Pacote de Moldes

30 Ideias de Artesanato para Fazer na Quarentena

Bordado de girassol, amigurumi e caneca com biscuit

Estamos passando por um período muito delicado e que requer a colaboração de todos. Não sabemos ao certo quando nossas vidas voltarão ao normal e a fase do isolamento social passará. 

Todos que podem, já estão trabalhando em casa, e isso é necessário para conter a disseminação do Covid-19. Ficar em casa é um ato responsável e de solidariedade.

E já que ficar em casa é a melhor opção, que tal conhecer e aprender técnicas de artesanato? Ver várias ideias de artesanato lindas? Além de ocupar seu tempo, você estará fazendo uma atividade que tem inúmeros benefícios para o corpo e para mente. 

Veja também:
Como Fazer Crochê Tunisiano: Passo a Passo + Inspirações
8 Pontos de Bordado Livre Que Você Precisa Aprender

Moldes de Feltro

7 Técnicas de artesanato para fazer em casa

Crochê

O crochê é uma técnica muito tradicional, e tem grande variedade de pontos. Por esse motivo o crochê pode ser usado para fazer vários artigos. Como bolsas, roupas, tapetes, caminhos de mesa e várias outras coisas. 

Para fazer crochê você vai precisar basicamente de linha, tesoura, agulha de crochê e uma fita métrica. A base dos trabalho de crochê é o ponto correntinha. 

Então veja esse vídeo que ensina como fazer crochê do zero. Aprendendo as técnicas básicas, você vai poder escolher qualquer peça para começar.

Macramê

O macramê é um trabalho com fios e nós. Para fazer essa técnica é necessário algum tipo de linha, que pode ser barbante, fitas, linhas de crochê ou linhas próprias para o macramê. 

Um outro material que será necessário é um objeto de âncora para tecer, que pode ser até uma cavilha de madeira. 

Assim como o crochê, é possível criar vários artigos com macramê, como tapetes, suportes de plantas, porta copos, painéis decorativos e várias outras peças.

Gostou dessa técnica? Então veja esse passo a passo que ensina a fazer uma peça linda e super versátil.

Bordado

Você com certeza já viu alguma toalha ou um pano de prato com bordado. Essa técnica consiste em formar desenhos ou letras com alguns tipos de pontos. Os materiais básicos para bordar são: agulha, linhas, tesoura  e algum tecido.

Dá para bordar bolsas, bastidores, toalhas, panos de pratos e várias outras coisas. Ambas as opções ficam lindas e delicadas. Veja só!

Agora que você já viu algumas inspirações, acho que pode aprender os pontos básicos dessa técnica. E se quiser se aprofundar, temos vários posts sobre bordado aqui no site.

Costura criativa 

Como o próprio nome já diz, a costura criativa tem como principal característica a criatividade. É possível fazer bolsas, necessaire. porta escova de dentes e o que mais vier na cabeça. 

Aprenda fazer uma necessaire oval com este passo a passo.

Biscuit

O biscuit também é uma técnica muito conhecida no mundo do artesanato, e para fazê-lo você pode comprar uma massa pronta, ou fazer uma massa caseira. 

Um dos tipos de artesanato com biscuit muito conhecido, são chaveiros e lembrancinhas. Mas existem outras coisas que podem ser feitas com ele. Como decoração de potes e de canecas.

Assista esse passo a passo para aprender a fazer uma caneca decorada.

Amigurumi

Amigurumi são peças de crochê bastante conhecidas na decoração infantil. Ela pode ser feita tanto por quem já sabe fazer crochê, quanto por quem não tem experiência com as agulhas. Basta praticar bastante!

Separamos algumas peças para você ver o quanto essa técnica é maravilhosa, e pode criar artigos para decorar alguma parte da sua casa.

Aprenda a fazer um coração de amigurumi.

Artesanato com recicláveis

Fazer artesanato com recicláveis é uma opção super sustentável, e o melhor, você pode aproveitar algo que está sobrando na sua casa. 

Dá para fazer vasos de plantas com garrafas pet, guirlandas e flores com caixas de ovos, caixas com jornal e revista e muito mais. Veja algumas ideias de artesanato com recicláveis.

Veja como é fácil fazer um vaso de plantas com garrafa pet.

Coloque em prática algumas dessas ideias de artesanato, e lembre-se de ficar em casa. Você pode aproveitar o tempo em casa para fazer peças para você, para presentear alguém querido, ou até mesmo para vender.

Qual das ideias você mais gostou? Está animada para colocar alguma ideia em prática? Conta para gente por onde pretende começar.

Veja também:
19 Receitas de Amigurumi para Baixar Gratuitamente
Como Fazer Biscuit – Guia Completo Para Iniciantes

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

3 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Uncategorized Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email