PUBLICIDADES PUBLICIDADES Antes de provar os alimentos, a primeira impressão que nós temos das refeições é através da visão e do olfato. Por isso mesmo é que dizem que a apresentação de uma
PUBLICIDADES PUBLICIDADES Quantas vezes você já não ficou louca(o) com os sapatos espalhados pela casa? E parou para pensar em como faz falta um cantinho para guardá-los, já que, muitas vezes, no
8 Dicas Imperdíveis para Organizar o Ateliê
O ateliê é aquele cantinho agradável onde podemos nos refugiar no mundo da arte. Porém, em meio às atividades do dia a dia, nem sempre sobra muito tempo para organizar o ateliê.
Por isso, reunimos aqui oito dicas imperdíveis para manter tudo em ordem nesse espaço e ainda garantir um espaço tão bonito quanto às peças que são produzidas nele. As dicas servem tanto se seu ateliê é um grande espaço, quanto se for aquele cantinho na sala ou no quarto.
Com carinho, é possível transformar o seu espaço num lugar agradável de trabalhar e inspirador. Vamos começar a organização?
1. Bancada livre, organização na certa
Fonte: inspiracjewmoimmieszkaniu
Ficar arrastando seus materiais de um lado para outro da bancada a fim de encontrar espaço para trabalhar é sinônimo de perda de tempo e também de desperdício de materiais, que podem acabar parando no lixo com todo esse arrasta e puxa.
Deixe, sempre que possível, a bancada livre ou apenas com instrumentos de trabalho mais pesados que são usados com frequência, como a máquina de costura. Aprenda aqui a fazer uma capa para sua máquina.
2. Invista em prateleiras
Fonte: Iheart Organizing
As prateleiras são uma opção econômica para organizar o ateliê, pois se encaixam em qualquer espaço. Com MDF ou tábua de pinos pode-se criar prateleiras resistentes. Em madeireiras, é possível comprar estes materiais já cortados no tamanho necessário.
3. Tudo à mão
Fonte: Something Turquoise
A chapa de Eucatex com furinhos é uma opção prática e econômica para manter os materiais mais utilizados no ateliê sempre à mão e sem ocupar o espaço da bancada. Instale a chapa na parede e encaixe ganchinhos para pendurar tesouras, réguas, pincéis e prateleiras para guardar caixas organizadoras.
Dica: você encontra essas placas já prontas em madeireiras. Procure por placa de Eucatex furada. Elas vem cruas, basta pintar da cor desejada.
4. Onde guardar os tecidos?
Fonte: Thinking Closet
A cena é recorrente: você sai para comprar apenas um tecido e volta com bem mais do que planejou. A dúvida também é comum: onde guardar tudo isso?
O ideal é que os tecidos fiquem acomodados de maneira que seja fácil enxergá-los para montar as combinações. Uma sugestão funcional é envolvê-los em retângulos de papelão para que fiquem firmes e dobrados de maneira uniforme.
Pendurar os tecidos em cabides para calça também é uma opção. Mas, se o espaço que você tem disponível é uma gaveta, pendure os tecidos em aros de pastas suspensas, aquelas usadas para arquivar documentos.
5. Caixa organizadora
Fonte: Houseful of Handmade
Reaproveite caixas de papelão que iriam para o lixo para fazer organizadores de vários tamanhos. Encape as caixas com tecido, papel ou adesivo. Você pode também colocar divisórias dentro delas para guardar peças miúdas, como botões e miçangas.
6. Canos de PVC e as mil e uma utilidades
Fonte: Sowdering About
Os canos de PVC têm mais utilidades do que levar água para a sua casa. Com eles, é possível fazer suportes para organizar as fitas de cetim e as fitas adesivas. Os canos de diâmetro maior podem ser usados como porta-trecos para tesouras e pincéis.
7. Linhas organizadas
Fonte: Mur Mur Shop
Manter as linhas e bobinas organizadas por cor facilita muito o dia a dia no ateliê. Com uma caixa de papelão, palitos de churrasco e cola quente, é possível fazer um prático porta carretéis.
8. Porta alfinetes
Fonte: Hometalk
Alfinetes bem guardados são garantia não apenas de organização, mas também de segurança. Reaproveite um vidro de conserva para guardá-los e na tampa cole um tecido, coloque um enchimento e faça um porta-alfinetes novinho! Veja aqui o passo a passo de um outro modelo de porta alfinetes.
Organizar o ateliê economiza tempo e traz harmonia para o trabalho. Se você gostou das dicas, deixe um comentário!
Compartilhe onde preferir
Fernanda Vasconcelos
Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.Recomendados Para Você:
Comentários
54 comentários
Ótimas dicas para organização um capricho. Vou usar algumas para ficar mais organizada.
Gostaria muito de ter um ateliê tão lindo e maravilhoso é que sou artesã e fico encantada com tudo que é arte ..Obrigada
Ótima dicas! Vou por em prática ?
Tudo muito util, gostei muito das sugestões sobre a organização do nosso cantinho. Veio no momento certo para mim.
Bom dia amei eu tenho o meu cantinho tenho porta tintas que suporta mais de 100 vidros, tenho um armário para colocar meus panos de prato feitos e para fazer , só não tenho porta linhas e nem porta tecidos e envies como faço para adiquir ?