Como Fazer Roupas em 5 Passos Simples

Quando você vai a uma loja de roupas sempre pensa que conseguiria fazer algumas daquelas peças, mas não sabe por onde começar? Com organização e paciência é possível costurar diversos modelos. Leia este post até o fim e veja como fazer roupas.

As vantagens de fazer suas próprias roupas são várias, dentre elas, economizar e conseguir peças que fiquem com um bom caimento no seu corpo.

Para começar, escolha modelos simples como as saias retas e godês. Depois, separe os materiais necessários e tenha atenção a cada etapa da confecção da peça. Desse modo, costurar se tornará uma atividade prazerosa e logo será possível fazer roupas de modelos mais elaborados.

Veja também:

Moldes de Feltro

Como Fazer Saia Infantil com Babados – Aprenda Já

Como Costurar Leggings para Bebês

1. Separe os Materiais Necessários

Monte um kit com os materiais básicos de costura. São eles: tesoura, alfinetes, giz de alfaiate, agulhas para máquina e para costura à mão, fita métrica, papel para riscar moldes e desmanchador de pontos.

Separe o tecido de sua preferência e a linha que ficar melhor nele. Neste início, prefira tecidos mais firmes como os de algodão. Veja oito dicas imperdíveis para organizar o ateliê.

2. Escolha os Moldes ou Tire as Medidas

Você pode utilizar moldes prontos ou fazer os seus. Para isto, será necessário obter algumas medidas, de acordo com a peça que será costurada.

Uma saia reta é confeccionada com a medida da cintura, do quadril e do comprimento desejado. Uma godê pode ser feita apenas com o tamanho da cintura e do comprimento. Camisas precisam de outras medidas como as do busto, braço, ombro, entre outras, dependendo do modelo.

3. Risque o Molde no Tecido

Com o molde nas mãos, chegou o momento de fazer a transferência para o tecido, utilizando o giz de alfaiate. A maior parte das roupas deve ser confeccionada no sentido do fio, ou seja, paralelamente à ourela, que é aquela parte da extremidade do tecido que geralmente é de uma cor diferente ou tem alguns furinhos.

4. Faça o Corte

Depois de riscar o molde, corte o tecido deixando margens para a costura que podem ser de 1 cm nas laterais e de 4 cm na barra. Utilize uma tesoura de boa qualidade e que seja destinada apenas a essa finalidade – não corte outro tipo de material com ela para não danificá-la. Coloque alfinetes para unir as partes que serão costuradas ou alinhave, para facilitar o seu trabalho no próximo passo.

5. Costure

Invista um tempo para conhecer sua máquina de costura. Se você não tem máquina, aprenda aqui a fazer cinco pontos à mão. Antes de costurar a peça, faça um teste com um retalho do mesmo tecido e veja se a tensão da linha e a largura do ponto da máquina estão ideais.

O tecido não deve franzir, nem os pontos podem ficar soltos. Se o resultado não estiver bom, utilize o desmanchador de pontos e recomece. O segredo para uma costura bem feita é o treino.

Agora que você já sabe como fazer roupas, comece a costurar peças para você e sua família. Com o tempo, será possível também garantir uma renda extra com a venda dos modelos confeccionados. Deixe um comentário e compartilhe conosco que tipo de peça você quer fazer primeiro!

Veja também:

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Compartilhe onde preferir

Fernanda Vasconcelos

Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.




Comentários

2 comentários

  • Marcia Bernadete dos Reis Assis Silva diz:

    Amei, sempre tive vontade de confeccionar minhas roupas, mas me falta coragem, pois não conheço tecidos certos p cada peça, mas continua sendo um sonho, tanto que comprei uma máquina e já fiz até umas toalhinhas p bebê….

  • Mariana Barbosa diz:

    Olá, Márcia. Não desista de aprender a costurar novas peças. Aqui você encontra vários tutoriais com indicação dos diferentes tipos de tecido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]