Pacote de Moldes

Encadernação Artesanal – Guia Absolutamente Completo



Nas próximas linhas você vai conhecer todos os detalhes da Encadernação Artesanal, um tipo de artesanato valorizado, rápido de fazer e que traz ótimos resultados. Você vai entender quais são os melhores nichos e mercados para comercializar esse tipo de produto, quais são as peças que possuem maior procura pelo consumidor, o que é necessário para começar, onde vender, além de muitas dicas práticas.

Em resumo, você vai ter um volume enorme de informações que vão te ajudar a entender Tudo Sobre Encadernação Artesanal – Guia Absolutamente Completo.

O que é Encadernação

Encadernar é unir, ordenadamente, por meio de costura, os cadernos de uma obra para formar um volume compacto, cobrindo-o com uma capa para proteção e embelezamento. Há uma variedade de processos, largamente utilizados comercial e industrialmente, tais como brochura, canoa, wire-o, espiral.

Tratando-se da encadernação na qual não utiliza de maquinário industrial, temos a nossa queridinha Encadernação Artesanal. As finalidades mais conhecidas para esse tipo de encadernação são a confecção de álbuns de fotografias, agendas, livros de receitas, cadernos, blocos de notas, dentre outras peças lindas.

Moldes de Feltro

Encadernação Artesanal

A encadernação artesanal ou artística é feita manualmente, sem o uso de máquinas de encadernar. Existem muitos estilos de encadernação manual. Apesar de ser um processo simples, esse trabalho exige conhecimento das técnicas utilizadas, tudo para a garantia de um produto final limpo e bem acabado.

Tipos de Encadernação Artesanal

Os tipos mais comuns são:

  • Encadernação Copta – Copta é uma encadernação artesanal artística que teve origem no Egito e era usada para encadernar livros sagrados. Esse tipo de encadernação é muito resistente e produz um trançado belíssimo, transformando cadernos em peças únicas e super exclusivas.

Encadernação Artesanal Copta

Pacote de Guirlandas em Feltro

  • Encadernação Longstitch Longstitch ou buttonhole é uma técnica que se caracteriza por criar linhas ao longo do dorso do livro, caderno ou álbum, por meio de uma abertura na própria capa do livro, sem nenhum uso de cola. Essa costura é muito usada em álbuns. Fica um luxo só! O trabalho abaixo é da Thatiane Kowas, do blog TK Scrapbook.

Encadernação Artesanal Longstitch

Abaixo temos outro trabalho com a mesma costura, porém aqui ela foi usada na confecção de um álbum no tema maternidade. Essa linda peça foi feita pela artesã Flávia Henriques, professora do nosso Curso de Encadernação Artesanal Kit para Ocasiões Especiais.

encadernacao longstitch

Não perca tempo! Aprenda a fazer esse kit da foto acima, caixa  personalizada e álbum com costura Longstitch, clique aqui e saiba mais.

  • Encadernação japonesa – Essa costura bonita é conhecida como Encadernação Japonesa, onde há a união de blocos de folhas e pode ter muitas variações. A peça abaixo foi feita pela artesã Thatiane Kowas, artesã da TK Scrapbook.

encadernação-japonesa

 

Cartonagem

Para compor o seu trabalho com encadernação, você pode também aprender a técnica da Cartonagem. Com ela é possível fazer caixas para os seus álbuns, agendas e cadernos, além de permitir a confecção de um número enorme de outros objetos. Confira a seguir:

  • Cartonagem – É a técnica base para a confecção da encadernação artesanal. Pode ser aplicada para a produção de carteiras, porta-jóiasbem como, caixas estilosas para guardar álbuns de fotografias, talheres, chás, vinhos, produtos de higiene do bebê e outros objetos. Veja abaixo algumas fotos de peças produzidas com cartonagem:

1) Porta-jóias

2) Caixas para lembrancinha

cartonagem artesanal

3) Caixa para vinho e taças

cartonagem artesanal caixa de vinho

4) Caixa para convite de padrinhos
cartonagem artesanal caixa de vinho casamento

No nosso curso completo de Encadernação Artesanal para ocasiões especiais, além de diversas peças exclusivas você também aprenderá a fazer uma linda caixa em cartonagem para álbum de fotos. Clique aqui e saiba mais.

Mais Ideias com Encadernação Artesanal

Com a Encadernação Artesanal, além das peças que você viu acima, você ainda pode confeccionar álbuns, agendas, cadernos de receitas e muitos outros itens com um baixo investimento. Além disso, as peças são fáceis de fazer e o resultado deixa qualquer pessoa impressionada pela beleza e sofisticação.

