Crochê.com.br , você vai precisar de:

  • Fio Anne nas cores: 7625, 3526, 9392 e 8001
  • Agulha para crochê 1.75mm
  • Pérola para acabamento 
  • Tesoura 
  • Agulha para acabamento
  • Flor cravo

Então vamos ao passo a passo!

1. Produza a flor cravo conforme o tutorial do vídeo. No entanto, ao invés de utilizar o fio barroco, use o Anne. 

2. Agora pegue o fio Anne 8001. Na parte de trás da flor e logo embaixo das folhas do canto existe uma alça formada por 4 correntes. Amarre o fio em uma dessas alças.

3. Prenda com ponto baixo. Faça 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. 

4. Faça 2 correntes de espaço. Na sequência, faça 3 pontos altos no mesmo lugar para formar um cantinho. 

5. Faça 2 correntes. Observe que o último ponto de base que forma o cantinho está apontado pela agulha na imagem abaixo. 

6. Após as duas correntes, faça ponto alto em cima desse ponto. Em seguida, faça 2 correntes novamente e faça ponto alto em cima do ponto alto do meio no bloquinho que já existe na base. 

Esse ponto é o mesmo que foi utilizado para prender todos os pontos da folha. Para que ele fique na parte de cima, é preciso pregá-lo por dentro da folhinha, como mostram as imagens abaixo.

7. Faça 2 correntes. Veja que agora temos outro cantinho logo na frente. Agora faça: ponto alto em cima do primeiro ponto alto, 2 correntes e o leque dentro da alça que tem debaixo da folha. 

8. Após o leque, basta continuar contornando a flor. Assim que terminar o contorno, finalize com o ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que foram feitas para formar o primeiro ponto alto. 

9. Continue fazendo o ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes. 

10. Faça 2 correntes para dar altura do primeiro e complete o leque fazendo mais 2 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos.

11. Faça 2 correntes e ponto alto em cima do último ponto alto do leque que está na volta anterior.

12. Siga o processo: 2 correntes de espaço e ponto alto em cima do ponto alto. Faremos ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque seguinte. 

13. Faça 2 correntes e, então, faça leque dentro de leque.

14. Continue repetindo o passo a passo por toda a volta. Finalize com o ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto dessa volta. 

15. Vamos para a 3ª volta? 

Para isso, continue com o ponto baixíssimo em cima dos pontos altos. E faça: ponto baixo no espaço de duas correntes, 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque. 

16. Siga com mais uma volta, exatamente como a anterior. Assim, não se esqueça de fazer o primeiro ponto alto em cima do último ponto alto do leque da volta anterior e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que foram feitas para formar o primeiro ponto alto. 

Na sequência, corte a linha e arremate na parte de trás da peça.

Agora é a vez de fazer a parte de trás do porta-sabonete!

17. Faça um anel mágico. Prenda com o ponto baixo e faça 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

18. Faça mais 2 pontos altos, 2 correntes de espaço e 3 pontos altos.

29. Agora faça 2 correntes de espaço e 3 pontos altos. Na sequência, faça: 2 correntes, 3 pontos altos e 2 correntes de espaço. Assim, teremos 4 grupinhos com 3 pontos altos cada.

20. Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico. Finaliza a volta com o ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. 

21. Continue com o ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça o ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.

22. Faça 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Em seguida, faça mais 2 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço formando um leque.

23. Faça 1 corrente de espaço e faça o leque dentro do espaço seguinte.

24. Agora faça: 1 corrente para separar e o leque para no terceiro espaço… 1 corrente e o leque no último espaço e 1 corrente de espaço. Finalize com o ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que foram feitas para iniciar a volta.

25. Continue fazendo o ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça o ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Agora, faça 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

26. Faça 2 correntes de espaço e o ponto alto no espaço de uma corrente que tem entre um leque e outro na volta anterior.

27. Faça 2 correntes e o leque dentro do leque seguinte. Agora basta fazer por toda a volta e finalizar com o ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que foram feitas para iniciar a volta.

