Pacote de Moldes

Como Fazer Sabonete Artesanal: Guia Completo para Iniciantes

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

Sabonetes artesanais estão cada vez mais em alta. Afinal, são presentes atraentes e charmosos, além de serem também uma alternativa mais nutritiva de algo tão comum na rotina de cuidados com o corpo.

Por isso, criamos este guia sobre como fazer sabonete, pra que você possa criar os seus em casa, mesmo sem nunca ter trabalhado com esse material.

PUBLICIDADES

A princípio vamos falar um pouco mais sobre os sabonetes artesanais, antes de te contar a melhor maneira de produzi-los. No início, é normal cometer alguns erros, então vamos já te contar os mais comuns para você evitá-los.

Por fim, uma receitinha bem tranquila pra você já experimentar esse artesanato na sua vida e começar a promovê-lo na vida dos outros também! Afinal de contas, este artesanato simples e benéfico para o corpo pode ser muito lucrativo.

Ou seja, vendê-los é ainda mais uma razão para começar.

Veja também:
Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes
Como Fazer Óleo Macerado de Forma Simples

Por que fazer sabonetes artesanais?

Hello Glow

O sabonete comum, esse que encontramos no supermercado, contém produtos químicos que prejudicam a saúde da pele.

Algumas pessoas inclusive tem alergias, ou no mínimo, sentem um ressecamento depois do banho causado por eles.

Mas a glicerina nos sabonetes artesanais hidrata a pele, então depois do banho a última coisa que ela deve estar é ressecada.

Fora esse ingrediente tão básico e determinante para a hidratação, os sabonetes artesanais podem ser adstringentes, antioxidantes e esfoliantes também.

Ou seja, podem ter ações para diferentes tipos de peles e inclusive ser menos agressivos com as mais alérgicas.

Portanto, os sabonetes artesanais apresentam um leque de variações. Com tantas funções diferentes, eles promovem uma transformação no autocuidado.

Não é à toa que dificilmente quem entra em contato com sabonetes artesanais não volta a utilizar os sabonetes comuns.

Como fazer sabonete artesanal?

Modern Soap Making

Você deve estar se perguntando isto e é o que explicaremos agora. O método mais prático é feito à partir da base glicerinada.

O sabão e a glicerina resultam de uma reação química chamada saponificação. A base glicerinada já passou por este processo, então é mais tranquilo lidar com ela do que fazer a saponificação do zero.

Outros ingredientes básicos são:

  • Essência para dar fragrância;
  • Corante para colorir em harmonia com o perfume;
  • Manteiga para uma hidratação mais profunda.
  • Óleo Essencial para adicionar propriedades benéficas.

Sem muito mistério, basta apenas derreter a base glicerinada sem deixar ferver.

Dê preferência ao fogão elétrico e use uma panela esmaltada. Caso você não tenha um, derreta em fogo médio-baixo no fogão convencional e, em todos os casos, não se esqueça de ir mexendo.

Free People

Após esfriar um pouquinho, acrescente os outros ingredientes, misture e enforme. Deixe endurecer por um dia e, resumindo, seu sabonete artesanal está pronto. Daí pra frente é cortar as fatias, se for o caso e embalar.

Erros comuns que você deve evitar

Three Little Goats

Errar durante o aprendizado é normal, com a prática muitas dúvidas são resolvidas. Vamos citar alguns erros comuns para otimizar suas produções ao evitar o que pode causá-los.

1. Derreter a base glicerinada no micro-ondas

Se você derreter a glicerina no micro-ondas, o sabonete provavelmente vai ficar ressecado. Afinal, no aparelho ela não derrete de um jeito uniforme e isso é visível no resultado final.

2. Ou no banho-maria

Banho-maria deixa é arriscado, pois pode fazer com que água caia na mistura. As vezes o excesso de vapor é o suficiente para fazer com que o sabonete transpire.

3. Exagerar nas propriedades

Colocar muitas manteigas e óleos essenciais pode parecer uma ideia ótima para fazer um sabonete poderoso e eficiente. Mas isso pode resultar num sabonete mole e que dá pouco sabão.

In My Soap Pot

A princípio, aposte mais em receitas antes de experimentar criar as suas. Seguindo as medidas você terá uma noção melhor de quais são as ideias para não fazer sabonetes moles. E derretendo no fogão elétrico, poderá controlar melhor o resultado.

Se quiser ver mais detalhes sobre erros comuns e como lidar com eles, confira:

Receita de Sabonete facial de mel e canela

Sem muitos ingredientes complexos, aliás, apenas com três, separamos esta receita ótima para iniciar neste artesanato. O mel é um hidratante natural bem aceito por todas as peles. A canela, por outro lado, combate o envelhecimento.

Ingredientes

  • 3 colheres rasas de canela
  • 4 colheres de mel
  • 1kg de base glicerinada branca

Modo de Preparo

1. Corte a base glicerinada em cubos para facilitar o derretimento no fogão elétrico.

2. Acrescente o mel e misture até que ele dissolva.

3. Despeje o sabonete na forma ou molde.

4. Aguarde endurecer por aproximadamente um dia e desenforme.

E assim seu primeiro sabonete facial de mel e canela está pronto!

The Spruce Crafts

Pense numa embalagem bem bacana e busque conhecer novas receitas. O mundo da saboaria artesanal reserva muito conhecimento e a oportunidade de lucrar com um artesanato que promove o autocuidado.

Viu como fazer sabonete artesanal pode ser simples e amigável com iniciantes? Com os cuidados certos e prática, você estará produzindo sua linha e fazendo parte deste mercado que só cresce.

Se quiser entrar de vez no mundo dos sabonetes artesanais, conheça o curso Saboaria Artesanal Lucrativa.

Você vai aprender a forma correta de fazer sabonetes e outros cosméticos maravilhosos pra montar uma linha que praticamente se vende sozinha.

O curso é ministrado pela Gessica Ariana, especialista em cosmetologia natural, que trabalha com sabonetes há mais de 10 anos.

Gostou da ideia? Clique aqui para ver o curso completo.

Veja também:
Como Fazer Sabonete de Argila Preta para Pele Madura ou Oleosa
9 Melhores Óleos Essenciais para Pele Oleosa

PUBLICIDADES

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Uncategorized Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email