Não perca tempo! Aprenda passo a passo a fazer peças lindas de Encadernação Artesanal. Clique aqui e saiba mais.

Confira abaixo algumas fotos de trabalhos que você também pode produzir com as técnicas da Encadernação Artesanal:

1) Agenda de capa dura

Agenda capa dura

2) Kit Maternidade

kit maternidade

3) Caderno de assinaturas (para aniversários e chás de fraldas)

4) Livro de receitas

livro de receitas

5) Álbuns para fotografias para diferentes ocasiões:

– Família

album estiloso

– Infantilalbum estrela

Aprenda a fazer este incrível álbum em formato de estrela, clique aqui e saiba mais.

6) Bloco de notas

bloco de notas

Enfim… as opções de criações com a Encadernação Artesanal são infinitas, basta você aprender as técnicas básicas, que o restante fica por conta do capricho na confecção das peças e escolha de estampas, texturas e temas.

Como Começar o Seu Negócio com Encadernação

Para ingressar no mercado de encadernação artesanal e obter ótimos ganhos financeiros é preciso conhecer bem as técnicas, que apesar de simples, são cheias de detalhes. Cuidado para não cometer erros que podem comprometer o seu negócio e acabar de vez com o seu sonho. Se você ainda não se capacitou, não perca mais tempo. Chegou a hora!

Não perca tempo! Aprenda passo a passo a fazer peças lindas de Encadernação Artesanal. Clique aqui e saiba mais.

Com o curso de Encadernação Artesanal que produzimos com a artesã Flávia Henriques, você tem a oportunidade de dominar todas as técnicas necessárias para produzir as suas próprias peças sem precisar sair de casa. Além disso, pode entender um pouco mais sobre este negócio com o Guia Meu Negócio com Encadernação Artesanal, que vem junto com o curso.

O que é Necessário para Começar

São necessárias poucas ferramentas para começar, e a matéria prima para confecção das peças é encontrada facilmente, mesmo em cidades pequenas.

Ferramentas Básicas

As ferramentas básicas para começar seu negócio com Encadernação Artesanal são:

• Espátula de osso conhecida como dobradeira
• Um gabarito para planejar os espaçamentos de uma encadernação perfeita
• Fio de cabelo para fazer as quinas da sua encadernação
• Perfurador para fazer furos quando necessário
• Estilete
• Régua
• Rolinho de espuma e pincel para espalhar a cola

Todas essas ferramentas podem ser encontradas em qualquer estabelecimento que comercializa materiais de artesanato ou através do comércio online

Materiais Utilizados

MATERAIS PARA ENCADERNACAO

Os materiais para encadernação mais utilizados são livros, bloco de notas e agendas (miolos), papéis (cartão supremo, kraft, paraná, color plus, offset, papéis diversos coloridos e estampados), tecido diversos (tricoline, algodão), couro e napa. Colas, linhas, náilon, ilhós, botões e elástico também são materiais muito empregados.

Lojas on line Para a Compra de Materiais

Fica cada vez mais comum a compra desses materiais em lojas on lineespecializadas em papéis, tecidos, adesivos e outros materiais. Segue abaixo uma lista de lojas nas quais você pode encontrar muitos materiais para a confecção de incríveis peças encadernadas:

Ateliê Flávia Henriques

Cpm copiadoras

Casa do restaurador 

Ponto do scrap

Gana presentes

Mercado

A Encadernação Artesanal é um ótimo mercado para atuação. Você pode fazer peças simples, gastando pouco e que possuem um visual espetacular, além de serem muito boas de venda! O principal aspecto a ser levado em conta nessa técnica é o seu visual.

Se você optar por este segmento do mercado artesanal, saiba que o capricho deve ser o seu sobrenome. As texturas, cores, acabamentos e a qualidade dos produtos devem estar sempre perfeitos e intactos. A grande vantagem deste tipo de produto está no cuidado da sua fabricação e na diversificação criativa do artesanato.

Tendo esses aspectos, as suas peças serão um sucesso de vendas. Usando materiais de qualidade e a aplicando as técnicas corretamente, você consegue agregar valor ao seu produto e ter o retorno financeiro esperado,
complementando a sua renda.

Não perca tempo! Aprenda passo a passo a fazer peças lindas de Encadernação Artesanal. Clique aqui e saiba mais.

