Concurso de reciclagem – resultado final

Concurso de reciclagem – resultado final

E finalmente chegou o dia tão esperado, da divulgação das vencedoras do primeiro Concurso de Reciclagem da Revista Artesanato! Ficamos surpresos com o número de interessadas e com a quantidade de trabalhos que recebemos por e-mail. Foram vários tipos de artesanatos, utilizando materiais super variados. É incrível o que a criatividade das pessoas pode fazer e como o artesanato com materiais reciclados é uma fonte de renda e até uma terapia para quem precisa.

Para a escolha das vencedoras avaliamos os seguintes critérios:

  • Beleza dos trabalhos
  • Materiais utilizados
  • História de quem faz
  • Impacto positivo da reciclagem

A escolha foi muito difícil, pois recebemos muitos trabalhos excelentes. No entanto, foi necessário escolher os que se destacaram neste momento. Gostaríamos de agradecer a cada pessoa que enviou seu e-mail, foi muito bom poder ver tanto interesse e entusiamo em cada mensagem. E um detalhe: o regulamento do concurso previa a escolha de uma vencedora para receber o curso de reciclagem. Mas como tivemos dificuldade em eleger um trabalho para receber o curso, resolvemos premiar todos os 5 escolhidos com o curso!

A seguir o nome de cada escolhida, em ordem alfabética. Colocamos também o e-mail que recebemos, com a descrição e história de cada trabalho, além de uma breve justificativa da escolha do trabalho.

Aura Josefa Martinez

” Utilizando sacolas plásticas elaboro: tapetes, carteiras, porta moedas, flores, esponjas de banho, forros de mesa, quadros, etc”.

E-mail: [email protected]

Porque foi escolhido: Os sacos plásticos são um grande problema ambiental. Utilizando esses materiais, a Aura faz um belo trabalho, agradável aos olhos e muito interessante. Ela é da Colômbia e nos apresentou um pouco do que faz.

Artesanato Aura

Isabella Marchetti

“Olá, meu nome é Isabella Marchetti. Eu tenho 12 anos. Desde pequena me preocupo com o meio ambiente, então resolvi reciclar,
fazendo belas carteiras com caixa de leite!!!
Dá bastante trabalho, mas vale a pena.”

E-mail: [email protected]

Porque foi escolhido: A Isabella, com apenas 12 anos, já se preocupa com o meio ambiente. Faz trabalhos lindos utilizando caixas de leite. Esse é um exemplo a ser seguido, dado por uma criança.

Artesanato Isabella

Maria Eneida

“Olá!!
Meu nome é Maria Eneida, sou artesã e meu trabalho está voltado quase que exclusivamente para o artesanato com materiais reciclados. As fotos que estou enviando são de alguns trabalhos feitos com papietagem, papel machê e garrafas pet.  Algumas garrafas  são doadas e outras eu encontro no meio da rua. O papel é normalmente doado por amigos que tem uma consciência ecológica e sabem que em minhas mãos eles não irão para o lixo comum, mas se transformarão em algo útil e que “de quebra” ainda podem  fazer parte da decoração.
O trabalho é totalmente manual e, por uma questão ecológica,  eu dispenso o uso de liquidificador para fazer o papel machê. Por isso
cada peça, no caso dos puffs, leva em média de 15 a 20 dias para ficar pronta.  O puff é durável e aguenta em torno de 100kg.

Bem pessoal, agora vocês já conhecem um pouco do meu trabalho. Quero parabenizá-los pela iniciativa e desejar sorte a todos os participantes.”

E-mail: [email protected]

Porque foi escolhido: O trabalho da Maria é super colorido e de bom gosto. Além disso, usa garrafas PET e papel, materiais muito comuns e com importância para reciclagem.

Artesanato Maria

Tatiane Martins de Souza

“Ola! Meu nome é Tatiane Martins de Souza  moro em Franca – São Paulo.

Trabalho com artesanato fazem 8 anos comecei por uma terapia  porque tive uma doença muito seria e foi indicado pelo médico que precisa ocupar minha cabeça e com isso resolvi fazer artesanato. E a minha mãe começou a me ajudar e começamos a receber pedidos de parentes de amigos quando vimos esta terapia já estava se tornando nosso trabalho e graças a deus hoje estou curada e realmente artesanato pode curar.

E com tudo isso faço várias coisas e tenho este trabalho de reciclagem. São latas de leite ninho, nescau, estas latas maiores são de milho, ervilha, extrato de tomate  que vao tudo para o lixo e se  tornam lindas latas de prendedores de roupas, na época da pascoa se tornam porta ovos de pascoa, no natal porta panetone, e as maiores tem ate tampas de madeira para enfeitar a cozinha.  E também fazemos potes de sorvetes que se tornam maletas multi uso com alça de metal e ficam super charmosa. Espero que goste do meu trabalho é tudo feito com muito amor e carinho.

Desde já agradeço a oportunidade que a revista nos da de podermos participar deste concurso.”

E-mail: [email protected]

Porque foi escolhido: A história da Tatiane é uma demonstração de como o Artesanato pode nos ajudar. Esse é um grande exemplo para todos, de que é possível mudar de vida fazendo arte. E os trabalhos que ela faz dispensam comentários, não é mesmo? Tudo muito lindo! As latas decoradas são fantásticas.

Artesanato Tatiane

Vanessa Albuquerque Viana de Oliveira

A Vanessa é uma artesã de mão cheia, de Belo Horizonte / MG. Os trabalhos dela são super bonitos, com acabamento impecável e criatividade sem limites. Além de produzir artesanato e contribuir para o meio ambiente, o trabalho dela tem grande alcance social, uma vez que ela participa de oficinas para difundir esse trabalho para o público.

E-mail: [email protected]

Porque foi escolhido: Reciclar uma caixa de leite não é fácil. Ela tem várias camadas, de materiais diferentes e se torna um problema ambiental grave. Para contornar os problemas e dar um novo destino para esse material, existe o artesanato com caixas de leite. Esse é um assunto que cada vez mais artesãos conhecem e se surpreendem com o que pode ser feito!

Artesanato Vanessa

E você, o que achou dos trabalhos? Deixe o seu comentário.

Revista Artesanato
7 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

  • A MINHA ÚNICA TRISTEZA EM RELAÇÃO A ESTA REVISTA VIRTUAL, QUE NÃO MAIS A ENCONTRAMOS IMPRESSA, POIS AINDA EXISTEM LUGARES, COMO A CIDADE ONDE FICA MINHA CHÁCARA, QUE NÃO TEM SINAL DE NADA E NÃO POSSO ESTANDO LÁ ACESSAR INTERNET E CURTIR LINDA PUBLICAÇÕES.

  • Eu sou adepta da reciclagem, e procuro ensinar os meus amigos, vizinhos tudo que aprendo.
    Pretendo das aulas sobre o assunto e gostaria de receber instruções que pudessem acrescentar cada vez mais o desejo de despertar nas pessoas a importância de tirar do meio ambiente o que podemos reutilizar ou mesmo gerar uma fonte de renda.

  • Olá como devo fazer para adquirir a revista da casa de garrafas pet,gostaria muito de aprender fase la será que encontrarei a revista que me ensina faser passo a passo.bjus