Quantas vezes você já não ficou louca(o) com os sapatos espalhados pela casa? E parou para pensar em como faz falta um cantinho para guardá-los, já que, muitas vezes, no guarda-roupa não cabe? M
Sempre quando datas comemorativas estão se aproximando, pensamos nos presentes que queremos dar aos nossos amigos e familiares, não é mesmo? Para quem gosta de investir em presentes criativos ou ma
Como Fazer Craquelê com Cola – Passo a Passo
A técnica de craquelê tem origem francesa e é a responsável por aquele efeito de rachaduras e ranhuras, como se o tempo tivesse atuado severamente nas peças. As superfícies craqueladas ganham um aspecto de “antiguinhas”.
Utilizando essa técnica, como num passe de mágica, você pode renovar peças sem vida e sem graça, dando à elas um ar vintage, bem charmoso e elegante. Você pode produzir esse efeito de muitas maneiras, mas hoje vamos ensinar como fazer craquelê com cola, uma técnica mais fácil, menos trabalhosa e muito mais barata.
Descomplicando o Processo
Com os kits de craquelê disponíveis no mercado, o resultado, muitas vezes, não é o desejado. Além do preço “salgado” do kit, o processo pode ser bem complicado e demorado, sobretudo, para quem está começando.
Por isso, fomos pesquisar uma técnica mais acessível e menos trabalhosa para que você consiga o mesmo efeito. E descobrimos que, com cola branca e tinta PVA, facilmente encontrados em lojas de artesanato, conseguimos reproduzir o mesmo acabamento, com menos tempo e trabalho, além do menor custo.
Nessa técnica, a cola branca faz o papel do verniz craquelador vendido no mercado, dando o mesmo aspecto de rachaduras para as peças em MDF, cerâmica, madeira e vidro. Vamos aprender? Mãos à obra!
Técnica de Craquelê com Cola
Materiais Necessários
Passo a Passo
1. Prepare a peça, pintando toda ela com base acrílica para dar o fundo. Uma boa opção é usar a Base Acrílica para Manualidades da Acrilex.
2. Após a secagem do fundo, pinte a peça com a tinta PVA mais escura. Cubra totalmente a peça.
3. Espere secar completamente e passe uma camada de cola (você pode escolher: se quiser o efeito craquelado mais delicado, passe uma camada fina, se quiser o efeito das rachaduras maior, deixe uma camada mais grossinha.
4. Sem esperar secar a cola, misture um pouco de água na tinha PVA mais clara (para que ela fique mais ralinha), e, com o pincel macio, pincele com suavidade sobre a cola. Lembre-se que deve ser de leve mesmo, para não tirar a cola do lugar.
5. Para conseguir o resultado mais rapidamente, seque com o secador de cabelo ajustada no ar quente. Aos poucos, você vai perceber que o efeito craquelado vai surgindo e a cola vai ficando transparente.
6. Pronto, sua peça já está craquelada! Agora é só esperar secar por completo e aplicar verniz em spray caso queira que sua peça dure mais.
Obs.: Esse tipo de craquelê não serve para craquelar figuras, só para craquelar a própria tinta. Os materiais que melhor recebem a técnica de craquelê com cola são a madeira, o MDF e a cerâmica.
E aí? Gostou de aprender mais essa técnica? Com ela, você pode renovar o visual da sua casa e presentear amigos e parentes nesse fim de ano. E, em tempos de crise, que tal usar a técnica do craquelê com cola como uma alternativa de renda?
Você pode aprender muito mais na Revista de Artesanato. Acesse o link http://cursos.revistaartesanato.com.br e descubra outras novidades do mundo do artesanato. Todos os cursos são demonstrados passo a passo, facilitando o aprendizado, sobretudo para os iniciantes.
Texto e fotos: Natália Chagas
Compartilhe onde preferir
Mariana Barbosa
Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.Recomendados Para Você:
Comentários
15 comentários
Tal vez fique mais agradável à vista feito com outras cores. Não gostei muito, não.
Gostei do trabalho muito lindos parabéns
ameiiiii a dica
ja tinha feito isso h anos anos, ms nao lebrava exatamente como era
adorei.
Adorei a tecnica do craquele com cola! Será muito util!
oi…amei. Já sabia fazer, mas era diferente. Esse seu jeito é muito bem explicadinho, fácil e o resultado é mais bonito. Obrigada por partilhar conosco. bj