Para ter reconhecimento neste mercado de encadernações você deve apostar em nichos comerciais certeiros, como por exemplo, os álbuns de fotografias. Eles são muito valorizados e podem ser feitos para várias ocasiões, tais como casamento, bebê, bodas, dentre outras.

Peças de Maior Procura

A artesã Flávia Henriques, que é especialista em Encadernação Artesanal e faz parte do seleto grupo de artesãs parceiras do site Revista Artesanato, nos revelou que as peças mais procuradas são:

  • Álbuns para fotografias
  • Cadernos de receita
  • Agendas

Mais procurados para presentear:

  • Kit maternidade
  • Diário com a lombada exposta e com o acabamento de costura longstitch

Onde Vender as Peças

Para aumentar a chance de sucesso faça parcerias com fotógrafos, estúdios e também com empresas cerimoniais que são responsáveis pelas fotografias de todos os seus eventos. Com as encadernações infantis procure estabelecimentos com essa mesma temática e a mesma regra se aplica aos cadernos de receitas.

É muito importante construir um bom relacionamento com estes parceiros, já que é uma ótima oportunidade de vendas e fortalecimento da sua marca.

Venda Direta (Amigos, Parentes, Boca a Boca)

Todo artesão sabe que uma das melhores propagandas para o seu artesanato é o boca a boca. Não importa de onde ele irá começar, a alma do negócio será sempre essa divulgação entre pessoas. Por isso comece a mostrar e divulgar o seu trabalho para todos os seu amigos e familiares. Eles serão os responsáveis por transmitir que você é a pessoa indicada para confeccionar determinado produto.

Cartão de visitas

cartoes de visitas

Tenha sempre em mãos o seu cartão de visitas, com o nome da sua marca e todos os seu contatos. Deixe alguns cartões com todos os seus parentes e amigos, assim quando surgir uma oportunidade eles podem entregar para
alguém que tenha interesse em seu serviço.

Perfil nas Redes Sociais

Redes sociais

É muito importante também ter um perfil nas redes sociais mostrando os seus produtos. Hoje em dia o modo mais fácil de entrar em contato com as pessoas é através da internet. Essas ferramentas fazem com que o boca a boca dos seus conhecidos se torne um processo mais fácil e que lhe renderá mais resultado.

Consignação em Lojas

Vender os seus produtos em parceria com lojas físicas que já possuem alguns anos de vida e já estão bem estabelecidas é uma ótima maneira de alcançar um público fiel. O benefício desse tipo de venda é que o produto ficará exposto para todas as pessoas que entram no local.

Você pode firmar uma relação de troca com essas lojas em formato de consignação, em que será trabalho da loja comercializar o seu produto. Assim o proprietário do estabelecimento recebe uma comissão pelo serviço de venda e exposição do produto, e se a peça não for vendida, o artesão a recebe de volta.

Parcerias

As parcerias são uma ótima forma de comercializar as suas peças e, sendo boas para ambas as partes, são um grande negócio. Abaixo alguns tipos de parcerias muito interessantes que você pode fazer para alavancar o seu negócio. Esses são só alguns poucos exemplos, não fique preso somente a eles. Use a criatividade para encontrar parceiros comerciais.

  • Fotógrafos
  • Cerimoniais
  • Lojas de artigos infantis
  • Lojas de artesanato

Internet

A internet é um ótimo meio para comercializar os seus produtos. Através dela você pode alcançar um número enorme de pessoas, tudo sem sair de casa! Confira abaixo alguns sites interessantes nos quais você pode vender o seu artesanato (marketplaces):

Não deixe de ler nosso artigo completo, no qual você verá dicas e aprenderá todos os segredos sobre “Como Vender Artesanato pela Internet e ganhar dinheiro”.

Loja Própria

Caso o seu negócio comece a crescer, a taxa administrativa cobrada pelos marketplaces pode pesar um pouco no orçamento. Dessa forma, você pode migrar para uma loja própria, que é uma opção mais profissional.

Não perca tempo! Aprenda passo a passo a fazer peças lindas de Encadernação Artesanal. Clique aqui e saiba mais.

Em uma loja própria você paga uma mensalidade fixa e pode vender à vontade, podendo expandir o seu negócio sem medo! É uma opção para quem tem mais experiência com vendas pela internet, pois exige um pouco mais de conhecimento sobre lojas virtuais.

Para você que já quer começar com uma loja própria, existem várias opções interessantes no mercado. Se você fizer uma pesquisa rápida no Google por lojas virtuais já vai encontrar um número incontável de empresas.