28. Continue fazendo o ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça o ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

29. Faça 2 correntes e o ponto alto em cima do último ponto alto do leque que foi feito na volta anterior. E faça: 2 correntes de espaço, o ponto alto em cima do ponto alto, 2 correntes, o ponto alto em cima do primeiro ponto do leque, 2 correntes e o leque dentro do leque. 

30. Continue por toda a volta e finalize com o ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que foram feitas para iniciar a volta. 

31. Continue com o ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça o ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque. 

32. Assim que completar o leque, faça 2 correntes e o ponto alto em cima do último ponto do leque anterior… 2 correntes e o ponto alto em cima do ponto alto. Siga com: 2 correntes e o ponto alto em cima do ponto alto. Não se esqueça de fazer o ponto alto em cima do primeiro ponto do leque seguinte, 2 correntes e só então fazer o leque. Continue por toda a volta e finalize com o ponto baixíssimo na segunda corrente.

33. Continue fazendo o ponto baixísimo em cima dos pontos altos e faça o ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça 2 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

34. Faça toda a volta com 2 correntes de espaço e o ponto alto em cima de ponto alto. Teremos um total de 7 pontos altos entre um leque e outro, exatamente como na flor.

35. Finalize a volta com o ponto baixíssimo. Siga com o ponto baixíssimo em cima dos pontos altos. 

36. Quando fizer o último ponto baixíssimo, estique bem o fio, passe o novelo por dentro da laçada e puxe para prender. Essa é uma forma de evitar que os pontos se desmachem e também de não precisar cortar o fio, o que facilitará a continuidade do trabalho.

37. Posicione as duas peças, avesso com avesso, para trabalharmos o acabamento e prendermos uma na outra. Na sequência, amarre o fio 3526 no cantinho, pegando as duas peças ao mesmo tempo. Amarre de forma que a parte da flor fique para cima.

38. Prenda com o ponto baixo, faça 3 correntes e prenda com o ponto baixo na primeira corrente. Isso dará origem ao ponto picô.

39. Pule 1 ponto alto e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio – dos três que formam o leque. Não se esqueça de pegar o ponto das duas peças!

Como Fazer Crochê

40. Faça 3 correntes e prenda com o ponto baixo no ponto baixo de base para formar o ponto picô.

41. Pule o ponto alto, siga para o espaço de duas correntes e faça 2 pontos baixos. Não se esqueça de pegar as correntes das duas peças, já que o objetivo é prender as duas.

Como Fazer Crochê

42. Faça o ponto picô, pule o ponto alto, siga para o espaço de duas correntes e faça 2 pontos baixos… Continue repetindo esse processo até chegar no canto novamente. 

43. Após os 2 pontos baixos no último espaço de duas correntes, faça o ponto picô. Em seguida, pule o primeiro ponto alto e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio.

44. Faça o ponto picô novamente e prenda com ponto baixo no cantinho dentro do leque. Faça ponto picô e novamente ponto baixo no mesmo espaço dentro do leque.

45. Faça ponto picô, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio. Na sequência, faça o ponto picô, pule o ponto alto e siga para o espaço de duas correntes onde faremos 2 pontos altos.

46. Agora basta continuar repetindo o processo até formar um “U” com o acabamento, como mostra a imagem abaixo.

47. Quando chegar no cantinho, estique o fio para cortar e amarrar bem. Perceba que uma lateral estará sem acabamento.

48. Corte o fio e esconda a ponta dele com a ajuda de uma agulha.

49. Você se lembra do fio branco que não cortamos? Pois então. Prenda ele com o ponto baixo no ponto picô. 

50. Faça 5 correntes e, em seguida, faça o ponto alto no cantinho do leque. É no mesmo canto em que foi amarrado a linha rosa. Mas pegue apenas uma das peças, pois dessa vez não queremos emendar uma na outra.

