Cortina de renda e outros artesanatos combinam com a decoração de cozinha?

Cortina de renda e outros artesanatos combinam com a decoração de cozinha?

Para que servem as cortinas? Sim, elas são utilizadas como personalização de ambientes. Contudo, sua função principal é realizar o controle na entrada de luz solar e vento dentro dos ambientes, sendo estrategicamente posicionadas em frente de janelas e portas. 

Cortinas também ajudariam a dividir ambientes, dando privacidade para os moradores. E o que acha da utilização de cortinas de renda em cozinha pequena? Gosta da ideia?

Criações de peças em crochê ou bilro, por exemplo, sempre fizeram parte da nossa cultura. Isso inclui também as cortinas utilizadas nas decorações de muitas casas brasileiras, principalmente de famílias mais simples ou comunidades em zonas rurais. 

Por isso mesmo é que as pessoas criaram a ideia de que itens assim não poderiam fazer parte de decorações mais requintadas de casas localizadas nas grandes cidades.

É claro que este pensamento está totalmente equivocado. Dentro da nossa casa, devemos buscar soluções de decoração que tornem os ambientes mais a nossa cara e garantindo total conforto e harmonia, seja no estilo que for. 

É óbvio que podemos, sim, utilizar artesanato para enriquecer cenários, inclusive mesclando as suas peças com itens de características opostas. Dependendo da situação, esse tipo de contraste é bem-vindo.

Como utilizar artesanato em decoração de cozinha sem exagerar?

Agora vamos falar sobre o que realmente combina de artesanato com decoração de cozinha; e principalmente, o que combina com cozinha pequena. 

Sim, receio que tanto decoradores quanto clientes tenham com a utilização de artesanato é que os ambientes decorados possam ficar parecendo muito bregas ou sobrecarregados. E de fato isso pode acontecer. Mas não por ser itens artesanais. Quando erramos na dose é que é o problema.

Existem algumas razões que realmente devemos considerar na hora de escolher onde, quais e quantos itens artesanais utilizar na cozinha. 

Afinal, esse é o ambiente da casa cujas atividades podem envolver riscos – como incêndios – e que exige uma limpeza mais rigorosa – se tratar de uma área para manipulação de alimentos. E esses artesanatos não podem agravar estas situações negativamente.

Enfim, pode-se utilizar vários tipos de artesanatos em decoração de cozinha. Mas, preferencialmente, escolha poucos itens – e até, de repente, que possam formar um conjunto e não pedem tanto novo visual do cenário. E mantenha essas peças em áreas longe de pias, fogões, fornos e mais coisas do tipo.

São locais interessantes para se ter artesanato na cozinha: sobre mesa de refeições, em paredes e bancadas vazias, e em janelas – é o caso das cortinas, tema deste texto.

Quais são os artesanatos que combinam com a decoração de cozinha?

O certo é nunca generalizar. Porém, por certo, em casas de famílias mais simples e em zonas rurais frequentemente vemos a utilização de artesanatos bem coloridos e cheios de outros detalhes em forma de decoração de interiores. 

Não quer dizer que não podemos ter artesanatos coloridos nas decorações das nossas cozinhas, por exemplo. Nós precisamos tomar cuidado para que coisas assim não pedem demais no olhar.

É que nas cozinhas já existe muita informação visual. No próprio projeto de arquitetura e design será sugerido alternativas para revestimento de piso e paredes. 

E, além disso, serão instalados gabinetes de balcões e armários, bancadas, eletrodomésticos e outros itens no local. E boa parte dessas coisas já terá algum detalhe estético chamativo, como recortes e texturas, sendo difícil estabelecer um foco principal.

Então, imagine que desafio é colocar, frente a tudo isso, utensílios, acessórios e ornamentos sem comprometer harmonia do ambiente. Complicado, não é? Pense nisso quando for a hora de escolher usar artesanato certos para decoração da sua casa. 

Para cozinhas, podemos utilizar artesanatos feitos em crochê, pintura em tecido, bordados, patchwork e mais. Também não podemos nos esquecer dos ímãs de geladeira e dos arranjos para mesas e balcões. 

Mas podemos excluir tudo isso da equação e deixar somente no ambiente a cortina artesanal. Se ela for em cor branca ou em material cru, sem detalhes ou com poucos detalhes coloridos, não deve interferir demais no visual da cozinha.

Sabe por que as pessoas preferem as cortinas provas que encontramos à venda em metro nas lojas para decoração de cozinha? É que essas peças são feitas de materiais que resistem melhor a várias lavagens. 

Isso é muito positivo, já que as mesmas precisarão ser mesmo frequentemente lavadas para a retirada da gordura que fica em função do fogão. E, infelizmente, essa resistência é difícil de ser reproduzida quando feito à mão. Pense nisso.

Será que vale a pena ter cortina de renda artesanal em sua cozinha?

Citamos antes as cortinas fabricadas em série. As peças em renda que  encontramos mais facilmente à venda são vendidas por metro, dispostas em rolos nas lojas. O problema, neste caso, é que o corte feito na hora da compra não oferece um bom acabamento. 

Todavia, em simultâneo, existem outras empresas que vendem kits de cortinas com bandô com costura lateral já pronta – basta conferir as medidas das peças com as da janela da casa.

Esse tem tantas cortinas assim, inclusive com motivos em alusão às atividades desempenhadas por cozinheiros, é porque as pessoas, em geral, apreciam essa ideia. 

Então, não devemos desconsiderá-la. Cortina frente à janela de cozinha pode ajudar a proteger a privacidade dos moradores e a  manter mais frescos os interiores da sua casa, amenizando a entrada de calor no ambiente.

Agora, talvez uma solução melhor de cortina para cozinhas seria, por exemplo, a cortina tipo persiana rolô ou uma cortina deslizante de tecido comum. Então, voltamos à questão do por quê usar cortina de renda e cozinha? 

Se você respondeu ser para “dar um charme a mais a decoração local”, está totalmente correto. Observe os exemplos apresentados nas ilustrações deste texto – altura das cortinas, sua relação com formato das janelas, e mais.

Dica Rápida

Gostou do efeito do artesanato na cozinha? Então, comece agora mesmo a criar suas peças!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Revista Artesanato
1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*