Artesanato com Palha de Milho: Como Fazer uma Boneca Linda para a Decoração

Artesanato com Palha de Milho: Como Fazer uma Boneca Linda para a Decoração

O milho é uma planta popular, nutritiva e fácil de ser cultivada. No Brasil e na América Latina é a base de alimentação de muitos povos e, com isso, surgiram maneiras de aproveitar cada parte da planta, como por exemplo o artesanato com palha de milho.

Esse tipo de artesanato também é bem popular, sendo possível criar várias peças decorativas, como as bonecas. Além de bonitas, essas peças são sustentáveis, duráveis e podem ser tingidas com corantes naturais ou artificiais.

Preparamos um passo a passo para que você aprenda a fazer uma linda boneca, mas antes, veja como esse tipo de artesanato é versátil no vídeo abaixo:

Veja também
Artesanato com Resina: 22 Ideias Maravilhosas
Artesanato em Casa: Aprenda a Fazer um Jardim Flutuante

Passo a passo da boneca de palha de milho

Para fazer o seu artesanato com palha de milho, você precisa, em primeiro lugar, tratar as folhas, para que elas não se quebrem. Por isso, você precisa amaciá-las com água morna. Mergulhe-as por alguns minutos e depois coloque em uma toalha dobrada para que elas sequem. Porém, se a sua folha for fresca, guarde-as entre  caixas.

Para fazer o seu artesanato com palha de milho você vai precisar de:

  • 5 ou mais folhas de milho secas;
  • Cordão de ráfia;
  • Tesoura.
  1. Faça uma camada 4 em cascas de milho (Folhas mais largas funcionam melhor)
  2. Opcional, para adicionar “cabelo”: coloque 20 fios de ráfia entre o meio desta camada com o comprimento extra saindo da extremidade larga das folhas. Tranças podem ser adicionadas no final como outra opção
  3. Amarre na parte de cima com uma corda de ráfia bem amarrada
  4. Pegue 2 folhas de cada lado e puxe para trás de forma que o nó fique para dentro.
  5. Para fazer uma cabeça, amarre um barbante cerca de uma polegada abaixo do topo levantado formado pelo nó escondido embaixo. O laço de ráfia torna-se o pescoço da boneca
  6. Para fazer os braços, dobre uma folha ao meio longitudinalmente e enrole-a, (as cascas de milho mais estreitas funcionam melhor. Amarre cada extremidade com um barbante de ráfia
  7. Coloque os braços entre 2 das cascas de milho dentro do corpo da casca de milho. Deslize os braços o mais alto que puderem na alça do pescoço.
  8. Usando uma corda de ráfia, amarre um cós sob os braços. Prenda-o com força suficiente para manter as armas no lugar com firmeza.
  9. Opcional: Faça uma boneca com trança com 3 fios de ráfia, amarrados em cada ponta. Amarre a trança no pulso no pescoço com a trança enrolada acima da cabeça.
  10. Faça uma boneca de calças em vez de saia cortando a saia no meio e amarrando cada lado com corda de ráfia no tornozelo.

Gostou de conhecer mais sobre artesanato com palha de milho e o passo a passo dessa linda boneca boneca? Conte aqui nos comentários se você já fez esse tipo de artesanato ou se tem mais curiosidade em conhecer mais técnicas tradicionais de artesanatos com materiais naturais.

Veja também
33 Modelos de Artesanato com Tronco de Árvores
110 Modelos de Artesanato Com Bambu Para Decorar sua Casa

Revista Artesanato
2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*