PUBLICIDADES PUBLICIDADES Hoje em dia, não é difícil encontrar diversos conteúdos sobre artes manuais na internet. Mas, como as informações ficam espalhadas, não se comparam ao conteúdo de
PUBLICIDADES PUBLICIDADES Você já conhece os lindos Bonecos Articulados em EVA? PUBLICIDADES Trata-se de um tipo específico de artesanato que tem o EVA como matéria prima principal. Esse tipo de t
Planilha de cálculo de preços de artesanato
Fazer artesanato é uma atividade super divertida. Passamos horas planejando uma nova peça, pensando em que cores usar, quais materiais utilizar, entre vários outros detalhes. O trabalho também pode levar certo tempo, às vezes até vários dias. Se você faz isso por hobby, não precisa ter muitas preocupações, pode demorar quanto tempo quiser ou gastar o dinheiro que tem em orçamento. Mas, e se você estiver fazendo o seu artesanato para vender? Nesse caso, deve pensar em vários outros fatores, tais como custos, tempo de produção, estoque, vendas, etc. E algo extremamente importante que você não pode errar é com relação ao preço de venda da sua peça. Se você vender por um preço igual ou inferior ao preço de custo, vai ter prejuízo e isso vai impactar diretamente na sua atividade. Por outro lado, se você vender por um preço exageradamente alto, vai perder clientes. Por isso, você deve saber o que considerar na hora de vender seu artesanato, já que o seu custo não é só com os materiais.
O que considerar ao calcular o preço?
Existem basicamente dois tipos de custos que você tem ao fazer as suas peças: custos fixos e custos variáveis. Os custos fixos são aqueles que você sempre tem, independente de vender ou não seu produto. São eles: o valor do MEI (caso você seja formalizado), o custo com água, luz, aluguel e por aí vai.
Já os custos variáveis são aqueles que envolvem a produção de cada peça, como material, margem de lucro, impostos, valor da hora trabalhada, embalagem, dentre outros. É preciso pensar em todos os gastos que você tem e que estejam relacionados à produção da sua peça. Se você pegar um ônibus para comprar material, por exemplo, esse custo deve ser embutido no preço final da peça.
Planilha de cálculo
Você viu que é necessário considerar muitos custos ao calcular o seu preço. E deve estar pensando que a conta final deve ser muito complicada, já que muitos valores devem ser considerados.
Pensando nisso eu criei uma planilha de cálculo de preço de artesanato, que vai facilitar e muito a sua vida. Ela reúne em um só lugar tudo o que é necessário para chegar ao preço correto. E o melhor, ela faz a conta AUTOMATICAMENTE, te dando o valor final de venda! Dá para acreditar? Basta você preencher as informações e no final o preço é calculado. Tudo isso é feito de maneira super simples, sem dor de cabeça, para qualquer pessoa utilizar, até mesmo aquelas que não têm conhecimento de informática.
Para saber tudo sobre a planilha, clique na imagem abaixo.
Compartilhe onde preferir
Fernando Oliveira
Sou um apaixonado por artesanato e busco os melhores passo a passos, dicas e ideias para quem ama trabalhos manuais.Recomendados Para Você:
Comentários
52 comentários
Olá, enviei a resposta para o seu e-mail.
Abraços
Boa tarde!
Gostaria de adquirir a planilha mas não tenho cartão de crédito, como faço para comprar no boleto ou débito??
Olá, Alessandra. Temos outra forma de pagamento. Enviei essa informação para o seu e-mail. Abraços
Gostaria de saber em quantas vezes agente tem que paga
essa planilha
Olá, Eliana. Você paga uma única vez pela planilha de cálculos. Abraços