Como Fazer um Quadro de Recados com Rolhas de Vinho

Como Fazer um Quadro de Recados com Rolhas de Vinho

Nada mais prático que um quadro de recados para fixar bilhetes, lembretes importantes e recadinhos fofos, não é mesmo? Infelizmente, os murais de cortiça comprados prontos não são nada baratos. Para economizar, você pode criar um modelo super original usando rolhas de cortiça!

Se você não é muito de tomar vinho, não tem problema. Você pode conseguir as rolhas de cortiça com seus amigos e até mesmo nos restaurantes e casas de vinho da sua cidade. Quanto mais rolhas você conseguir juntar, maior pode ficar o seu quadro. Vem ver como é simples colocar essa ideia em prática!

Veja também:

Como Fazer Tapete para Banheiro com Rolhas de Cortiça

Ideia mega criativa para reutilizar rolhas de garrafas de vinho

Quadro de Recados com Rolhas

Materiais Necessários

  • Caixa ou moldura de MDF
  • Cola universal
  • Tintas coloridas PVA (opcional)
  • Rolhas de cortiça
  • Suporte para quadro ou cola para alvenaria

Dica: A quantidade de rolhas necessárias para este projeto vai depender do tamanho da caixa escolhida por você. Além de reutilizar as rolhas de vinho, é bem fácil e barato achá-las na internet.

Caso a sua peça de madeira não venha com acabamento você também vai precisar de:

  • Tinta branca PVA
  • Pincel
  • Lixa para madeira
  • Verniz em spray

Passo a Passo

Prepare a moldura

1. Caso a sua peça de madeira não venha com acabamento, comece pintando-a para dar um ar moderno ao quadro de recados. Primeiro aplique uma demão de tinta, deixe secar e lixe. Aplique mais uma ou duas demãos para cobrir bem a peça. Deixe secar e finalize com verniz caso desejar.

Cole as rolhas

2. Depois, cole as rolhas de cortiça no quadro, na posição vertical. Aplique a cola na base e na junção das rolhas para que a colagem fique mais resistente.

3. Caso deseje dar um ar mais alegre ao seu mural de cortiça, ou deixá-lo mais parecido com o seu ambiente, pinte as pontas das rolhas com tintas de cores variadas.

Dica: Nesse projeto foi usado branco, azul, amarelo e rosa. Mas deixar as rolhas ao natural, principalmente aquelas manchadas de vinho, deixa um aspecto rústico que também é um charme. 

Instale os suportes

4. Depois que a cola e a tinta estiverem secas, é hora de pendurar o quadro. Instale os suportes para quadro no verso da moldura usando um martelo e pequenos preguinhos. Se preferir, cole a moldura direto na parede usando cola para alvenaria.

Viu como esse passo a passo é simples e rápido? Lembre-se de deixar por perto papéis, caneta e muitas tachinhas coloridas para usar em seu mural de recados!

Você também pode fazer o seu quadro de recados em formatos diferentes e utilizando outros tipos de base, como a moldura de um espelho velho, por exemplo. A prioridade é aproveitar o que você já tem em casa!

Quer ver mais ideias e tutoriais de artesanato? Então siga a página da Revista Artesanato no Facebook e fique por dentro das melhores dicas!

Imagens: A Beautiful Mess

Veja também:

9 Ideias de Artesanato com Tampinha de Garrafa – Passo a Passo

16 Ideias de Artesanato com Cano PVC

Mariana Barbosa
21 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*