Pacote de Moldes

Como Fazer Macramê: Suporte para Plantas Simples e Lindo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Suporte para plantas de macramê

Você sabe como fazer macramê? Essa técnica milenar consiste basicamente em um trabalho de fios e nós.

Não é preciso máquina ou qualquer outra ferramenta para produzi-la, basta colocar as suas mãos para trabalhar! Por isso mesmo ela é bem acessível e pode ser feita por pessoas que não tenham muita experiência. 

PUBLICIDADE

Hoje vamos falar especialmente do suporte para vasos de plantas de macramê.

Por isso separamos um passo a passo incrível e simples, com apenas dois tipos de nós, para você começar a sua produção agora mesmo. Confira!

Veja também:
Macramê: Guia Absolutamente Completo para Iniciantes
Aprenda Como Fazer Lindos Painéis de Macramê Para Decorar a Casa

Suporte para vasos de plantas em Macramê

Quer aprender ou aperfeiçoar a técnica do macramê e ainda deixar a sua casa ainda mais bela com plantas penduradas do teto? Então você precisa aprender esse passo a passo!

Você vai precisar de:

  • Cordão de algodão cru de 3mm
  • Suporte argola
  • Tesoura

Passo a passo

1. Corte 8 pedaços longos do cordão de algodão cru. Você deve escolher qual tamanho é ideal para o seu vaso – quanto maior ele for, maiores devem ser as tiras – e para a altura em que ele será pendurado

2. Depois de ter cortados as tiras do cordão, passe-as pelo suporte argola. Elas devem ser dobradas na argola em seu ponto médio. Assim você terá 16 tiras de tamanhos iguais penduradas na argola.

3. Agora você deve prender essas tiras com um nó embrulhado. É bem simples de fazer! Leia as instruções e acompanhe nas imagens abaixo para aprender.

  • Você precisará cortar um outro pedaço de tira do seu cordão para amarrar as tiras que já estão na argola. 
  • Assim que estiver com essa nova tira cortada, dobre-a formando um laço apontado para baixo. A parte maior da tira ficará para a direita e a menor para a esquerda. 
  • Enrole a parte longa ao redor do seu próprio laço e das tiras que estão na argola.
  • Quando estiver satisfeito(a) com o comprimento do que você já enrolou, passe essa mesma tira longa, utilizada para enrolar, pelo laço que está na parte inferior. 
  • Puxe a parte curta da tira para apertar o nó. Prenda as partes curta e longa da tira o mais próximo do nó e corte o que sobrou.

4. Agora vamos trançar os fios! Divida os 16 fios em quatro grupos de 4 tiras. 

5. Utilizaremos o nó quadrado para esse trabalho. Serão tecidos dois nós quadrados em cada um desses quatro grupos. 

6. Com uma fita métrica, marque a posição em que será feito os nós. 

7. Cada grupo de quatro fios precisa ser separado em: duas tiras externas, que serão usadas para amarrar os nós, e em duas tiras centrais, nas quais os nós serão amarrados.

8. Agora aprenda a fazer o nó quadrado nas instruções e imagens a seguir:

  • Coloque a tira esquerda por cima dos cordões centrais e por baixo da tira da direita.
  • Passe o fio direito por baixo dos cabos centrais e por cima da tira da esquerda. Puxe para apertar, alinhando o nó com o lugar que você marcou.
  • Repita o processo na direção oposta: coloque a tira direita por cima das tiras centrais e por baixo da tira da direita. Passe a tira esquerda por baixo das tiras centrais e por cima da tira da direita. Puxe para apertar. 

O seu nó quadrado está formado! Agora repita o processo para criar dois nós quadrados.

9. Repita o passo a passo acima em todos os outros grupos de 4 fios. Deverá ficar assim:

10. Agora repetiremos os processos das instruções 8 para termos mais uma fileira de nós quadrados. A diferença é que agora formaremos novos grupos de 4 tiras. 

11. Pegue dois grupos de 4 tiras que estão um do lado do outro. Depois pegue duas tiras de um – uma central e uma da direita – e duas tiras do outro – uma central e uma da esquerda. 

12. Marque o lugar em que você deseja que fique o novo nó. A distância deve ser observada em relação ao nó já criado.

13. Faça dois nós quadrados, como no passo a passo 8, em cada um dos novos grupos de 4 fios.  

14. Nesse momento do trabalho, o seu macramê estará se formando em um tubo. Por isso você precisa virá-lo para fazer o nó no último grupo de 4 fios.

15. Para finalizar o seu suporte de vaso de plantas, você precisará amarrar todos os fios em um nó final. Meça onde você o fará, considerando a distância da última fileira de nós quadrados. Prenda todos os fios e puxe-os para apertar e fazer um nó, como na imagem abaixo.

Agora basta colocar o seu vaso de plantas nesse suporte incrível de macramê e escolher o local em que irá pendurá-lo! Veja como ele fica lindo!

Com o macramê você pode produzir diversos itens, como roupa de cama, mesa e banho, itens decorativos e até mesmo um suporte para vasos de plantas.

Agora que você já sabe como fazer macramê e esse lindo suporte de vaso de plantas, é hora de ir além e investir em outras peças também. O que acha?

Conta pra gente o que achou desse passo a passo.

Veja também:
Como Fazer Macramê para Suporte de Plantas: Passo a Passo
Artesanato com Corda de Sisal: 29 Ideias para Decorar sua Casa

PUBLICIDADE

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email