Pacote de Moldes

Pintura em Fraldas

Você é apaixonado por artigos de bebê e também por pintura em tecido? Pois saiba que é muito fácil unir as suas duas paixões. É isso mesmo, as pinturas decorativas em fraldas com temas infantis e delicados estão cada vez mais populares e elas são muito procuradas por mamães que estão montando o enxoval do seu bebê que está por vim.

Você deseja ganhar dinheiro com artesanato? Se você tem interesse em empreender no ramo artesanal, mas ainda está com dúvidas sobre qual caminho seguir, saiba que a pintura em fraldas é uma ótima alternativa para se tornar uma artesã de sucesso. É um trabalho valorizado e com toda certeza pode ser cobrado um preço justo aos seus clientes.

É importante também perceber que o mercado de artesanatos é uma ótima saída para quem precisa complemntar a renda familiar, já que é um setor que não conhece a crise financeira que o mundo capitalista atravessa. Cada vez mais o público procura por artigos personalizados e o único lugar que eles vão encontrar objetos fabricados da maneira como requisitaram é com o artesanato. Neste ramo o cliente pode ter seus pedidos atendidos de forma exclusiva com artigos produzidos diretamente para eles.

É por isso os profissionais do artesanato não conseguem enxergar a crise financeira, pois seu público não deixou de procurar por seus serviços. E no ramo de pintura em fraldas a premissa é a mesma, já que no momento de preparação do enxoval, toda mãe irá procurar por produtos feitos especialmente para seus bebês e não por artigos encontrados em grandes lojas e franquias de departamentos, onde todos encontrarão produtos fabricados em série e que acabam comprando igual

Moldes de Feltro

Quer aprender a pintar em fraldas?

A grande maioria de artesãs que se especializam em pintura em fraldas é autodidata e conseguem aprender esta técnica através de vídeos e tutoriais fornecidos através da internet. Seguindo algumas regrinhas básicas e técnicas qualquer pessoa pode aprender, mesmo para os que se dizem sem talento para o desenho ou para a pintura.

E foi com o intuito de te dar uma mãozinha para aprender a produzir mais este tipo de artesanato que preparamos este post cheio de dicas e orientações, para você não perder mais tempo e começar a botar a mão na massa.

Se você é uma artesã apaixonada por pinturas em tecido, temos certeza que após terminar de ler este tutorial sobre pintura em fraldas de tecido vai se apaixonar ainda mais. A pintura em fraldas é a tendência mais fresca em produção de enxovais e por isso nós preparamos várias dicas exclusivas para você conhecer bem a fundo todos os truques e segredos desta técnica de pintura tão linda e delicada.

Preparação do Material

Em primeiro lugar você deve se preocupar com a preparação do material que deve seguir sempre algumas regras para o resultado final do seu trabalho sair como você espera. Procure sempre usar fraldas de qualidade superior para praticar a pintura. Procure pintar sempre na faixa com o pano liso, as áreas ásperas são mais difíceis de serem pintadas, mas algumas fraldas não vêm com esta faixa lisa, sendo assim nada a impede que elas também recebam pintura.

Para fazer os riscos na fralda você pode usar o papel carbono para te auxiliar, mas tenha o cuidado de usar carbonos que não mancham. Os riscos para a pintura em fraldas servem para orientar a artesã no momento de decorar as fraldas, produzindo uma estampa ou desenho colorido e alegre, assim como deve ser todo o enxoval de um bebê.

O primeiro passo é preparar a tábua que servirá de suporte para a pintura. Diferente das outras pinturas em tecido, a fralda não pode ficar em contato direto com a cola permanente, pois ao remover o tecido da tábua o seu trabalho pode sofrer danificações, ficar torto ou puxar fios. A fralda é um tecido muito fino e frágil, então você deve usar um tecido de algodão como uma camada a mais de revestimento na tábua e depois posicionar a fralda que será pintada.

Materiais Necessários para produzir uma linda pintura em fraldas

Os materiais que você deve sempre deve ter à mão ao iniciar uma nova pintura em fraldas

  • Tábua de MDF
  • Tecido de algodão para revestir a tábua
  • Cola permanente
  • Fralda de boa qualidade
  • Riscos
  • Carbono especiais que não mancham o tecido ao transferir os riscos
  • Tintas para tecido
  • Misturinha ou Branco preparado

*Disponibilizamos a receita do branco preparado mais conhecido com misturinha branca logo abaixo. Esta mistura de várias tonalidades branca foi criação da artesã Filó Frigo, uma especialista de muito sucesso em pintura de fraldas.

