Pacote de Moldes

Como Traduzir Receita de Amigurumi de Forma Simples

A maravilhosa técnica japonesa que dá origem a bichinhos de crochê já dominou o Brasil! E você, provavelmente, deve pesquisar diariamente várias ideias e, até mesmo, alguma receita de amigurumi na internet.

Essa arte já caiu no gosto da criançada e é uma ótima forma de aumentar a renda mensal. 

Onde encontrar receitas de amigurumi?

Infelizmente, nem sempre é possível encontrar todas as receitas em português. Muitas delas costumam estar no inglês ou, às vezes, no espanhol, o que dificulta a compreensão e a execução do trabalho.

Pensando em solucionar esse problema, criamos este artigo para te ajudar a traduzir, de forma simples e prática, os comandos de qualquer receita de amigurumi que estiver em outra língua. Assim, você conseguirá produzir lindos amigurumis sem que um ou outro idioma te atrapalhe! Confira!

Moldes de Feltro
Receita de amigurumi
seleções.com

Veja também:
9 Receitas de Bichinhos de Amigurumi
6 apostilas de amigurumi

Antes, aprenda como ler uma receita de amigurumi

Você, provavelmente, já sabe como se lê uma receita de amigurumi em português, não é? Isso é fundamental para que você consiga dar o próximo passo, que é traduzir receitas em outros idiomas. 

Mas podemos refrescar a sua memória com algumas questões:

1. Toda receita de amigurumi é escrita por carreiras. A indicação da carreira poderá ser em números cardinais (1,2,3, etc.), números ordinais (1º, 2º, 3º, etc.) ou pode ser escrita da seguinte forma: “1carr” (carreira) ou “1v” (volta).

2. A segunda indicação na receita costuma ser o tipo e a quantidade de pontos que terá cada carreira. O nome dos pontos sempre vem de forma abreviada. Ex.: 6pb (6 pontos baixos), 10pa (10 pontos altos), etc. 

3. A terceira e última indicação na receita diz respeito à quantidade de pontos feitos em toda a carreira. Geralmente esse número fica entre parênteses seguido pela abreviação de “pontos” (pts). 

Deu pra refrescar a mente? Se você ainda continua com alguma dúvida, acesse o nosso artigo em que ensinamos a ler receitas de amigurumi. 

Como traduzir receita de amigurumi: dicas e tradução dos pontos

Agora sim podemos passar para a etapa da tradução das receitas de amigurumi, certo? Então vamos à primeira dica!

1. Cuidado com o Google Tradutor

O Google Tradutor pode te ajudar bastante na hora de traduzir uma receita, principalmente aqueles textos explicativos (“como posicionar os olhos”, “como fazer costura”, etc.). 

Porém é muito importante ficar atento(a) a um detalhe: essa ferramenta costuma apresentar erros nas traduções das siglas e dos nomes dos pontos, dizendo se tratar de um ponto quando na verdade é outro, ou, até mesmo, mostrando nomes que nem existem. Isso, obviamente, compromete o trabalho. 

Portanto é desejável que a receita em si seja traduzida manualmente. Assim, confira sempre a tradução do nome e/ou da abreviação de cada ponto na tabela que você encontrará logo abaixo. 

2. Traduza a receita de amigurumi inteira antes de começar a crochetar

Traduzir a receita inteira, de uma só vez, é mais prático e correto do que fazer uma tradução linha por linha, aos poucos. Isso porque podem haver partes mais complexas de se traduzir do que outras, o que pode tirar a sua atenção ou, até mesmo, fazer com que você desanime do trabalho quando já estiver começado a peça. Por isso traduza tudo antes.

3. Verifique a quantidade de pontos ao final de cada carreira

Na maioria das receitas em outra língua, a quantidade de pontos de cada carreira também costuma aparecer ao final da fileira, assim como nas nossas. Isso é ótimo e pode te ajudar a verificar se você está fazendo a tradução correta. 

Então utilize esses números, que geralmente aparecem entre parênteses (como já falamos), como uma espécie de guia. 

4. Consulte o Youtube ou Google

Se acontecer de aparecer algum ponto na sua receita que não esteja traduzido aqui, nas tabelas que vamos te mostrar, então você pode jogar a sigla ou o nome do ponto seguido da palavra “crochet” no campo de pesquisas do Youtube ou do Google.Provavelmente aparecerão vídeos (Youtube) ou tutoriais com imagens (Google) da execução desse ponto. Isso, com certeza, vai te ajudar a executar o seu!

5. Abreviações dos pontos e de termos

Agora é hora de você conhecer as traduções dos pontos em inglês e espanhol. 

Atenção: Verifique sempre se o site é dos Estados Unidos ou da Europa para saber qual tabela utilizar, inglês americano ou britânico.

Atenção 2: Verifique sempre se o site é da Espanha ou da América Latina para saber qual tabela utilizar, se a do espanhol – Espanha ou espanhol – América. 

Nome e Sigla do PontoNome e Sigla em Inglês AmericanoNome e Sigla em Inglês BritânicoNome em Espanhol – AméricaNome em Espanhol – Espanha
Ponto (Pt)Stitch (St)Stitch (St)Punto Punto
Correntinha (Corr)Chain (Ch)Chain (Ch)Cadena Cadeneta
Ponto Baixíssimo (Pbx)Slip Stitch (Sl St)Single Crochet (Sc)Punto CorridoPunto Raso/Punto Enano
Ponto Baixo (Pb)Single Crochet (Sc)Double Crochet (Dc)Medio PuntoPunto Bajo
Meio Ponto Alto (Mpa)Half Double Crochet (Hdc)Half Treble Crochet (Htr)Media VaretaPunto Alto Medio
Ponto Alto (Pa)Double Crochet (Dc)Treble Crochet (Tr)VaretaPunto Alto
Ponto Alto Duplo (Pad)Treble Crochet (Tr)Double Treble Crochet (Dtr)Vareta DoblePunto Alto Doble
Aumento (Aum)Increase (Inc)Increase (Inc)
Diminuição (Dim)Decrease (Dec)Decrease (Dec)
Receita de amigurumi
Istockphoto.com

Existem, ainda, alguns termos muito comuns nas receitas e que é muito importante você saber traduzi-los. Veja só!

PortuguêsInglêsEspanhol
CarreiraRowVuelta
RepitaRepeatVolver a tomar
Em voltaAround
VoltaRnd- Round
PularSkip
VezesTimes
PróximoNextPróximo
Laçar a linhaYarn Over
Anel RingAnillo
AgulhaHookAguja

Viu como é fácil? Com o passar do tempo você nem vai precisar mais da tabela para ler uma receita de amigurumi, pois, com a prática, o nome e as abreviações dos pontos nas outras línguas já ficarão gravados na sua memória. 

Prefere utilizar tabelas americanas ou britânicas? Conte pra gente nos comentários!

Veja também:
Chaveiros de Amigurumi: 3 Receitas para Baixar Gratuitamente
19 Receitas de Amigurumi para Baixar Gratuitamente

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Amigurumi Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]