Pacote de Moldes

Dicas de Design para Uma Cozinha Planejada Sempre em Ordem

Cozinha planejada branca

Toda casa pode funcionar melhor estando bem organizada. Ambientes extremamente funcionais – como lavanderia, por exemplo – devem ter o seu espaço de circulação livre de objetos. 

Também apresentar muitos armários para guardar produtos e utensílios. E as superfícies precisam ser de fácil limpeza. Comece fazendo uma cozinha planejada para o seu imóvel.

Neste texto vamos expor um passo a passo de tudo que pode ser contemplado em projetos de design para ajudar na organização de cozinhas. Fique atento às dicas!

Veja também:
Decoração de Interiores: Renove o Visual da sua Cozinha com Peças de Artesanato
17 Truques Inteligentes Para Organizar Uma Cozinha Pequena

Moldes de Feltro

5 Passos para organizar sua cozinha planejada

1. Armários fortes

Por que começamos falando sobre a resistência dos armários de cozinha planejada? Pois bem, não tem como manter uma cozinha em ordem sem que o máximo de utensílios possa ficar bem guardado dentro dos armários. 

Se estes módulos da sua casa forem pouco resistentes, você poderá temer colocar peso demais dentro dele. Mas se eles forem bem reforçados, apoiados e fixados às paredes, a coisa muda de figura.

Antes de projetar qualquer móvel, o seu designer precisará conversar com você para saber que tipo de pertences irá guardar em cada ponto do imóvel. 

No caso da cozinha, pode ser necessário reservar um espaço para panelas mais pesadas. Pode ser que a sua família tenha um conjunto de louças bem numeroso.

E nenhuma destas coisas valiosas devem correr qualquer risco, não é mesmo? Então, peça ao seu projetista armários fortes.

2. Muitas gavetas

Você decidiu guardar o máximo de utensílios e outros itens de sua cozinha dentro de armários. Neste caso, deve saber que é muito importante contar com várias opções de gavetas. 

Não é adequado colocar talheres em gavetas fundas ou tentar encaixar panelas em gavetas rasas. Por isto mesmo é comum ver em cozinhas planejadas módulos de gaveteiros com larguras, alturas e profundidades diferentes.

Pra começar, é interessante ter uma gaveta menos profunda e com divisórias internas para os talheres – talvez já logo abaixo do tampo do armário. 

Em seguida, gavetas de alturas médias – quem sabe para colocar toalhas de mesa e mais. Já para as panelas, pode-se pensar em fazer uma sequência de gavetões bem reforçados ou portas de armários com aramados ocultos na parte interna – que, enfim, terão a mesma finalidade.

3. Divisórias e corrediças

A organização da cozinha deve se estender para dentro dos armários também. Agora, como seria possível guardar, num mesmo módulo, utensílios, louças e mais coisas de tamanhos e funções variadas? 

Bom, esta é mais uma pergunta que o designer precisará responder em seu projeto. Uma cozinha bem planejada deve apresentar armários variados, com divisões internas diferentes e personalizadas.

Os fabricantes de móveis modulados costumam oferecer, em seus catálogos, opções de balcões e armários aéreos com divisão interna feita por uma ou duas prateleiras. 

Quando se pode fazer um projeto sob medida, consegue-se montar uma solução diferente, com vários níveis. Mas, quando não se pode, a solução é apostar em acessórios para subdividir os espaços dos armários.

4. Prateleiras e nichos

Muita gente gosta mostrar aquilo que tem de mais bonito e valioso, e não há problema algum nisto. 

Na cozinha, não deve ser diferente. Certos aparelhos elétricos, como batedeiras e liquidificadores – sobretudo de marcas famosas e cores mais vivas – podem ser deixados à mostra, mas organizados em nichos abertos.

Já taças, jarros, xícaras, bandejas e outros utensílios de design único em prateleiras.

5. Bancadas extensas

Por fim, é preciso falar das bancadas da cozinha. Primeiro, que o melhor é ter o máximo de área de bancada sobre os balcões – o que é algo difícil de se obter, a não ser com o máximo de otimização do espaço de planta. 

Segundo, que este é o ponto do ambiente mais difícil de ser organizado. Mas, para isso, também já existem acessórios. Por exemplo, suporte de temperos e imãs para facas – que devem ser presos às paredes.

Tente guardar o máximo de coisas – com organização, claro – dentro dos armários, da geladeira, em fruteiras e mais. E deixe as bancadas e ilhas livres de objetos. Um ambiente mais clean também parecerá mais agradável. Fica a dica!

Pronto, agora é só usar sua criatividade e bom gosto para ter uma cozinha linda e organizada.

Não se esqueça de pensar em nenhum detalhe de design da sua cozinha. Quanto mais bem planejado puder ser o ambiente, mais fácil e rápido será para limpá-lo e pô-lo em ordem depois. 

Essas dicas de como deixar sua cozinha planejada e em ordem foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Decoração de Cozinha Pequena: Dicas e Modelos para se Inspirar
Móveis de Paletes para Cozinha: 33 Ideias + Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Organização Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email