Como Fazer Manta para Sofá

manta para sofá

Usar uma manta para sofá é uma forma rápida de dar um toque diferente à decoração. Esse acessório, que pode ser feito com diferentes tipos de tecido, deixa os ambientes mais elegantes e aconchegantes – principalmente se for utilizado junto com almofadas.

E o melhor de tudo é que você não precisa ficar preso a uma única opção. Você pode variar as mantas sempre que quiser. Assim, além de renovar o visual do seu espaço de tempos em tempos, você ainda fará o seu sofá ou poltrona parecerem mais novos com essa simples mudança.

Veja também:

Moldes de Feltro

8 Dicas de Decoração com Artesanato Para Deixar sua Sala Charmosa

Como Fazer um Sofá de Pallet para Arrasar na Decoração da Sua Casa

Como Usar as Mantas Para Sofá

Cores em harmonia

Ao combinar as cores das mantas com outras peças decorativas, como almofadas, tapetes , vasos e outros acessórios, é possível renovar uma sala de estar rapidamente (e sem grandes gastos).

Visual rústico com toques étnicos

A manta de crochê, utilizada no assento do sofá, contrasta com a manta de pelos, dá uma quebrada na rusticidade dos outros materiais e deixa o ambiente mais convidativo.

Fonte: Casacor SP

Simetria na composição

Já nesta proposta, a manta é usada de uma forma bem “certinha”, alinhada com as almofadas.

Agora que você já sabe algumas formas de usar as mantas para sofá na decoração, continue com a gente e aprenda a personalizar uma manta simples aplicando detalhes em lã.

Manta Para Sofá com Tassel de Lã – Passo a Passo

Materiais Necessários

A primeira coisa a fazer é escolher um cobertor ou manta que combine com sua decoração. Uma manta de piquet pode ser uma boa escolha. Caso você tenha prática com costura, vale a pena comprar um tecido pesado e fazer a bainha.

Em seguida, adquira novelos de lã de fios grossos e volumosos, como este abaixo. Separe também uma tesoura, um pedaço de papelão (para enrolar a lã) e uma régua (para medir o comprimento dos fios).

Agora, siga o passo a passo abaixo para fazer os pingentes que vão enfeitar sua manta.

Passo a Passo

1. Enrole os fios de lã em volta de um quadrado de papelão rígido. Quanto maior o papelão, maior será seu pingente (15 – 20 cm é um bom tamanho). O ideal é dar umas 40 voltas com o fio de lã no papelão para ter certeza de que os pingentes fiquem bem cheios e bonitos.

2. Corte um pequeno pedaço do próprio fio de lã e passe cuidadosamente sob os fios já enrolados no papelão (confira na imagem abaixo). Puxe esse fio de lá até a parte de cima do papelão, ainda por baixo dos outros fios, e amarre com um nó firme.

3. Agora, corte os fios pela parte de baixo, soltando-os do papelão. Veja que seu pingente já começa a tomar forma.

4. Dê mais um ou dois nós no topo do pingente para se certificar de que está tudo bem preso.

5. Corte dois pedaços do fio de lã, com uns 10 – 15 cm cada um. Amarre o primeiro pedaço a uns 5 cm do topo, e o segundo 5 cm abaixo dele. Dê um nó firme, mas sem “esmagar” seu pingente.

6. Com uma boa tesoura, apare a ponta do pingente para que os fios fiquem com comprimentos semelhantes e com uma aparência uniforme.

7. Repita o processo novamente até que você tenha a quantidade de pingentes suficientes para sua manta de sofá.

8. Agora, com uma fita adesiva colorida (e que seja fácil de tirar depois) marque os locais onde quer e os pingentes sejam posicionados. Em seguida, costure-os com linha e agulha e retire a fita adesiva.

Repare que efeito incrível os pingentes de lã dão à manta para sofá.

manta para sofá finalizada

O quê achou da ideia? Já tem um sofá ou poltrona em casa que esteja esperando por essa manta?

Essas dicas de como criar e usar a manta para sofá foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:

Tapete de Talagarça com Corda de Algodão – Passo a Passo

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

4 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email