Pacote de Moldes

Macramê Passo a Passo: Como Fazer uma Cama para Gato Estilosa

Que o macramê está super em alta, isso não é novidade! Nós mesmos já elaboramos um guia completo sobre ele.

Além de ser bastante acessível e uma ótima contribuição para a sua renda mensal, essa arte rende lindos artigos para uso pessoal, para decorar a sua casa e, até mesmo, para abrigar os seus felinos.

E essa é uma ótima ideia de uma caminha muito confortável e estilosa para os gatinhos, que você aprenderá a fazer no macramê passo a passo deste artigo!

Veja mais:
Brinco de Macramê: Aprenda Como Fazer
Pontos de Macramê: 7 Nós Fáceis para Iniciantes

Moldes de Feltro

Como fazer macramê passo a passo

Se você quer aprender a fazer uma cama para gato de macramê para o seu felino ou para vender, então está no lugar certo! Confira o passo a passo super detalhado e simples de ser feito que retiramos do site My French Twist

Para executá-lo você vai precisar de:

  • Corda de algodão cru 4mm
  • Varão para cortina 60cm de comprimento e aproximadamente 2,5cm de diâmetro 
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Almofada pequena

Antes de começarmos o nosso macramê, vamos preparar e deixar tudo no jeito! Então:

  • Corte 24 pedaços da corda de algodão cru, cada uma com 6 metros de comprimento. 
  • Enrole um pequeno pedaço de fita adesiva ao redor de cada extremidade da corda para evitar que ela se desfie enquanto tecemos.
  • Agora, amarre cada um dos pedaços de corda ao varão. Faça isso utilizando o nó cabeça de cotovia. Veja no passo a passo abaixo como fazer esse nó.
  • Faça isso com todos os pedaços de corda. Agora você tem 48 cabos individuais amarrados no varão.

Sobre o nó quadrado:

Ainda antes de iniciarmos o nosso passo a passo, é preciso que você saiba que utilizaremos o nó quadrado durante toda a produção. Você sabe fazê-lo? É bem simples! Veja no passo a passo como fazer um.

a. Trabalhe sempre com 4 fios de corda.

b. Coloque a corda externa direita por cima das 2 cordas centrais. (Sempre comece com o lado direito.)

c. Passe a corda externa esquerda sobre a ponta da corda externa direita, por baixo das 2 cordas centrais e por dentro da abertura da corda externa direita. 

d. Aperte suavemente o nó com os fios externos.

e. Agora você repetirá os quatro primeiros passos, porém começando com o lado esquerdo dessa vez. Coloque a corda externa esquerda por cima das 2 cordas centrais.

f. Passe a corda externa direita sobre a ponta da corda externa esquerda, por baixo das 2 cordas centrais e por dentro da abertura da corda externa esquerda. 

g. Aperte suavemente o nó com os fios externos.

E temos um nó quadrado! Viu como é simples fazê-lo? Agora vamos utilizá-lo no nosso macramê passo a passo

Passo a passo

Agora sim vamos ao nosso passo a passo! Acompanhe a listra vermelha em cada foto para visualizar melhor cada etapa.

1. Comece com a 1ª corda individual da esquerda e faça 12 nós quadrados.

2. Agora comece com a 3ª corda individual da esquerda e faça 11 nós quadrados.

3. Comece com a 5ª corda individual da esquerda e faça 4 nós quadrados. Pule 8 cordas individuais e faça mais 4 nós quadrados.

4. Comece com a 7ª corda individual da esquerda e faça 3 nós quadrados. Pule 12 cordas individuais e faça mais 3 nós quadrados.

5. Comece com a 9ª corda individual da esquerda e faça 2 nós quadrados. Pule 16 cordas individuais e faça mais 2 nós quadrados.

6. Comece com a 11ª corda individual da esquerda e faça 1 nó quadrado. Pule 8 cordas individuais e faça mais 1 nó quadrado. Então, pule novamente 8 cordas individuais e faça mais 1 nó quadrado. 

7. Comece com a 9ª corda individual da esquerda e faça 2 nós quadrados. Pule 16 cordas individuais e faça mais 2 nós quadrados.

8. Comece com a 7ª corda individual da esquerda e faça 3 nós quadrados. Pule 12 cordas individuais e faça mais 3 nós quadrados.

9. Comece com a 5ª corda individual da esquerda e faça 4 nós quadrados. Pule 8 cordas individuais e faça mais 4 nós quadrados.

10. Comece com a 3ª corda individual da esquerda e faça 5 nós quadrados. Pule 4 cordas individuais e faça mais 5 nós quadrados.

11. Comece com a 1ª corda individual da esquerda e faça 12 nós quadrados. 

12. Essa carreira se iniciará cerca de 10cm abaixo da anterior. Então, comece com a 5ª corda individual da esquerda e faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado.

13. Essa carreira se iniciará cerca de 8cm abaixo da anterior. Então, comece com a 2ª corda individual da esquerda e faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais; faça 1 nó quadrado; pule 2 cordas individuais.

14. Essa carreira se iniciará cerca de 8cm abaixo da anterior. Comece com a 1ª corda individual da esquerda e faça 12 nós quadrados.

15. Essa carreira se iniciará cerca de 8cm abaixo da anterior. Comece com a 3ª corda individual da esquerda e faça 11 nós quadrados.

16. Agora pule cerca de 50cm da última carreira de nós e faça um nó embrulhado utilizando um pedaço de corda. Ele é bem simples de ser feito. Veja na imagem abaixo.

Nosso trabalho ficará assim:

17. Cerca de 30cm abaixo do nó embrulhado, apare as cordas uniformemente. 

18. Agora acrescente a almofada logo acima do nó embrulhado.

E pronto! A cama de gato está pronta para ser utilizada pelo seu felino ou para ser vendida!

E então, o que você achou desse macramê passo a passo? Demais, não é?

Com certeza essa é uma boa oportunidade de decorar a sua casa, abrigar o seu gatinho e, ainda, ganhar uma grana extra.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões!

Veja mais:
Como Fazer uma Pulseira de Macramê
Macramê Passo a Passo: Aprenda os Principais Pontos

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

2 comentários

  • ÂNGELA MARIA MÜLLER diz:

    Linda aula,super explicada. Parabéns,tenho orgulho de ser aluna desta escola maravilhosa!!

  • Linda diz:

    Os fios talvez poderiam ser menores. Cordas de 6m sobrou muito no final. A parte tecida ficou com 1,25. Uns ,15 de no escondido, 30 de franja final e ainda sobrou mais de 1 m em todas as cordas..

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email