Pantufas de Crochê: Passo a Passo + 15 Inspirações para se Aquecer no Inverno

Pantufas de Crochê: Passo a Passo + 15 Inspirações para se Aquecer no Inverno

Aí onde você mora também tem feito muito frio? O inverno deste ano realmente veio com tudo e é por isso que temos que agasalhar todo o corpo muito bem, com blusas de frio, toucas e pantufas de crochê!

Além de poder ser feito para todo mundo da casa, esse é um trabalho muito simples, que até mesmo quem está iniciando no crochê por agora vai dar conta de executar.

Sendo assim, separamos alguns passo a passos simples e várias inspirações para você colocar a mão na massa o quanto antes e esquentar a família toda nesse inverno. Confira!

Veja também
Tricô para Iniciantes: Vestido para o Inverno com Passo a Passo e Receita
Receitas de Crochê: 4 Modelos de Luva e Meia para o Inverno

Passo a passos: Descubra como fazer uma pantufa de crochê

Então vamos aos passo a passos? Começaremos por um tutorial em vídeo, super prático. É um modelo simples e que esquenta muito! Veja só!

Ou que tal fazer uma pantufa de crochê em formato de coelhinho? A garotada não vai tirá-la dos pés! Confira como fazer no vídeo abaixo.

Agora vamos a um outro passo a passo de pantufa, retirado do Blog Meu Crochê, Minha Arte. Esse modelo tem até um cordãozinho para ajustar o calçado perfeitamente aos pés.

Para fazer, você vai precisar de lã Mollet e uma agulha de crochê corrente 4mm.

Então, vamos ao passo a passo!

1. Faça 25 correntinhas.

pantufas de crochê
Blog Meu Crochê, Minha Arte

2. Suba 3 correntinhas (que equivalem ao primeiro ponto alto) e continue com 1 ponto alto em cada uma das 24 correntinhas seguintes, totalizando assim 25 pontos altos.

3. No mesmo ponto de base do último ponto alto feito, acrescente mais 5 pontos (aumento feito).

4. Continue trabalhando sobre a base de correntinhas (do outro lado), ponto sobre ponto. No último ponto feito, faça o aumento de 5 pontos altos.

5. Feche sempre a carreira com um ponto baixíssimo.

6. Inicie a carreira com 3 correntinhas (as carreiras sempre se iniciam com 3 correntinhas, que equivalem a 1 ponto alto). Trabalhe ponto alto sobre ponto alto até chegar no aumento (5 pontos da voltinha) e trabalhe 2 pontos altos sobre cada um dos 5 pontos (aumento de 10 pontos).

O trabalho deverá ficar assim:

7. Inicie a terceira carreira da mesma forma. Nos 10 pontos do aumento da carreira anterior, trabalhe 1 ponto alto sobre cada ponto alto. No próximo ponto de base, trabalhe 2 pontos alto. Vá fazendo assim até o final do aumento (totalizando 15 pontos altos na voltinha do aumento).

Prossiga fazendo ponto sobre ponto até o final da carreira.

8. Inicie a quarta carreira e trabalhe da mesma forma que a terceira, fazendo o aumento de pontos na voltinha (15 pontos): 1 ponto alto sobre cada ponto alto e 2 pontos no ponto alto seguinte, totalizando 22 pontos no aumento.

9. Essas quatro carreiras formam a sola da pantufa. O número de correntinhas do início é o que determina o tamanho da pantufa. 25 correntinhas de início equivalem a uma pantufa nº 37 e 38.

Se você quiser uma pantufa menor, então diminua o número de correntinhas. Caso queira uma maior, então aumente o número de correntinhas.

10. Nessa próxima carreira, você trabalhará 1 ponto alto em relevo pegando por trás do ponto alto de base por toda a volta, ponto sobre ponto (essa carreira marca a separação da sola e do corpo da pantufa).

Veja o detalhe do ponto alto em relevo pegando por trás do ponto de base:

O trabalho deve ficar assim:

11. Nesta 6ª carreira, trabalhe em ponto de barra 1/1, ou seja, 1 ponto alto em relevo pegando pela frente e 1 ponto alto pegando por trás do ponto de base. Trabalhe assim até o final da carreira.

O trabalho deve ficar assim:

12. Dobre a pantufa ao meio (no sentido do comprimento) e marque o ponto central com um fio de cor diferente. Isso servirá de guia para trabalhar as próximas carreiras.

13. Nesta 7ª carreira, trabalhe acompanhando os pontos da carreira anterior até chegar no segundo ponto alto em relevo anterior à marcação. Nesse lugar será feita a primeira diminuição, para isso:

  • Passe a agulha pelos dois pontos altos em relevo para fora e faça 1 ponto em relevo sobre eles. Em seguida, faça a mesma coisa nos dois pontos em relevo que estão após a marcação (mais uma diminuição feita).

Essas diminuições serão feitas em todas as próximas 9 carreiras, totalizando 10 carreiras com diminuições.

14. Veja como o trabalho vai ficando com as diminuições:

15. Após as 10 carreiras de diminuições, ou seja, na 16ª carreira, trabalhe somente sobre os pontos altos pegando pela frente, fazendo 1 correntinha entre cada um deles.

O trabalho deverá ficar assim:

16. Na 17ª carreira, trabalhe ponto alto em relevo sobre ponto alto em relevo e 1 ponto alto no espaço de uma correntinha.

17. Para finalizar, faça uma carreira de ponto caranguejo (que é o ponto baixo feito de trás para frente).

18. Faça os arremates.

19. Faça os cordões para amarrar a pantufa.

E finalmente sua pantufa de crochê está pronta!

15 Inspirações de pantufas de crochê

Agora vamos ver outros modelos de pantufas de crochê? Assim você pode se inspirar e encontrar pantufas para aquecer a família toda!

E então, entre tantas lindas opções de pantufas de crochê, você já sabe qual fará para os integrantes da família? Difícil escolha, não é mesmo?

Deixe nos comentários suas dúvidas, sugestões e nos diga qual desses modelos pretende fazer para se aquecer no inverno.

Veja também
Artesanato Para Bebê: Costure Sapatinhos Para Lucrar no Inverno
Gorro de Tricô Fácil Passo a Passo: Receita Estilosa para o Inverno

Revista Artesanato
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

[Grátis]
[Grátis]