Como Fazer Boneca de Fuxico Passo a Passo

bonecas-de-fuxico-passo-a-passo

Como muita gente já sabe, as bonecas de pano podem ser confeccionadas com técnicas variadas, e uma delas é o fuxico. Para fazer a boneca de fuxico, além de não ser necessário ter prática com artesanato, também não é preciso usar máquina de costura. Os pontos são feitos à mão, e o processo de confecção é bem simples e rápido.

Para fazer esse tipo de boneca, além de vontade de criar, são necessários alguns simples materiais, como retalhos de tecido, linha e agulha. Continue com a gente para ver a lista completa de materiais e o passo a passo para fazer uma encantadora boneca de fuxico.

Veja também:

5 Usos Inesperados e Fantásticos Para Flores de Fuxico

Como fazer Papai Noel de fuxico

O que é fuxico?

Esse artesanato é feito com círculos alinhavados, e resulta em peças que lembram flores de tecido. Essas flores podem ser de vários tamanhos, tudo vai depender da circunferência do círculo utilizado.

Usos do fuxico

Quando as flores de fuxico são emendadas umas às outras, elas formam uma trama que serve para fazer bolsa, colcha de cama e outros acessórios. O fuxico também pode ser usado para decorar camisetas, toalhas e outras peças. O fuxico também serve de base para a produção de bonecos e bichinhos variados.

Modelos

Além do fuxico simples, também existem outros modelos mais trabalhados. Alguns têm muitas dobras, enchimento e outros complementos, como é o caso da flor de fuxico almofadada e da orquídea de fuxico. Esses são apenas alguns exemplos, pois esse universo é cheio de possibilidades.

Como aprender diferentes técnicas

Se você deseja aprender técnicas diferenciadas e todos os segredos para um bom acabamento, clique aqui para aprender a fazer 15 modelos de flores de fuxico passo a passo.

Agora que você já sabe o que é fuxico e já está por dentro de algumas possibilidades de uso desse artesanato, convidamos você a aprender a confeccionar a bonequinha usando essa técnica que nós tanto amamos.

Como Fazer Boneca de Fuxico

bonecas-de-fuxico-passo-a-passo

Materiais Necessários

  • Tecido cru e tecido estampado
  • Linha e agulha
  • Lã na cor desejada
  • Mini flor de papel ou tecido
  • Lese ou fita rendada
  • Strass adesivado
  • Pinça de ponta fina
  • Fita de cetim fina
  • Arroz
  • Tesoura
  • Régua
  • Copo e bowl para molde
  • Caneta
  • Fibra acrílica

Corpinho

Passo 1. Vire o tecido do lado avesso e risque um círculo de 16,5 cm de diâmetro. Se quiser pode usar um prato ou tigela como molde.

Passo 2. Recorte o tecido e alinhave. Depois, puxe a linha para franzir um pouco.

Passo 3. Coloque dentro do fuxico 3 punhados de arroz, ele servirá para encher o fuxico e deixar a bonequinha de pé.

Passo 4. Puxe a linha por completo e faça o arremate.

Cabeça

Passo 5. Usando um copo, risque um círculo de 8 cm no verso do tecido. Corte o círculo e alinhave.

Passo 6. Coloque o enchimento acrílico e faça o arremate.

Cabelo

Passo 7. Para fazer o cabelo da boneca, enrole a lã várias vezes em um copo. Quando estiver de acordo com o seu gosto, retire a lã com cuidado e reserve.

Montagem da boneca

Passo 8. Costure a cabeça ao corpinho, faça vários pontos até a costura ficar firme. Finalize e corte a linha.

Passo 9. Centralize o cabelo e costure-o dando alguns pontos na parte central. Depois, arrume-o com as mãos e costure-o nas laterais, mais ou menos na altura onde seriam as orelhas da boneca. Ao fazer isso, o cabelo ficará devidamente preso e acompanhará o formato do rosto da boneca.

Acabamento

10. Alinhave um pedaço de renda ou lese. Costure esse detalhe no corpinho e faça o arremate.

11. Decore o cabelo da bonequinha com fitas de cetim, faça um lacinho de cada lado.

12. Coloque uma mini flor no cabelo da boneca e faça os olhos com o strass adesivo.

Essas foram as nossas dicas para fazer uma boneca de fuxico tão linda quanto as peças da foto. Para ver mais detalhes sobre a confecção dessa peça, assista ao vídeo abaixo.

Boneca de Fuxico – Tutorial em Vídeo

Link do vídeo no YouTube: How to make Textil Doll

Viu como é simples fazer lindas bonecas de fuxico? Por conta da facilidade, esse trabalho em tecido é ideal para iniciantes.

Deixe um comentário contando pra gente o que você achou desse artesanato. E se você deseja aprender ainda mais, conheça a o Curso de Fuxico e descubra todos os segredos para fazer 15 modelos de flores passo a passo.

Veja também:

Flores de Fuxico – Ideias Lindas e Criativas

3 Modelos de Flores de Tecido Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

18 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



[wp_bannerize group="caixas-mdf-lat" categories="1120,1121"] [wp_bannerize group="moldes-lat" categories="1112,1117,1118,1122,1147"] [wp_bannerize group="saboaria-lat" categories="1154"] [wp_bannerize group="pintura-lat2" categories="1148,1149"] [wp_bannerize group="encadernacao-lat" categories="1113,1114,1115,1116,1119,1123,1124,1125,1126,1127,1480,1128,1129,1130,1131,1479,1134,1136,1137,1138,1139,1141,1142,1143,1144,1145,1151,1153"]



Artesanato com Fuxico Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]