Pacote de Moldes

Como usar Artesanato Para Decorar uma Linda Mesa Posta

Atualmente, encontramos diversas opções diferentes e maravilhosas de ornamentos à venda nas lojas. Ou seja, pode ser fácil e rápido compor uma linda ambientação para um determinado cômodo da nossa casa. 

Agora, poder completar o mesmo espaço com peças feitas pelas nossas próprias mãos, de modo artesanal, é uma experiência única, bem mais especial. Imagine, por exemplo, usar artesanato em uma mesa de jantar?

O texto a seguir traz um compilado de ideias bem bacanas de decoração que você poderia aplicar ao seu imóvel. 

Elas fazem referência há diferentes possibilidades de utilização de artesanato em mesa posta – que vão desde suporte para pratos a centros de mesa; tais itens podem ser usados em diversas situações de recepção a convidados. Então, não deixe de conferir.

Moldes de Feltro

Veja também:
Sousplat de Crochê: 38 Modelos Lindos + Passo a Passo
47 Ideias de Artesanato Para Fazer com Fio de Malha

#1 Sousplats

Aqui vai a nossa primeira dica de artesanato para mesa de jantar, os sousplats – que são apoios redondos e próprios para pratos de refeições. 

Sua medida padrão costuma ser de 35 cm de diâmetro. E eles podem ser encontrados prontos nas lojas, geralmente vendidos em conjuntos de duas a seis peças – em plástico, por exemplo. Mas o segredo que tentamos desvendar aqui é como fazer sousplats de modo personalizado, com as próprias mãos.

As imagens deste texto dão uma breve ideia quanto às possibilidades. Podemos entender que é possível fazer sousplat de trama de palha. 

Também de crochê – em linhas grossas e finas, gerando efeitos diferentes -, e com placas de madeiras recortadas e personalizadas com tecido colorido – colado sobre a base ou como capinha com elástico. Mas também tem outras formas bem bonitas e criativas de se fazer sousplat.

Ainda seria possível recortar peças em um pedaço de tecido tipo juta, mais resistente e espesso. Ou enrolar uma tira de corda até atingir a medida desejada. 

Também fazer um trabalho com tiras de sacolas amarradas; em papelão – encapado com tecido; em EVA – espuma vinílica; e em todo tipo de material que tenha boa resistência ao calor. Estude todas as opções, pois a sua criatividade e imaginação podem enxergar além.

#2 Toalhas, trilhos e jogo americano

Afirmamos que o sousplat é um modelo de suporte para pratos, mas existem outros. A função destas peças é dar algum tipo de proteção à mesa, impedindo que o seu material de cobertura fique danificado por conta do calor do prato ou movimento de talheres. 

Também de uso individual, as unidades de jogo americano podem ser feitas de modo artesanal, por meio de retalhos de tecidos costurados em formato retangular.

Se a ideia é cobrir toda a área de tampo de mesa – protegendo o móvel inclusive na zona onde são servidos os pratos principais -, uma toalha pode ser a melhor opção. 

Já para depois das refeições, pode-se utilizar uma peça de trilho de mesa no lugar. Ambos os tipos de peças podem ser feitas de tecido – como piquet – estampado ou liso e com bordados em ponto-cruz.

Neste texto ainda vemos um exemplo de imagem que demonstra um trabalho de toalha artesanal de renda de bilro – cruzamento de fios têxteis com pequenas peças de madeira. Também precisamos chamar a sua atenção para os exemplos de guardanapos feitos de tecido e envoltos por peças de tecido e contas formando lindos anéis ornamentais. 

Certamente esses itens fazem a apresentação de qualquer mesa de jantar ser algo muito mais especial.

#3 Centros de mesa

Agora, por último, vamos falar de outro tipo de item que podemos fazer de modo artesanal para tornar a decoração de mesas de jantar ainda mais requintada. 

Estamos falando dos centros de mesas, peças que podem tornar a área de tampo dos móveis não apenas durante as refeições, mas depois também.

A imagem a seguir mostra duas ideias incríveis. A primeira demonstra o uso de tecido para criar flores falsas; e a segunda, de frascos reaproveitados e customizados para dar suporte a pequenos arranjos de buquê. 

Como dissemos antes, com criatividade, pode-se encontrar outras formas de utilizar artesanato em mesa posta. Por ora, reveja as ilustrações deste texto e tire delas mais inspiração.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Porta Copos de Feltro – 2 Passo a Passos + Modelos para Copiar
Como Fazer Sousplat de Papelão: Passo a Passo Completo

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email