Como Decorar Garrafas de Vidro Passo a Passo

Você sabe como decorar garrafas de vidro? Existem várias formas de dar vida nova às garrafas vazias, e um dos métodos mais simples e eficazes de se fazer isso é através da aplicação de tinta para artesanato.

Já ensinamos aqui no blog como pintar garrafas de vidro com o método tradicional, que inclui a aplicação de primer para vidros – uma espécie de fundo preparador, e de duas ou três demãos de tinta para artesanato.

A artesã Bárbara, da Madame B Flor, trouxe pra gente uma técnica de visual mais incrementado, mas de execução tão simples a ponto de qualquer pessoa conseguir fazer. Aprenda com ela como decorar garrafas de vidro com respingos de tinta e com gravuras divertidas – dessas que você encontra na internet.

Moldes de Feltro

Interessou? Então continue com a gente e veja todas as instruções para renovar os recipientes de vidro que você tem em casa.

Veja também:

Pote de Vidro Decorado Para Lembrancinha

Como Pintar Vidros de Conserva – 5 Técnicas Incríveis

Como Decorar Garrafas de Vidro

Link do vídeo no YouTube: Garrafas de Vidro

Materiais Necessários

  • Cola branca extra
  • Tinta PVA nas cores: marfim, azul celeste e rosa chá
  • Verniz acrílico fosco
  • Gravuras divertidas (impressas no papel couchê 175 g)
  • Pincel de cerdas macias (nº 22 ou 24)
  • Escova de dentes
  • Primer para metais e vidros
  • Cola 3 D nas cores branco perolado e prata
  • Garrafa de vidro limpa e sem rótulo (veja como tirar o rótulo de vidro)
  • Removedor de esmalte e papel para fazer a limpeza final.

Passo a Passo

Passo 1. Prepare a garrafa

Com o pincel, aplique uma fina camada de primer por toda a garrafa. Manuseie o pincel sempre no mesmo sentido para não deixar marcas. Deixe o primer secar por 3 a 4 horas.

Você sabia? O primer melhora a fixação e a durabilidade da tinta.

Passo 2. Aplique a tinta

Passe a tinta PVA por toda a garrafa; faça movimentos contínuos, sempre no mesmo sentido. Deixe a tinta secar e aplique a segunda camada para que o vidro fique com uma cobertura perfeita.

Passo 3. Faça o efeito chuvisco

Agora pegue a sua escova de dentes velha, umedeça na tinta azul, retire o excesso de produto em um papel toalha e faça vários chuviscos por toda a garrafa. Repita esse processo com a tinta rosa: carregue as cerdas da escova com pouca tinta e aplique sobre os espaços que tenham ficado em branco.

Dica: Para fazer os chuviscos é necessário passar o dedo nas cerdas da escova por várias vezes para “espirrar” delicadamente a tinta. 

Passo 4. Cole a gravura

Passe cola branca no verso do papel e aplique-o na garrafa. Alise com a ajuda de um pano para tirar as rugas. Aguarde cerca de 40 minutos para a cola secar.

Passo 5. Proteja a peça

Para proteger a pintura e a gravura contra possíveis danos, aplique o verniz em pouca quantidade e por toda a peça, sempre na mesma direção. Espere o produto secar antes de ir para o próximo passo.

Passo 6. Cuide dos detalhes

Limpe as sujeiras de tinta (do fundo e do interior da garrafa) com o papel umedecido no removedor de esmaltes. Para dar brilho à peça, faça alguns pontos de luz sobre a gravura usando a cola 3D.

como decorar garrafas de vidro - garrafas prontas

Depois de seguir esses passos você terá como resultado uma garrafa lindíssima para decorar a casa ou para dar de presente. Passe essa técnica pra frente, compartilhe esse post nas redes sociais e mostre para seus amigos como decorar garrafas de vidro com as as maravilhosas dicas da Bárbara.

Veja também:

Como Fazer Lata Decorada com Pintura Lousa

Artesanato com Garrafas de Vidro – 16 Ideias Sensacionais

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

5 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:









Artesanato em vidro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email