Como Fazer uma Mochila Saco [Costura para Iniciantes]

mochila saco infantil

A mochila saco é ideal para as atividades ao ar livre. Por ser leve e compacta, é perfeita para a prática de esportes. Além disso, esse tipo de bolsa favorece bastante quem faz longas caminhadas e precisa levar apenas o essencial. Para as crianças, a mochila saco é sinônimo de praticidade, pois armazena o lanche, o casaco, a água e até o filtro solar, ou seja, tudo o que a criança precisa levar para os passeios durante o dia.

Agora que você já sabe todas as funcionalidades desse modelo de mochila, o que você acha da ideia de aprender a fazê-la em casa? É isso mesmo que você leu, vamos mostrar como costurar uma mochila saco, um acessório que adultos e crianças usam e aprovam. Se você gostou da ideia, fique com a gente para ver esse passo que é perfeito para quem está dando os primeiros passos na costura.

Veja também:

Moldes de Feltro

19 Truques e Dicas de Costura que Você Deveria Saber

Qual a Melhor Máquina de Costura Doméstica?

Como Costurar uma Mochila Saco

Materiais Necessários

materiais para fazer a mochila

  • Tecido de poliéster: uma peça com 95,8 cm x 34,2 cm e duas peças com 7 cm x 4,5 cm (você também pode usar tecido de algodão ou tecido revestido)
  • Corda sintética ou de algodão 
  • Ferramentas: máquina de costura doméstica, linha, lápis ou caneta, régua, tesouras, alfinetes.
  • Esquema da bolsa em PDF

Passo a Passo

1. Pegue um dos tecidos pequenos, dobre-o ao meio (com os lados direito juntos), e passe a costura a 1 cm da borda. Vire o retângulo e passe a costura nas duas extremidades. Repita esses passos no segundo retalho de tecido.

Dica: No esquema você encontra todas as marcações de dobra e de costura. 

passe a costura

2. Seguindo o esquema da mochila, marque com a caneta: as margens laterais, o espaço para o bolso do cordão, os pontos onde ficarão os suportes da alça e também o centro da bolsa.

bainha no tecido

3. Faça a bainha dos dois lados do tecido, apenas no sentido do comprimento: dobre as bordas do tecido, alfinete e passe a costura reta.

Dica: se desejar, passe o ferro morno para marcar e facilitar a costura; mas tome cuidado com a temperatura, pois se o ferro estiver muito quente pode derreter e danificar os tecidos sintéticos.  

4. Dobre o saco ao meio deixando o avesso do tecido virado para fora. Alinhe as partes. Pregue, caso esteja usando tecido de poliéster ou tecido revestido; alfinete, caso esteja usando tecido de algodão.

alinhe o tecido dobrado

5. Dobre o suporte da alça ao meio e posicione-o entre as duas camadas de tecido, leve em conta as marcações feitas anteriormente. A  dobra deve ficar para o lado de dentro, exatamente na posição mostrada na foto. Faça a mesma coisa do outro lado do saco.

costure sem chegar ao topo

6. Costure uma linha reta, de baixo para cima, pare quando faltar 6,0 cm para chegar na borda superior. Essa parte ficará reservada para fazer o bolso do cordão. Repita o mesmo processo no outro lado.

7. Vire o saco para o lado direito e passe a costura de acabamento, sem unir as partes. Esse acabamento é bem similar à costura feita em zíper. Repita do outro lado do saco.

8. Para fazer o acabamento, dobre 1 cm de tecido no topo do saco, vinque e costure um lado por vez.

faca o bolso para passar o cordao

9. Agora dobre o tecido novamente até a marcação de baixo. Costure ao longo dessa linha para criar o bolso. Não feche as laterais, pois precisamos das aberturas livres para passar o cordão. 

insira a corda

10. Com a mochila virada para o lado certo, prenda um alfinete na ponta do cordão e passe-o por dentro do túnel até completar a volta. Faça o mesmo com a outra corda, mas começando pelo outro lado (nesse projeto foram usadas cordas de duas cores diferentes apenas para que você possa entender como elas foram colocadas juntas na bolsa).

11. Para finalizar, passe as pontas das cordas por dentro dos suportes e dê dois nós para prendê-las. Queime as pontas levemente para evitar que desfiem.

mochila saco finalizada

Depois é só franzir para ver como ficou o seu mais novo projeto de costura. Quando finalizada, essa mochila saco fica com 44,0 cm x 31,0 cm, podendo sofrer pequena variação.

Como você viu, costurar uma mochila é bem mais simples do que você poderia imaginar, não é verdade? Deixe um comentário e conte pra gente o que você achou desse passo a passo para fazer a sua própria mochila saco.

E se você deseja aprender mais sobre costura em tecido, está na hora de entrar para o Curso de Bolsas Descoladas e Descomplicadas. Você vai aprender a costurar zíper, criar bolsos, instalar alças, fazer quilt e colocar forro. Clique aqui para saber mais.

Veja também:

Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Imagens: craftpassion

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]