Como Fazer Vela – Dicas Indispensáveis para Começar

como fazer vela

As velas são elementos que vão além da decoração, pois elas trazem aconchego. Além disso, basta adicionar uma fragrância na fabricação delas para que elas tenham mais uma função: a de perfumar ambientes. Pensando nas múltiplas utilidades desse produto artesanal, vamos te ensinar como fazer vela decorativa.

O passo a passo que você vai conferir é de uma linda vela floral. Você verá que é muito fácil fazer uma vela decorativa perfumada e ainda aproveitar um pote de vidro que você já tem em casa! Mas antes disso, você vai conferir as principais dicas para se fazer velas artesanais. Isso vai garantir que você não tenha nenhuma dúvida nesse afazer.

Confira!

Veja também:

Decoração com Velas Flutuantes – Dicas e Passo a Passo

Como Fazer uma Luminária de Vela com Vidro de Conserva

Como Fazer Vela – Dicas Indispensáveis

Dica 1: Derreta a parafina em banho maria

O modo correto de se derreter a parafina é em banho maria. Isso porque ela é derivada do petróleo, um material inflamável. Logo, caso seja derretida diretamente no fogo, pode causar um incêndio. Enquanto a parafina derrete, mexa-a com uma colher de pau.

Dica 2: Acompanhe a temperatura da parafina

A temperatura ideal para o derretimento da parafina é entre 60 °C e 80 °C. Nunca ultrapasse essa temperatura, pois a parafina pode perder a qualidade tornando-se quebradiça. Para acompanhar esses graus, invista em um termômetro digital para fabricação de velas.

Dica 3: Adicione a essência na parafina fora do fogo

Para adicionar a essência desejada, desligue o fogo e aguarde a parafina atingir a temperatura de 60 °C. Isso vai garantir que a fragrância não seja alterada por choque térmico e nem evapore com o excesso de calor.

Dica 4: Use corantes à base de óleo

Caso você deseje colorir suas velas, use corante à base óleo, pois esse tipo de corante é o único que se mistura à parafina. A quantidade a ser usada é aproximadamente 100 g de essência oleosa para cada quilo de parafina. Porém, esse medida pode variar, de acordo com o seu gosto.

Dica 5: Unte o molde

Para facilitar a remoção das velas, utilize detergente ou vaselina para untar os moldes.

Dica 6: Escolha o pavio ideal

A dica geral para a escolha do pavio é que, quanto mais grosso ele for, maior será a chama, logo, a vela queimará mais rápido. Quanto aos tipos de pavios, os mais conhecidos são: o pavio de algodão trançado, que é preparado quimicamente e não deixa a parafina escorrer; e o barbante, que ao contrário do pavio quimificado, não absorve bem a parafina.

Dica 7: Embale as velas

Embalar as velas é fundamental, ainda mais se você tiver adicionado fragrância nelas. A embalagem mais usada para esse tipo de artesanato é o papel celofane. Isso porque ele deixa o produto visível, valorizando-o ainda mais.

como fazer vela decorativa

Fonte: Elo7 | Aroma Brasil

Como Fazer Vela Decorativa – Passo a Passo

Materiais necessários

  • Panela
  • Colher de pau ou de silicone
  • Parafina
  • Pote de vidro
  • Fragrância
  • Termômetro para fabricação de vela
  • Palitos de churrasco

Passo a passo

1. Derreta a parafina em banho maria, entre 60 °C e 80 °C. Enquanto a parafina derrete, mexa-a.

2. Desligue o fogo e aguarde a parafina atingir a temperatura de 60 °C para adicionar algumas gotas de fragrância. Mexa bem.

Dica: Se desejar, é nesse momento que você deve adicionar o corante.

3. Mergulhe uma das pontas do pavio na parafina derretida e alinhe-o no fundo do pote. Aguarde alguns minutos para que ele fixe no recipiente.

Dica: Se desejar fazer uma vela floral, antes de colocar o pavio, pregue pétalas artificiais na parte interna do pote. Para isso, pincele parafina nas pétalas. Aguarde alguns minutos para que elas fixem no lugar desejado.

4. Despeje a parafina no pote. Nesse momento, segure o pavio para que ele não fique torto.

como fazer vela decorativa

Fonte: Pro Flowers

5. Agora, use dois palitos de churrasco para manter o pavio no lugar certo. Aguarde a vela secar por 4 horas.

Agora que você já aprendeu como fazer vela decorada e perfumada, já pode fazer uma tão linda quanto esta!

Viu só como fazer vela é bem fácil? Após essas dicas essenciais para a fabricação de velas, será muito mais fácil começar a fazer as suas em casa, não é mesmo? Além do mais, você poderá adaptar o passo a passo apresentado de acordo com o seu gosto, criando versões diferentes para ele. Como você já acompanhou, é possível trocar as pétalas por corante à base de óleo, ou até mesmo deixar a vela branquinha, sem nenhum elemento decorativo.

Se você gostou dessas dicas apresentadas, deixe um recadinho nos comentários!

Veja também:

Vela Decorada com Glitter: Descubra como Fazer!

Pote de Vidro Decorado com Glitter – Descubra como Fazer!

 

Ariana Barbosa
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

7 Comentários
  • Jésia Bomfim Dória

    Amei essa idéia! Vou tentar envelopar minha geladeira.

  • Val Oliveira

    gente essa tecnica da pra envelopar o fogão, ou armários daqueles Itatiaia tbm? se der vou redecorar a cozinha adoreiiiii

  • GERALDINA PINHEIRO

    Adorei!!! Só não entendi muito bem a parte da água com sabão, a cola do adesivo não sai com a água?

  • Mazé Rodrigues

    Fantástico! serve não só pra geladeira, mas pra outros eletrodomésticos, completando a decoração.

  • Sandra Mara codoro Lopes

    Muito lindo ideia super boas para mudar o visual