Logo abaixo você também poderá conhecer o trabalho dela e acompanhar o seu processo de pintura e trabalho com este tipo de tecido tão frágil, além de toda a preparação dos materiais. Com os vídeos que selecionamos para você toda a confecção de pintura em fraldas ficará mais clara e mais fácil de reproduzir em casa.

Neste primeiro vídeo você vai entender melhor como deve ser feita a preparação de todos os materiais junto com a artesã Filó Frigo.

Outras Dicas

  • Os pinceis usados para a pintura de fraldas devem ser sempre lavados e secados ao trocar a cor usada para evitar manchas e não prejudicar a pintura.
  • Muitas artesãs que pintam fraldas usam um branco preparado, ou seja, uma tinta branca mais suave e diluída. A receita é: um frasco de tinta de tecido branco, um frasco de tinta de tecido branco metalizado e cerca de 20 a 25 ml de álcool 92 (álcool comum de limpeza).
  • Se a tinta escolhida para pintar estiver um pouco grossa, não use água diluí-la. Use sempre diluente especial de tintas.
  • Esfumace as cores com o pincel no encontro com o branco para não manchar.
  • Esta modalidade de pintura em tecido é a mais suave e delicada, então se você deseja se aventurar neste tipo de artesanato, nunca se esqueça de ter leveza e firmeza nas mãos. Esta é a nossa principal dica para você criar produtos bem feitos, com qualidade e vendáveis.
  • Para fazer os pelinhos dos bichinhos: use tons mais escuros do que os tons usados para sombrear o desenho. Faça movimentos com a mão bem em pé e desenhe os fiapos de pelo. Utilize um pincel bem fino.

Ideias Criativas de Temas de Pintura em Fralda

O universo infantil é um dos mais vasto que conhecemos. Qualquer risco ou desenho pode ser aplicado ou transformado em uma temática infantil. Você pode se inspirar em desenhos animados que estão em evidência no momento, como a Peppa Pig ou a Galinha Pintadinha bem como também buscar por pinturas baseadas em temáticas do universo Disney, como em Princesas, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Pequena Sereia e as queridinhas do momento: que são as Princesas Anna e Elsa, do filme Frozen. Quando o assunto é pinturas direcionadas aos meninos também é possível encontrar várias temáticas em filmes e desenhos, como Toy Story, Aladdin, Carros e muitos outros.

Enfim ideias criativas para os temas das suas pinturas em fraldas são alimentados diariamente e você pode encontrá-los com apenas uma zapeada pela televisão ou uma busca pela internet e descobrir quais são os temas que estão na moda naquele momento. E importante saber e conhecer quais as inspirações e ideias está fazendo mais sucesso, para não ficar para trás e também fabricar os produtos mais requisitados pelo público.

Confira os vídeos tutoriais que separamos para você

Cada vídeo abaixo irá te ensinar a produzir um tipo de desenho diferenciado. Em cada um deles você conseguirá compreender cada diferente técnica aplicada em várias situações. Temos certeza que após assistir todos os vídeos que selecionamos você facilmente já poderá se aventurar por este segmento da pintura em tecido e produzir lindos trabalhos artísticos e suaves em fraldas.

Pintura de Ursinhos

Aprenda a pintar lindos ursinhos assistindo esses vídeos da artesã Filó Frigo.

Pintura de Sapinhos

Aprenda a pintar sapinhos apaixonados, desta vez em uma fralda sem a faixa com pano liso.

Pintura de Borboletas

Aprenda a pintar borboletas com vários tamanhos diferentes.

Pintura de Letras

Aprenda a pintar e sombrear corretamente letras.

Pintura de Fraldas com Canetinhas

Não deixe de conferir outra técnica inovadora de pintura em fraldas usando canetinhas com uma aula da artesã Márcia Caires. É incrível!

Pintura de Fraldas com Estêncil

Aprenda como aplicar o estêncil em sua pintura.

Pintura de Fios de Cabelo

Aprenda como pintar um cabelo com textura e beleza.

Técnica inovadora de transferência de riscos

Aprenda a transferir os riscos do desenho para o tecido da fralda usando ferro de passar roupa.

Outras imagens para você se inspirar

A aplicação de pintura em fraldas é bastante variada, mas basta usar a criatividade e se inspirar em temas infantis universais para inventar novas maneiras de criar pinturas originais e também suas próprias técnicas de pintura. Confira outras imagens e modelos de trabalhos artísticos feitos com pintura em fraldas para ter novas ideias e testar em casa.

 

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

25 comentários

1 2 3 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Pintura em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]