Pacote de Moldes

Transforme Lâmpadas em Vasos para Varanda – Passo a Passo



decoração com lâmpadas velhas para varanda

Lâmpadas antigas podem se transformar em lindos vasos para dar um toque especial à sua varanda, veja como fazer o seus em 4 passos.

As lâmpadas incandescentes foram proibidas de ser fabricadas e comercializadas no Brasil desde 30 de agosto de 2016. O motivo alegado é sua ineficiência energética, produzindo pouca luz em relação aos kilowatts hora que gastam.

A saída é ir substituindo, gradualmente, suas lâmpadas incandescentes por outras alternativas mais econômicas, como lâmpadas de led ou fluorescentes, conforme as que você tem em casa forem queimando.

Moldes de Feltro

Mas qual destinação final dar a estes velhos bulbos de vidro transparente, com curvas tão charmosas? A dica é reutilizá-los de uma forma bastante criativa. Você pode criar lindos vasinhos de plantas que ficam perfeitos em varandas e nos demais ambientes abertos cheios de luz, assim você aproveita melhor o brilho e transparência desses objetos.

Nesta postagem, além de aprender como fazer isso facilmente, confira diversas maneiras de utilizar as lâmpadas velhas em sua varanda, deixando-a com um efeito surpreendente.

Veja também:

Como reciclar lâmpadas fazendo um enfeite para quarto infantil

Artesanato em Vidro – As 20 Melhores Ideias Que Você Já Viu

Vasinhos de Lâmpadas Passo a Passo

Materiais Necessários

  • Lâmpadas incandescentes queimadas (todas que tiver em casa)
  • Luvas de proteção
  • Alicate de ponta fina
  • Chave de fenda (para alargar o orifício de metal no topo da lâmpada)
  • Água potável
  • Flor natural (de haste média)
  • Suporte para o vasinho (argola – de metal ou de papelão, base com pedriscos, arame ou barbante)

Passo a Passo

decoração com lâmpadas - vasinhos decorativos

Passo 1:

Com delicadeza, use o alicate de ponta fina para retirar a parte da lâmpada que faz contato com o “soquete”. Cuidado para não amassar a rosca de alumínio.

Passo 2:

Use uma chave de fenda, ou chave “allen”, como na ilustração, e alargue um pouquinho o orifício, sem deixar o filamento da lâmpada entrar muito para o fundo.

Passo 3:

Retire o filamento com ajuda do alicate. Coloque água e uma bonita flor no vasinho.

Passo 4:

Para deixar seu vasinho em pé, não é preciso construir esta elaborada armação de arame, a maneira mais fácil de fazer isso é apoiar seu vasinho em uma argola e usá-lo sobre uma bancada, banco ou mesa.

Vasinhos de lâmpada

Além dessa ideia, também existem outras formas de expor o vasinho de lâmpada em sua varanda, confira logo abaixo.

Como Apoiar o Vasinho de Lâmpada

1. Preso à parede

Use um arame fino preso ao bocal para pendurar o seu vasinho na parede.

vasinho decorativo com lâmpada

2. Pendurado nas outras plantas

Além de pendurar na parede, você também pode criar conjuntinhos de vasos e pendurá-los nas plantas já existentes – desde que sejam fortes o suficiente para suportar o peso dos novos vasinhos.

Vasinhos suspensos

3. Teto e pergolados

Você também pode criar conjuntos com plantas aquáticas e afixar os arames no teto e em outros suportes altos, como em grades e pergolados. Para dar mais volume, a ideia é criar cachos com os vasinhos, como estes da foto abaixo.

Vasinhos suspensos com lâmpadas

Observe que os vasinhos não precisam ser todos do mesmo tamanho e nem estarem na mesma altura.

4. Sobre a terra ou pedriscos

Outra alternativa é apoiar seu vaso, cuidadosamente, em montinhos de pedra ou de terra, assim como na foto abaixo. Mas atenção, essa ideia funcionada melhor para varandas cobertas e com pouca corrente de ar.

5. Sobre um cinzeiro

A imaginação e a criatividade não têm limites. Neste caso, um cinzeiro de cristal foi usado para apoiar o vaso. Convenhamos, bem melhor este novo uso do cinzeiro, não é mesmo?

Vasinho de lâmpada para mesa

6. Em um varal de arame

A ideia aqui é pendurar os vasinhos em um fio de arame. Veja só o belo efeito que a transparência e o brilho das lâmpadas, em conjunto com o colorido das flores, deu a esta varanda.

Vasinhos suspensos - lâmpadas usadas

7. No jardim vertical

Você também pode usar os vasinhos de lâmpadas para incrementar jardins verticais. Pensa no quanto elas ficariam lindas em meio aos vasos de samambaias desse jardim.

Se você gostou de saber como aproveitar a decoração com lâmpadas na área externa, não perca mais tempo: junte os materiais necessários e comece agora mesmo a deixar a varanda da sua casa ainda mais bonita e aconchegante.

Texto cedido por: Viva Decora

Veja também:

17 Ideias de Decoração com Reciclagem – Tudo Passo a Passo

Pote de Vidro Decorado com Glitter – Descubra como Fazer!

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

5 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Jardinagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email