Existem alguns trabalhos manuais que a primeira vista parecem difíceis de serem feitos, mas quando você vê como fazer se da conta de como é fácil. Esse é um belo exemplo desses! Vejam que toalhi
Tecer é uma arte fantástica. Pode-se fazer vários trabalhos lindos para a casa e para você! E pode-se tecer em casa lindas peças, sem muito esforço com o Tear de pregos. Já falamos aqui sobre i
Porta copos feito no tear com pregos – passo a passo
Tecer é uma arte fantástica. Pode-se fazer vários trabalhos lindos para a casa e para você! E pode-se tecer em casa lindas peças, sem muito esforço com o Tear de pregos. Já falamos aqui sobre isso, no post aprenda vários pontos no tear com pregos, não deixe de conferir. Hoje a artesã Claudia Rizzi vai ensinar a fazer um belíssimo porta copos no tear de pregos. Se você já sabe ou está disposto a conhecer essa técnica, será muito útil.
Material Necessário
Como fazer o porta copos
1) Pegue dois fios de barbante, um roxo e um lilás (ou qualquer outra cor que deseje), e amarre as pontas uma na outra. Coloque no primeiro prego do tear, acima, e desça com os dois fios, passando para o primeiro prego embaixo, conforme a foto. Procure deixar o nó escondido para o lado de dentro do tear.
2) Continue este movimento de vai-e-vem até o último prego. Ao passar pelo último prego embaixo, passe o fio pelo primeiro prego à direita, conforme a foto acima.
3) Vire o tear, de modo a iniciar a trama pelo lado esquerdo. Da direita para a esquerda, passe a agulha alternadamente por baixo e por cima de 4 fios (observe que cada prego tem 4 fios), e lace os fios de barbante que estão à espera no lado esquerdo. Volte pelo mesmo caminho, trazendo os fios que agora passarão pelo primeiro prego à direita.
4) Continue este movimento até chegar ao último prego à direita. Corte os fios e os amarre no último prego à esquerda (foto acima).
5) Com o fio de polipropileno ou algodão, e a agulha de crochê, prenda as alças em cada prego executando “ponto correntinha”. Faça isso nos quatro lados, sempre verificando se os fios estão presos na corrente de crochê. Ao terminar, arremate e corte o fio.
6) Com a ajuda da agulha de crochê, retire o trabalho do tear, tirando alça por alça, com cuidado, até que o trabalho esteja solto o suficiente para ser retirado com as mãos.
7) Ainda com a agulha de crochê, dê o acabamento, inserindo uma alça na outra. Faça isso em toda a volta. A última alça deve ser presa à primeira, e escondida no lado do avesso.
8) Pegue o E.V.A. cortado, e ajuste com a tesoura o tamanho, de modo que não fique maior do que a peça. Arrendonde ligeiramente os cantos. Pegue o pedaço de tecido e coloque sob o E.V.A., com o avesso virado para cima. Com a cola universal, cole as bordas, conforme a foto acima.
9) Cole o avesso da peça no E.V. A. encapado, tomando cuidado para esconder todos os fios. Passe cola nos 4 lados e pressione, de modo a fixar bem. A cola dará adesão em aproximadamente 5 ou 10 minutos, mas deixe secar por cerca de 24 horas antes do uso, em local arejado, o que faz com que o cheiro da cola praticamente desapareça. E arrase com as visitas!
Artesã: Claudia Rizzi
Loja no Elo7: http://www.juntandolinhasetrapos.elo7.com.br
E-mail da loja: [email protected]
Blog Universo em Tramas: http://universoemtramas.blogspot.com
Twitter: @JLinhasetrapos
Facebook: http://www.facebook.com/jlinhasetrapos
Compartilhe onde preferir
Revista Artesanato
Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.Recomendados Para Você:
Comentários
9 comentários
Lindo demais vou começar a fazer para o dia das Mães
Adorei essa ideia, muito legal parabens para vocês
Adorei vou fazer
Muito bonito o trabalho de porta copo.
Conhecia o mesmo trabalho realizado com lã grossa , e as beiradas são cortadas ficando uma franja na toalhinha, e aplicada em um dos canto flores com feltro.
Este tipo de trabalho é bem antigo , poucas pessoas conhecem hoje.
Fica uma dica para ser colocada em prática.
Parabéns pelas publicações, são ótimas.
amei,vou fazer.
Obrigada por compartilhar.
Parabéns pelo seu blog.
Estive sem vontade de fazer nada. Aos pouco estou pegando o gostinho de novo.
Xeros