Como Fazer Roupas em 5 Passos Simples

Quando você vai a uma loja de roupas sempre pensa que conseguiria fazer algumas daquelas peças, mas não sabe por onde começar? Com organização e paciência é possível costurar diversos modelos. Leia este post até o fim e veja como fazer roupas.

As vantagens de fazer suas próprias roupas são várias, dentre elas, economizar e conseguir peças que fiquem com um bom caimento no seu corpo.

Para começar, escolha modelos simples como as saias retas e godês. Depois, separe os materiais necessários e tenha atenção a cada etapa da confecção da peça. Desse modo, costurar se tornará uma atividade prazerosa e logo será possível fazer roupas de modelos mais elaborados.

Veja também:

Como Fazer Saia Infantil com Babados – Aprenda Já

Como Costurar Leggings para Bebês

1. Separe os Materiais Necessários

Monte um kit com os materiais básicos de costura. São eles: tesoura, alfinetes, giz de alfaiate, agulhas para máquina e para costura à mão, fita métrica, papel para riscar moldes e desmanchador de pontos.

Separe o tecido de sua preferência e a linha que ficar melhor nele. Neste início, prefira tecidos mais firmes como os de algodão. Veja oito dicas imperdíveis para organizar o ateliê.

2. Escolha os Moldes ou Tire as Medidas

Você pode utilizar moldes prontos ou fazer os seus. Para isto, será necessário obter algumas medidas, de acordo com a peça que será costurada.

Uma saia reta é confeccionada com a medida da cintura, do quadril e do comprimento desejado. Uma godê pode ser feita apenas com o tamanho da cintura e do comprimento. Camisas precisam de outras medidas como as do busto, braço, ombro, entre outras, dependendo do modelo.

3. Risque o Molde no Tecido

Com o molde nas mãos, chegou o momento de fazer a transferência para o tecido, utilizando o giz de alfaiate. A maior parte das roupas deve ser confeccionada no sentido do fio, ou seja, paralelamente à ourela, que é aquela parte da extremidade do tecido que geralmente é de uma cor diferente ou tem alguns furinhos.

4. Faça o Corte

Depois de riscar o molde, corte o tecido deixando margens para a costura que podem ser de 1 cm nas laterais e de 4 cm na barra. Utilize uma tesoura de boa qualidade e que seja destinada apenas a essa finalidade – não corte outro tipo de material com ela para não danificá-la. Coloque alfinetes para unir as partes que serão costuradas ou alinhave, para facilitar o seu trabalho no próximo passo.

5. Costure

Invista um tempo para conhecer sua máquina de costura. Se você não tem máquina, aprenda aqui a fazer cinco pontos à mão. Antes de costurar a peça, faça um teste com um retalho do mesmo tecido e veja se a tensão da linha e a largura do ponto da máquina estão ideais.

O tecido não deve franzir, nem os pontos podem ficar soltos. Se o resultado não estiver bom, utilize o desmanchador de pontos e recomece. O segredo para uma costura bem feita é o treino.

Agora que você já sabe como fazer roupas, comece a costurar peças para você e sua família. Com o tempo, será possível também garantir uma renda extra com a venda dos modelos confeccionados. Deixe um comentário e compartilhe conosco que tipo de peça você quer fazer primeiro!

Veja também:

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Compartilhe onde preferir

Fernanda Vasconcelos

Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]