Como Fazer Pano de Bandeja com Bainha Cruzada ou Bainha do 8

Como Fazer Pano de Bandeja com Bainha Cruzada ou Bainha do 8

Se você acompanha o artesanato há um bom tempo, com certeza já ouviu falar da técnica de costura Bainha cruzada ou Bainha do 8. Mas se você não a conhece, saiba que essa é uma técnica bem antiga, que transforma panos simples e sem graças em lindas peças de artesanato para decorar a sua casa, apenas desfiando alguns fios do tecido. Depois de fazer o trabalho em todo tecido, você ainda pode decorar sua peças com lindas imagens, que podem combinar com seus utensílios de cozinha e com seu gosto pessoal.

Muitas pessoas quando olham para a arte, imaginam que a técnica deve ser bastante complicada e que só os artesãos mais experientes conseguem executar. Mas é ai que essas pessoas se enganam, já que a bainha cruzada é um trabalho simples de ser executado, bonito e que ainda encanta muita gente.

Para você aprender a como fazer um pano de bandeja com bainha cruzada, a Revista Artesanato preparou um passo a passo super especial com a ajuda da Aparecida Heil, que é artesã e professora de artesanato há mais de 20 anos. Ela vai te ensinar em detalhes como fazer um pano de bandeja com Bainha Cruzada ou Bainha do 8, como também é conhecida a técnica.

Você precisará apenas de linha, tesoura, agulha sem ponta, tecido canhamo, pincel e cola. Veja o passo a passo completo no vídeo a seguir.

Aula em vídeo

Acompanhe a aula passo a passo em vídeo. Se quiser, também pode ver diretamente no YouTube através desse link – www.youtube.com/watch?v=YRFwswL3414

E ai, aprendeu como fazer pano de bandeja com a bainha cruzada? Agora você pode aplicar a técnica em panos diversos, desde toalhas de mesa à panos de prato. A decoração da sua casa vai ficar show! E o melhor, com peças feitas por você!

Continue nos acompanhando e até mais!

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

46 Comentários
  • Aurora Elisa Caballero

    Adorei a aula. É um ponto fácil de fazer e fica muito lindo. Obrigada.

  • Adorei a técnica. Mas, fiquei com uma dúvida de como fazer o acabamento da linha, como fixar a linha vermelha no início e no final de trabalho. Parece, no vídeo que ela fica solta, pega dois fio e passa por baixo rodando por outros dois. E a ponta que fica? Como firmá-la?

[Grátis]
[Grátis]