Está procurando uma receita de colete de crochê feminino fácil? Então você chegou ao lugar certo!
Sim, como sabemos que essa é uma peça versátil, elegante e que está super em alta, trouxemos várias receitas de crochê grátis para você criar o seu colete totalmente personalizado ou, ainda, produzir essa peça para vender.
Vale dizer, inclusive, que ao longo deste conteúdo teremos ideias de colete em crochê para iniciantes também. Dessa forma, mesmo aquelas pessoas que estão dando os primeiros passos nessa técnica, poderão criar uma peça com perfeição.
Portanto, continue acompanhando este post para conferir não apenas uma receita de colete de crochê feminino fácil, mas várias. Vamos lá?
6 modelos de receita de colete de crochê feminino fácil + 2 passo a passos em vídeo
Antes de começarmos a apresentar cada receita de crochê grátis e os tutoriais em vídeo, é importante dizer que você encontrará ideias diversas de peças, desde colete de crochê inverno até opções para os dias quentes do ano.
Agora sim, vamos às receitas!
1. Colete em crochê: passo a passo simples
Primeiramente, temos um tutorial em vídeo, retirado do canal Professor Neddy Ghusmam, que ensina a fazer um colete de crochê bem simples, mas que pode garantir looks descolados ou elegantes. Depende de como você combiná-lo com as suas roupas.
2. Colete em crochê com gola: passo a passo
Aqui, temos um passo a passo que ensina a fazer um colete colorido e com uma linda gola. Você com certeza vai amar! Ele foi retirado do canal Well Crochê.
3. Colete trançado
Agora vamos dar início às receitas!
Aqui, temos um colete fechado, ou seja, ele não tem aberturas. Portanto, essa peça é ideal para se proteger do frio ou até mesmo para ser usada como uma blusa.
Abaixo, você confere a receita desse modelo de colete, retirada do site Círculo, e que dará origem a uma peça tamanho M.
Pontos utilizados
- corr.: correntinha
- p.bx.: ponto baixíssimo
- p.b.: ponto baixo
- p.a.: ponto alto
- p.a.r.d.: ponto alto em relevo pegando pela frente do p. da carr. anterior
- p.a.r.a.: ponto alto em relevo pegando por trás do p. da carr. anterior
- 6 p.a.t.r.d.: 6 pontos altos triplos em relevo pegando pela frente do p. da carr. anterior, cruzados de 3 em 3.
Execução
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Costas
Use a ag. de crochê de 3,5mm e o fio Amiga na cor amêndoa e inicie a peça pela barra com um cordão de 50 corr., sobre este cordão trab. acompanhando o diag. 1 o p. de rep. e o molde. À 40cm de comprimento desde o início forme as cavas rem. de cada lado da peça 5 pts. (1 v.). À 55cm de comprimento desde o início rem. o fio e reserve a peça.
Frente
Use a ag. de crochê de 3,5mm e o fio Amiga na cor amêndoa e inicie a peça pela barra com um cordão de 50 corr., sobre este cordão trab. acompanhando o diag. 1 o p. de rep. e o molde. À 40cm de comprimento desde o início forme as cavas e o decote, divida o trab. ao meio e trab. cada lado separadamente. Para a cava rem. 5 pts. (1 v.) e do lado de cada parte do decote 1 p. (10 v.). À 55cm de comprimento desde o início rem. o fio e reserve a peça.
Montagem e acabamento
Use a ag. de tapeçaria e o fio Amiga na cor amêndoa e feche as laterais (40cm), deixando a abertura das cavas (15cm). Feche os ombros (7cm). Retorne a ag. de crochê de 3,5mm e o fio Amiga na cor amêndoa e trab. ao redor do decote 3 carr. de p.b. e ao redor das cavas 2 carr. de p.b.. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx..
4. Colete aberto estiloso
Aqui já temos um colete aberto e muito estiloso! Dá para criar looks diversos com ele, desde os mais casuais até os mais elegantes.
Confira a receita desse colete, retirada do site Círculo, e que dará origem a uma peça tamanho 38/40.
Pontos utilizados
- corr.: correntinha
- p. a. duplo.: ponto alto duplo
- p.b.: ponto baixo
- p.a.: ponto alto
- p. fantasia
- alça
Costas
Barra – Faça uma corr. de 10 p. mais 1 corr. para virar e trabalhe em p. b., pegue o p. somente na alça de trás do p. da carr. anterior para formar o canelado. A 38 cm do início do trabalho rem.. Trabalhe em um dos lados maiores da barra em p. fantasia seguindo o gráfico, repita de * a * (12 v.). A 50 cm do início do trabalho rem..
