Faça você mesmo: 5 modelos de quadros decorativos que você pode produzir em casa

Faça você mesmo: 5 modelos de quadros decorativos que você pode produzir em casa

Uma casa com paredes vazias é o mesmo que uma pessoa sem personalidade. Contudo, quando elas são revestidas de cores e texturas, a decoração de todo o imóvel parece ganhar vida e beleza. Temos, como opção, os adesivos e papéis de parede. 

Uma alternativa ainda mais simples são os quadros decorativos. Poderíamos citar agora as obras de arte de famosos artistas. Mas que tal criar você mesmo a decoração da sua casa?

Estamos falando sobre como podemos criar coisas surpreendentes a partir da nossa própria criatividade. Não podemos jamais duvidar da incrível capacidade que temos de explorar as nossas habilidades para nos expressarmos artisticamente. 

As técnicas de artesanato são um lindo exemplo disso. No texto a seguir, você poderá conferir uma lista especial que montamos com ideias para a criação de quadros decorativos ao estilo “faça você mesmo”.

#1 Desenho à mão livre

Basta uma folha e um lápis ou um simples pedaço de carvão para se fazer um lindo painel para casa. Tem gente que pensa que desenhar é coisa de profissionais experientes, como artistas plásticos. 

Mentira. Ninguém nasce sabendo nada nesta vida. Talento é algo que adquire com a prática. Por isso, permita-se tentar. Deixe a mão livre e a criatividade fluir. O resultado pode te surpreender.

Desenhos em preto e branco, só com linhas finas e retas em um fundo de cor oposta, combinam muito bem com decorações minimalistas e clean. Mas se você quiser colocar mais intensidade nas suas criações, com cores mais vivas e traços mais agressivos, expressando vida e movimento, tudo bem. Peças assim ficam lindas com todo o tipo de decoração, de rústica despojada à clássica sofisticada.

#2 Colagens

Não conseguiu bons resultados tentando desenhar figuras à mão livre? Sem problemas. Uma segunda ideia que podemos dar – e ainda mais simples – é a criação de quadros decorativos a partir da técnica artística da colagem. 

Com pequenos recortes de jornais e revistas ou outros materiais, é possível montar diversas ilustrações cheias de drama e até humor. As colagens também podem ser misturadas a desenhos e pinturas. Fica bonito.

Os exemplos de imagens apresentadas a seguir provam o quão bonitos podem ser os quadros feitos com colagens. Um detalhe importante: emoldurar colocando um vidro fosco sobre os painéis deve ajudar a preservar o trabalho criado, destacando os lindos detalhes das figuras sem comprometer a visão dos observadores.

#3 Pinturas

Pincéis também são ótimas ferramentas para a criação de arte. Quadros decorativos pintados a óleo são muito valorizados em composições de decoração de interiores. 

Claro que atingir certos resultados pode exigir muita habilidade – que os mais experientes levam anos para conseguir. Se você quiser apenas algo simples feito por você para a decoração da casa, opte por criar figuras abstratas ou, quem sabe, um degradê.

#4 Fotografias

Ainda temos mais uma ideia para te passar e que exige menos habilidades manuais. Mas, para isso, será preciso separar a sua câmera fotográfica ou celular com câmera – desde que o aparelho consiga fazer imagens em boas definições, que possam ser ampliadas. Mais uma vez, imagens em preto e branco combinam com ambientes modernos. Entretanto, faça a impressão como gostar e de acordo com o que for valorizar a decoração da sua casa.

#5 Molduras artesanais

E não poderíamos terminar este texto sem citar as molduras para quadros decorativos feitas de forma artesanal. Trouxemos alguns exemplos bem legais para apresentar a você. 

Observe as imagens a seguir, elas mostram soluções de molduras feitas com cabides e outros arames, além de partes de aberturas que poderiam ter sido resgatadas do lixo. Para finalizar, pode-se fazer molduras com restos de madeira, papelão e EVA.

Imagine poder criar quadros decorativos para a sua casa da imagem até a moldura. Assim você poderia dizer que fez muito mais parte da produção dos ambientes do seu imóvel. 

Não é só uma ótima oportunidade de explorar a sua criatividade, mas de compartilhar um pouco da sua personalidade com aqueles que visitarem a sua residência. Experimente!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Revista Artesanato
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*