Pacote de Moldes

5 Dicas para Trabalhar com Cosméticos Naturais em Casa

Cada vez mais os cosméticos naturais têm feito parte do dia-a-dia de muita gente e por diversas razões.

Tem quem goste para evitar componentes tóxicos na pele e tem quem goste da sustentabilidade de alguns ingredientes. O importante é ter a segurança de estar cuidando do corpo com produtos confiáveis.

Com materiais super acessíveis e os preparativos certos, logo você estará trabalhando sua linha de cosméticos naturais e atendendo essa demanda que só cresce.

Um artesanato voltado pro carinho do cuidado, tem quem não goste? E ainda por cima uma ótima maneira de complementar a renda.

Pensando nisso, separamos algumas dicas bem legais para você que está curiosa, mas tem dúvidas de como dar o primeiro passo. Vamos te contar o básico que você precisa saber para começar e algumas dicas para te inspirar. Deixamos uma sugestão muito especial no final também.

Veja também:
Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes
Como Fazer Shampoo de Babosa: 3 Receitas Naturais

Materiais básicos

Alguns deles serão sempre utilizados na sua jornada pela cosmetologia natural. Outros saem da cozinha e participam de um jeito surpreendente como frutas, chás, açúcar, café.

Esses são alguns exemplos de coisas do cotidiano que podem entrar nas produções. Mas antes precisamos conversar sobre o que será a base da maioria delas.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais concentram a eficácia e o poder das plantas numa gota. São feitos de diferentes partes das plantas. Flores, folhas, raízes são matérias-primas de óleos essenciais e alcançam possibilidades tão diversas quanto a flora.

E com tanta variedade muitas interações são possíveis, mas nem todas dão certo. Você pode combinar óleos com shampoos para fortalecer os cabelos ou com hidratantes para a pele.

Por serem tão concentrados, poucas gotas bastam nas misturas. Evite o contato direto com a pele, prevenindo reações ou irritações. Na dúvida, é sempre bom dar uma pesquisada nas propriedades do óleo antes de usar.

Argilas

Aliadas há muito tempo da beleza e dos cuidados da pele, as argilas possuem muitos benefícios. Entre eles, a purificação, cicatrização, produção de colágeno, hidratação, restauração. Resumindo, a argila tem praticamente tudo que a pele gosta pra ficar bem.

Tem vários tipos de argila, cada um com uma finalidade específica. É uma opção que por si só já costuma trazer ótimos resultados.

Óleos Vegetais

Diferentes dos óleos essenciais, são extraídos de sementes como girassol e frutos como coco. Costumam ser mais viscosos, gordurosos e menos concentrados. São fontes de vitaminas e sais minerais. Podem diluir óleos essenciais, já que a alta concentração deles pode causar reações.

Porém, nem todos óleos vegetais são adequados na preparação de cosméticos e pertencem só a cozinha mesmo.

Manteiga Vegetal

Com propriedades parecidas com as dos óleos, as manteigas vegetais também são muito usadas na preparação de cosméticos naturais. Aliada dos cabelos e da pele, também reservam efeitos bem bacanas nos cuidados com o corpo. As opções vão muito além da famosa manteiga de cacau.

Preparativos e cuidados

Ter um ambiente adequado para a preparação é uma etapa essencial. É importante que esteja limpo, evitando impurezas nos resultados.

A melhor opção para armazenar são potes de vidro. É bom garantir que estejam limpos também. Esterilize com água quente e seque-os. Finalize com álcool e garanta que estejam secos outra vez.

Depois de prontos e devidamente armazenados, conserve as receitas na geladeira.

Em preparações como sabonetes em que é preciso derreter glicerina, dê preferência ao fogão elétrico. A distribuição da temperatura é melhor do que micro-ondas ou banho-maria. No fogão ela vai derreter por igual, te poupando de partes ressecadas.

Use luvas, óculos, blusas e calças de mangas longas na preparação das receitas. Evite o contato com o sol se os produtos forem fotossensíveis e estiverem na pele.

Ideias de produtos e inspirações

Agora que sabe os preparativos e cuidados, é hora de ter algumas ideias. Você logo estará mais um passo perto de produzir seus cosméticos naturais.

1. Sabonetes

Cheirosos e alguns tão bonitos que dão até dó de usar, os sabonetes agradam de várias formas. Os naturais podem ser combinados para se alcançar os mais diversos resultados. Tanto nos benefícios aos diferentes tipos de pele, quanto nos aromas e formatos.

Fonte: typicallytopical.com

2. Desodorantes

Sem a toxicidade dos sintéticos, os desodorantes naturais são igualmente efetivos e ainda cuidam da pele.

Fonte: thenerdyfarmwife.com

3. Esfoliantes

Com receitas para diferentes tipos de pele, os esfoliantes naturais costumam ser misturas simples de fazer. Com ingredientes da cozinha, já é possível testar algumas combinações.

Fonte: vidasimples.co

4. Shampoos

Um consumo que tem crescido bastante é o dos shampoos naturais. Sem o excesso de produtos químicos, existem receitas muito eficientes para a saúde dos cabelos. Um que hidrata muito e é simples de produzir é o shampoo de babosa. Mas existem receitas para outras necessidades também.

Fonte: bioguia.com

5. Hidratantes

Entre óleos e manteigas os hidratantes são super satisfatórios. Misturando efeitos, mais neutros ou perfumados, rendem bastante e vendem bem.

Fonte: ihr-wellness-magazin.de

Ingredientes fáceis e menos tóxicos. Produtos relaxantes e receitas tranquilas de fazer. Os cosméticos naturais trazem todos esses benefícios, são um trabalho relaxante e lucrativo. Empolgada para botar a mão na massa?

Temos uma sugestão super especial. Quer conhecer receitas confiáveis pra fazer parte desse mercado dos cosméticos que só cresce? Conheça nosso curso Cosméticos Naturais Lucrativos. Tire seu certificado e conquiste mais ainda a confiança dos seus clientes.

Veja também:
Como Fazer Desodorante Vegano: 5 Receitas Naturais e Eficientes
6 Receitas Rápidas de Hidratante Caseiro para o Rosto

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Uncategorized Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email