Frente direita
Barra – Faça uma corr. de 10 p. mais 1 corr. para virar e trabalhe em p. b., pegue o p. somente na alça de trás do p. da carr., anterior para formar o canelado. A 26 cm do início do trabalho rem.. Trabalhe em um dos lados maiores da barra em p. fantasia seguindo o gráfico, repita de * a * (8 v.). A 50 cm do início do trabalho rem..
Frente Esquerda
Mesmo trabalho da frente direita ao contrário.
Acabamento
Costure os ombros. Costure os lados em 21 cm de cada lado das costuras dos ombros. Faça a toda a volta das cavas, ao longo das frentes e decote das costas uma carr. em p. b. e rem..
5. Colete longo
Na sequência, temos um colete que tem uma proposta bem semelhante ao kimono de crochê, uma vez que é bem longo. Você gosta desse modelo?
Confira abaixo a receita desse colete, tamanho M, retirada do site Círculo.
Pontos utilizados
- corr.: correntinha
- p.b.: ponto baixo
- p.a.: ponto alto
- 4 p.a.f.j.: 4 pontos altos fechados juntos no mesmo p. de base
- p. fantasia
Execução
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Colete
Trab. frente dir., frente esq. e costas de uma só vez. Use o fio Liza Moda na cor concha e ag. de crochê de 3,0 mm, inicie a peça pela barra parte das costas. Trab. um cordão de 90 corr., sobre este cordão trab. no p. fantasia (16 mot.) acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.. por 12 carr.. Na carr. seg. dê início as partes da frente dir. e frente esq. aum. de cada lado um cordão de 42 corr., sendo mais (7 mot.) de cada lado, total de (30 mot.) prossiga no p. fantasia (diag. 1). À 78 cm de comp. do início da parte das costas trab. cada lado separadamente da seg. maneira: 7 mot. (frente dir.), 16 mot. (costas), 7 mot. (frente esq.). Cont. das costas: Prossiga no p. fantasia (16 mot. – diag. 1). À 96 cm de comp. rem. o fio. Cont. frente dir.: Prossiga no p. fantasia (7 mot. – diag. 1). À 75 cm de comp. dê inicio ao decote, rem. no dir. da peça 2 mot.. À 82 cm de comp. do início rem. o ombro com 5 mot., deixando uma sobra do fio de aprox. (25 cm). Transpasse este fio na ag. de tapeçaria e una os ombros (13 cm), deixando a abertura da cava de (18 cm). Cont. frente esq.: Igual à dir., invertendo o lado do arremate do decote. Obs.: A parte das costas tem um comp. maior que as partes das frentes dir. e esq.. Bico de acabamento: Trab. ao redor de toda a peça uma carr. de p.b..
6. Colete aberto médio
Agora temos um colete intermediário: nem muito curto, nem muito longo. Que tal?
Veja a seguir a receita desse colete estiloso, tamanho 38/40, retirada do site Círculo.
Pontos utilizados
- corr.: correntinha
- p.b.: ponto baixo
- p.a.: ponto alto
- p. fantasia
Execução
Frente e costas – São trabalhadas juntas. Faça uma corr. de 193 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1. A 18 cm do início trabalhe o p. fantasia seguindo o gráfico nº 2. A 27 cm do início trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1. A 40 cm do início do trabalho para as cavas divida o trabalho do seguinte modo: 37 p. para a frente direita, deixe de fazer 18 p. para a cava direita, 83 p. para as costas, deixe de fazer 18 p. para a cava esquerda e 37 p. para a frente esquerda, trabalhe cada parte separadamente. Costas – Continue em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1. A 60 cm do início do trabalho rem.. Frente direita – Retome os p. da frente direita e continue em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1. A 42 cm do início do trabalho para o decote deixe de fazer à direita (lado oposto da cava) em cada carr.: 2 p. (6 v.) e 1 p. (9 v.). A 60 cm do início do trabalho rem..
Montagem
Costure os ombros. Faça a toda volta das cavas 3 carr. de p.b. e rem.. Faça ao longo das frentes, decote frente e costas e parte inferior do colete, 3 carr. em p.b. e rem..
7. Colete esportivo
Se você gosta de sair com looks esportivos, então o modelo abaixo é perfeito. Isso porque ele conta com um capuz super estiloso.