Para atender o artesão, uma empresa que vem se destacando nos últimos anos é a Iluria (www.iluria.com.br). Ela oferece planos a preços bem acessíveis e o sistema tem ótima qualidade, super customizável e robusto.

Como Calcular o Preço de Venda

Calcular o valor de venda do artesanato pode causar uma dor de cabeça danada. Para resolver esse problema, o Fernando Oliveira, editor da Revista Artesanato, criou a Planilha de Cálculo de Preço de Artesanato, que vai facilitar e muito a sua vida.

Ela reúne em um só lugar tudo o que é necessário para chegar ao preço correto. E o melhor, ela faz a conta AUTOMATICAMENTE, te dando o valor final de venda! Dá para acreditar? Basta você preencher as informações e no final o preço é calculado.  Para saber tudo sobre a planilha, clique aqui.

Formalização do seu Negócio

No início não é necessário abrir uma empresa para iniciar a sua atividade com a encadernação artesanal, você pode começar aos poucos e ir sentindo o mercado. Com o tempo, se o negócio se desenvolver, a formalização é uma excelente opção. Você pode se tornar um MEI (micro empresário individual).

Nesse caso o custo é bem baixo e as vantagens são grandes: você tem direito a aposentado ria, a auxílio doença, auxílio maternidade, além de poder emitir notas e vender para empresas. Tudo isso de maneira simples e rápida, sem burocracia.

Dicas Para o Seu Negócio com Encadernação Artesanal

A originalidade da encadernação artesanal está super em alta e qualquer pessoa sem conhecimento prévio em produção de artesanato ou trabalhos manuais pode construir o seu négocio com esse tipo de produto.

Esse é um mercado que vai te possibilitar ótimos ganhos financeiros. Não perca a chance de transformar o aprendizado desta técnica inovadora em uma nova forma de ganhar um dinheirinho extra.

Dicas Preciosas

Para que você possa iniciar o seu negócio com o artesanato errando o mínimo possível, seguem algumas dicas importantes. Elas são obrigatórias para qualquer tipo de artesanato que você vá fazer e seguindo essas instruções a sua chance de sucesso aumenta demais! Vamos a elas:

Acabamento de Qualidade

Procure sempre trabalhar com materiais de qualidade, e isso não quer dizer materiais mais caros. É possível encontrar materiais de ótima qualidade apenas fazendo uma pesquisa de preços bem feita. Vá em diferentes lojas e também busque o que precisa através da Internet, muitas vezes encontramos tudo que precisamos sem sair de casa.

Para que suas peças sempre tenham um acabamento de qualidade, a principal dica a seguir é: nunca faça seus artesanatos com pressa e sem tempo. Produza sempre com antecedência para ter tempo de dar atenção a todos os detalhes de acabamento que sua peça precisa. A chave de um bom acabamento está sempre no capricho e carinho com que o produto foi confeccionado.

Escolher o Nicho de Mercado

Nicho de mercado é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos e consumidores exigentes. Nicho de mercado é um segmento de público, que muitas vezes suas necessidades não são bem exploradas por grandes empresas.

Escolher o nicho é denir que tipo de clientes você vai atender e consequentemente qual artesanato você vai fazer de acordo com o perl do seu cliente. Esse é idealmente o primeiro passo, mas muitos artesãos se esquecem dele.

Não perca tempo! Aprenda passo a passo a fazer peças lindas de Encadernação Artesanal. Clique aqui e saiba mais.

Procure definir bem o público alvo que você quer atingir com as suas peças artesanais.Sempre produza temáticas que irão interessar este público e também perceba os grupos nos quais os seus produtos fazem mais sucesso e invista neles.

Como por exemplo, produtos infantis, para gestantes, donas de casa, debutantes, noivas e etc. Dentro de cada grupo de pessoas sempre haverão as peças com mais saídas, lembre-se de focar nelas criando novas modelagens com temas criativos.

Produzir Peças Originais e com Design Diferenciado

Todos os consumidores estão sempre à procura de novidades. É esta busca que os leva a sempre comprar novos produtos. Com este pensamento, procure inovar em sua produção com peças originais e com um design diferenciado dos outros produtos do mercado.

Busque inspirações criativas e deixe a imaginação criar asas ao produzir uma nova peça. Fuja do que todos estão fazendo, a grande sacada do artesanato é ser diferente e bonito. Porque não testar novos materiais, novas cores, novas texturas? Não há limites.

