Faça você mesma uma moldura para fotos personalizada

Faça você mesma uma moldura para fotos personalizada

Quem não gosta de deixar a casa mais bonita com uma decoração diferenciada? A dica de hoje é de autoria da nossa amiga e parceira Cris Turek, do Blog de Artesanato da Vila do Artesão, uma linda moldura para foto personalizada. Você também pode usar como um porta retrato de parede. Quem ainda não conhece a vila, faça uma visitinha. É um blog muito legal que tem a proposta de reunir pessoas interessadas em artesanato. Dê uma chegadinha lá, veja mais idéias legais e aproveite para bater um papo com a Cris. Vamos então ao passo a passo:

Material Necessário

  • Uma base em MDF de 16cm de largura por 20cm de altura. Pode ser outro tipo de chapa.
  • Selador para madeira
  • Tinta PVA nas cores desejadas
  • Um grampo prendedor de roupa
  • Verniz
  • Cola quente
  • Argola para pendurar quadro
  • Prego e martelo

Como fazer a sua moldura para fotos

Passe verniz na chapa

1) Depois de lixar as imperfeições da sua chapa de MDF, limpe-a bem e pincele com uma ou duas demãos de selador para madeira. Aguarde secar completamente.

Pinte a moldura com tinta pva

2) Pinte sua moldura com a tinta PVA na cor desejada. Eu escolhi o amarelo. Você vai precisar de 3 à 4 demãos dependendo da cor que escolher. Intercale as demãos com um tempo adequado de secagem.

Passe duas camadas de verniz

3) Aplique duas camadas de verniz. Eu optei por usar o verniz opaco em spray, porque dá um acabamento mais perfeito. Mas você pode usar o verniz normal, caso prefira, para ter uma moldura para fotos linda. Aguarde secar completamente.

Marque o centro

4) No verso da moldura, marque o centro para que ela não fique torta na parede.

Fixe a argola

5) Pregue a argola na posição marcada. Eu optei por usar um lacre de latinha, que funciona muito bem. Lembre que o prego deve ser menor que a altura da sua chapa.

Pinte o prendedor

6) Pinte o prendedor de roupa com a cor desejada. Dê duas demãos. A dica aqui é usar cores contrastantes que destaquem os detalhes do conjunto. Esse detalhe vai deixar a sua moldura para fotos ainda mais bonita.

Aplique cola quente

7) Aplique cola quente num dos lados do prendedor de roupa.

Fixe o prendedor

8) Fixe o prendedor no centro da moldura. Pressione bem para colar. Lembre que aqui também é preciso marcar o centro da moldura.

Está pronta a moldura

Pendure a moldura na parede e prenda a gravura no grampo.

Use a criatividade

Essa moldura para fotos é super dinâmica, você também pode usá-la como porta-retratos. Outra sugestão bacana é montar um conjunto com várias molduras. A dica é interessante porque é possível variar sempre as fotos ou imagens e fazer uma decoração alegre e divertida. Para ver mais idéias legais, visite agora mesmo o Blog de Artesanato da Vila do Artesão. Lá você vai encontrar um espaço muito legal para discutir suas idéias e ainda aprender muitas coisas novas.

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

52 Comentários
  • Lindo seu trabalho …Já anotei os materiais e vou fazer varias caixas…Abraço

  • Obrigada pelo passo-a passo, procurei em toda internet e o seu está perfeito. Agora é mãos à obra!
    Abraços

  • Perfeito….
    obrigado pelo passo-a-passo
    DUES te abençõe …

  • Silvia regina

    Oi, Obrigada pelas dicas. Com certeza vou passar a utilizar melhor!!!
    Gostaria de saber se é possivel revestir caixas com o tecido Piquet. Se for possivel, como devo faze-lo? Utilizo a mesma técnica que vc apresentou? Valeu. Muito Origada!!

  • em resposta à Silvia regina

    Silvia, obrigado pelo seu comemtário. Eu nunca trabalhei com esse tipo de tecido, assim só testando para ver como fica.
    Abraços