Na receita abaixo, retirada do site Bazar Horizonte, você aprende a fazer esse colete com capuz no tamanho P/M .
Execução
Inicie com o anel mágico, suba com 6 corr e trabalhe dentro do anel (1 p.a., 3 corr) 8 vezes; termine todas as carr com p.bxmo na 3a corr inicial.
2a carr: 3 corr, 3 p.a. na alça seguinte, 4 p.a. em cada das demais alças.
3a carr: 5 corr, pule 1 p.a., *1 p.a. no p.a. seguinte, 2 corr, pule 1 p.a.*. Repita nesta e em todas as outras carr aquilo que estiver entre * *.
4a carr No espaço seguinte faça (1 p.bxmo, 5 corr, 1 p.a.); em todos os demais espaços trabalhe 1 V (= 1 p.a., 2 corr, 1 p.a.).
5a carr: 7corr, *1 p.a. entre 2 V, 4 corr*.
6a carr: Na próxima alça faça (1 p.bxmo, 3 corr, 1 p.a., 2 corr, 2 p.a.); em todas as outras alças trabalhe (2 p.a., 2 corr, 2 p.a.).
7a carr: 1 p.bxmo no p.a. seguinte, no intervalo faça (1 p.bxmo, 3 corr, 2 p.a., 3 corr, 3 p.a.); em todos os outros intervalos trabalhe (3 p.a., 3 corr, 3 p.a.).
8a carr: Trabalhe p.bxmo até chegar na alcinha seguinte e faça ali 1 p.b., *7 corr, 1 p.b. na próxima alcinha*.
9a carr: Na próxima alça faça (1 p.bxmo, 3 corr, 8 p.a.); nas demais alças trabalhe 9 p.a..
10a carr: 3 corr, 1 p.a. em cada dos próximos 7 p.a., *2 p.a. no p.a. seguinte, 1 p.a. em cada dos próximos 8 p.a.*.
11a carr: A partir desta carr começa a formação das cavas. Serão 2 carr não circulares, trabalhando apenas sobre 38 p.a. – 3 corr, 1 p.a. em cada dos 38 p.a. seguintes; volte.
12a carr: 3 corr, 1 p.a. em cada dos 38 próximos p.a.; volte.
13a carr: A partir desta, as carr voltam a ser circulares – 3 corr, 1 p.a. em cada dos 38 p.a., 54 corr, pule 24 p.a., 1 p.a. em cada dos 93 p.a. seguintes 54 corr; feche com p.bxmo na 3a corr inicial. Confira se sobraram 24 p.a..
14a carr: 3 corr, (1 p.a. em cada p.a. seguinte, 1 p.a. em cada corr) 2 vezes.
Trabalhe mais 3 carr sem aumento e depois faça os aumentos conforme mostra o gráfico.
Forme o capuz.
Terminada a última carr do capuz, dobre-o ao meio na altura e feche a parte superior com 1 carr de p.bxmo pelo avesso.
Acabamento
Passe 1 carr de p.a. em vota de toda a peça.
Cordão
Faça 23 cm de corr e volte com p.bxmo. Prenda 1 cordão em cada lado do colete a 26 cm do início do capuz.
8. Colete para inverno
Por fim, temos um colete de crochê feminino para inverno. Ele é ótimo para se agasalhar e também para criar looks bem elegantes, inclusive para o trabalho.
Confira abaixo a receita desse colete, retirada do site Bazar Horizonte
Costas
Faça 91 corr., mais 3 corr. para subir a carr. e trab. em p. fantasia. A 57 cm desde o início, arremate.
Frente
Trab. igual as costas.
Montagem e acabamento
Costure 11 cm de cada lado para os ombros e 34 cm para as laterais, deixando 23 cm abertos para as cavas.
Prenda o fio com p.bx. na barra, 1 corr. para subir a carr. e trab. 1 carr. de p.b. ao redor.
E então, o que você achou de cada receita de colete de crochê feminino fácil que trouxemos neste conteúdo? Gostou?
Mas não pense que acabou! Aqui no nosso blog você aprender a fazer outras peças em crochê também, como o cropped de crochê, para diversificar o seu guarda-roupa ou vender para as suas clientes!
Conte-nos que outras peças você deseja aprender a fazer por aqui e aproveite para entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram. Lá, você receberá com exclusividades todas as informações do mundo do artesanato. Esperamos você!