51. Faça 2 correntes e, em seguida, faça o ponto alto no último ponto alto do leque.

52. Faça 2 correntes e o ponto alto em cima de ponto alto… Essa etapa é exatamente igual a que fizemos para contornar a flor. Faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque seguinte e teremos, logo à frente, o cantinho da peça novamente. Dessa vez não faremos o leque.

53. Faça 2 correntes e o ponto alto no espaço do cantinho do leque, como mostram as imagens abaixo.

54. Faça 2 correntes e o ponto alto no ponto picô. Lembre-se que estamos fazendo uma sacola e, portanto, não precisa estranhar quando ver esse cantinho dobrado.

55. Faça 2 correntes. Agora, vamos para o outro lado da peça: faça ponto alto no cantinho do leque, já do outro lado. 

56. Agora basta seguir fazendo 2 correntes e ponto alto em cima do último ponto do leque… 2 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… Siga assim até chegar no próximo cantinho, onde você fará o ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque.

57. Faça 2 correntes e finalize com o ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que foram feitas para iniciar a volta.

Veja que já fizemos uma volta completa e o trabalho se mantém aberto:

58. Faça 5 correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte… Agora não tem mais erro: são sempre 2 correntes de espaço e o ponto alto em cima de ponto alto.

59. Sempre finalize na terceira corrente das 5 que fizer para iniciar a volta.

60. Quando for inciar uma nova volta, são 5 correntes… Repita o processo até completar 6 voltas.

61. Após ter as 6 voltas completas, finalize com ponto baixíssimo e continue com ele por mais alguns pontos de base. Feito isso, estique o fio e corte.

62. Pegue o fio rosa novamente e amarre exatamente onde terminou.

63. No espaço de duas correntes, prenda com ponto baixo e faça mais 1 ponto baixo. Aproveite para ir escondendo a sobra do fio branco. Deixe a ponta do fio rosa para o final.

64. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo de base. Teremos um ponto picô.

65. Pule o ponto alto e faça 2 pontos baixos no espaço de duas correntes. Agora basta seguir como já fizemos no acabamento anterior: são 3 correntes para formar o ponto picô e 2 pontos altos nos espaços de duas correntes… Faça isso por toda a volta até chegar no último espaço de duas correntes e então fazer o último ponto picô. 

66. Estique bem o fio e corte. Agora vamos fazer o acabamento com agulha de costura para ficar bem delicado. 

67. Passe o fio de trás para frente no segundo ponto baixo (o mesmo que você usou para prender o primeiro ponto picô). Em seguida, passe dentro do último ponto picô e passe por dentro do primeiro ponto baixo saindo na parte de dentro da peça. 

68. Como temos a ponta inicial do fio, basta amarrar bem e esconder as pontas do fio antes de cortar. 

69. Com o fio rosa, faça um cordão com 90 correntes. Utilize uma agulha para facilitar a passagem do fio, mas é possível passar só com a mão também.

70. Encontre o meio da peça, na frente e na direção da folha do meio. Basicamente, é a primeira volta das 6 que foram feitas no final para formar a boca da sacolinha.

71. Comece passando o cordão por baixo do ponto seguinte e em cima do outro…

Ao final, sobrará apenas o ponto do meio na direção da folha.

72. Ainda com a ajuda da agulha, coloque uma pérola em cada lado do cordão e, em seguida, faça um nó nas correntes. 

73. Corte a pontinha do fio (sem ser a parte das correntes).

Enfim, seu porta-sabonete está pronto e pode ser utilizado!

E então, você gostou desse incrível passo a passo de como fazer crochê? Se ficou alguma dúvida, deixe registrado nos comentários logo abaixo.

Veja também
Costura à Mão: Toalha de Cozinha de Crochê Texturizada
Tapete Simples de Crochê: Passo a Passos, Dicas e Gráficos

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

One Comment

  • Rose diz:

    Simples, fácil de fazer e muito lindo, cada dia mais apaixonada por esta arte, e hoje vejo a diversidade de produtos sendo construído, quando comecei a fazer crochê a muitos anos atrás só se fazia toalhas e colchas kkkk

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Crochê Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]