Fotos de Qualidade

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de fotografia para artesãos.

Quando for fazer a divulgação na internet, as fotos do seu produto são o principal meio de apresentação do seu trabalho. Através das fotos o cliente decide se vai querer saber mais informações sobre aquele produto ou se vai desistir de cara da compra.

Ao contrário do que muitos pensam, fotos de qualidade não exigem equipamentos caros e infraestrutura sofisticada para serem tiradas. Usando apenas objetos que você tem em casa é possível tirar fotos lindas, com câmeras de smartphones ou câmeras compactas.

Procure sempre um ambiente bem iluminado com luz natural indireta e tenha bastante cuidado ao escolher o fundo. Você erra menos se usar um fundo branco ou com bom contraste em relação à peça.

Após essa enxurrada de informações preparadas e selecionadas com muito carinho, nós ficamos por aqui, pois chegamos ao final desse artigo. Esperamos que todas as dicas e orientações que disponibilizamos através deste Guia Completo tenham te ajudado e criado ainda mais vontade de investir neste mercado que tem tudo para dar muito certo.

Sempre temos dicas de grande ajuda para você crescer profissionalmente: para iniciar seu negócio e também para aprimorá-lo. Continue com a gente pois tudo que fazemos de melhor é para você!

Referências:

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2012/12/encadernacao-artesanal-voce-pode-aprender-em-casa/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Encaderna%C3%A7%C3%A3o

http://simplesassimscrap.blogspot.com.br/2012/04/diferentes-tecnicas-de-encadernacao.html

https://emcadernos.wordpress.com/

Imagens:

http://www.lilouestudio.com/blog/wp-content/uploads/2011/11/por-esses-dias-encadernacao-copta-lilou-estudio.jpg

http://www.vilamulher.com.br/imagens/default/2012/10/11/ideias-com-cartonagem-9-7886462-165.jpg

http://img.elo7.com.br/product/original/ADD3A1/caixa-cartonada-floral-cha-de-bebe.jpg

http://www.freeshop.com.br/brindes/fotos/produtos/Originais/2401/caixa-cartonada-rigida-cores-copa-ideal-bebida-tacas-135-2401-14.jpg

http://www.papeleestilo.com.br/wp-content/uploads/2013/07/DezesseisJoias4.jpg

http://blog.tkscrapbook.com/caderno-encadernacao-longstitch-bruxa-katita/

http://3.bp.blogspot.com/-qHp15EYSkJ8/Tkp-SNJkKxI/AAAAAAAAATE/Qu53_u53gr4/s1600/rosa+033.JPG

http://blog.tkscrapbook.com/tutorial-encadernacao-japonesa/

http://2.bp.blogspot.com/-L19LZDRcRg8/TxnzAsfgMiI/AAAAAAAADUk/LiPfsrBDwwg/s1600/livrodobebealice02.JPG

http://img.elo7.com.br/product/original/BDEBA2/kit-maternidade-com-caixa-kit-maternidade.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-wIRGdj4yTLc/TzmiOGAOmlI/AAAAAAAADc0/QorqaVvvUMM/s1600/kitbeb%25C3%25AAmiguel%2B%25281%2529.JPG

https://mariapapel.files.wordpress.com/2013/05/cadernos.jpg

http://www.lilouestudio.com/blog/wp-content/uploads/2012/07/album-toile-skulls.jpg

https://patyscrap.files.wordpress.com/2012/03/dsc_0055.jpg

http://blog.dinaarmarinhos.com.br/wp-content/uploads/2014/08/materiais-e1408542456324.jpg

http://www.zoopress.com.br/wp-content/uploads/2013/10/Promo-Zoo.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-95MYqwOSJnI/UzmLRymjk2I/AAAAAAAAAZI/pdkwVbP8z3w/s1600/duplex.jpg

http://img.elo7.com.br/product/original/D884D6/cartoes-de-visita-arte.jpg

http://silvanalages.com.br/wordpress/wp-content/uploads/redes-sociais_1.png

http://www.classificadosdeartesanato.com.br/wp-content/uploads/2013/04/209506-500×362.jpg

http://ganhedinheiroprasempre.com/wp-content/uploads/2015/06/nicho-de-mercado.jpg

https://c2.staticflickr.com/4/3158/2976134797_19c3d1e600.jpg

https://m2.behance.net/rendition/pm/3386931/disp/605becb197f3c5612b5a8235889599d1.jpg

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

56 comentários

1 2 3 12

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Encadernação Artesanal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]