Como Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

pintura-em-tecido-ursinhos

A pintura é uma das mais antigas artes da humanidade, já foi usada para registrar acontecimentos diversos e até para ilustrar os jornais numa época em que não existia máquina fotográfica. Com o tempo, a pintura passou a ser usada em tecidos, na pintura de telas, panos e camisetas.

Sabendo do quando a pintura está presente em nossas vidas, organizamos esse post para mostrar que é super possível ganhar dinheiro com Pintura em Tecido. Nas próximas linhas vamos revelar:

  • o que é pintura em tecido;
  • quais os principais benefícios desse artesanato;
  • quais modelos de pintura que as pessoas mais gostam;
  • quais materiais você precisa para começar;
  • quais peças você pode pintar;
  • onde você pode vender seus trabalhos;
  • como aprender a pintar de maneira profissional.

Se você gostou do assunto, continue lendo esse artigo para ver cada detalhe.

Veja também: Ideias Para Ganhar Dinheiro com Artesanato

O que é Pintura em Tecido?

pintura-em-tecido-orquideas

Pintar é aplicar no tecido várias camadas de tinta com o objetivo de produzir um desenho único. Quando um pano de prato, uma fronha ou qualquer outra peça é pintada, ela é rapidamente valorizada, fica mais bonita e tem o seu valor de venda triplicado.

Assim, um simples pano muda completamente após receber um desenho. Se antes ele custava R$ 10,00, passa então a valer R$ 30,00 ou mais, como é o caso dos panos de prato, peça que está no topo das mais vendidas.

Aprenda o Método Simples Para Pintar Qualquer Flor, Fruta, Boneca ou Bichinho de Maneira Realista e Linda. Clique Aqui Para Mais Informações.

As pinturas feitas no tecido podem ser de vários temas: paisagens, bichos, flores e frutas, festividades e outros. A técnica utilizada e o tema escolhido vai depender do estilo do artesão e do gosto do cliente.

Veja mais: Pintura em Tecido Para Iniciantes

3 Principais Benefícios da Pintura em Tecido

Você já deve saber que a pintura em tecido tem muitas vantagens, mas se você nunca pensou em fazer uma lista delas, nós fizemos para você. Veja só…

1. Trabalho satisfatório

Ser artesão é fazer os seus próprios horários e trabalhar com o que verdadeiramente gosta, sem cobranças; com autonomia e flexibilidade total de horário. Trabalhar com pintura em tecido é acordar e fazer arte todos os dias, é ser feliz e deixar a vida das pessoas mais colorida. Ter essa profissão é ter qualidade de vida, é escolher quantas horas trabalhar para poder se dedicar à família.

2. Atividade muito relaxante

Além de ser possível ganhar dinheiro com pintura em tecido, não podíamos deixar de falar do efeito calmante dessa atividade tão usada como terapia por muitas pessoas. Mesmo quem não deseja fazer artesanato para vender, tem descoberto que a pintura em tecido funciona para relaxar, sendo assim uma atividade ideal para se desligar dos problemas e deixar a criatividade fluir.

3. Artesanato de baixo investimento

Apesar das peças pintadas poderem ter o seu valor triplicado, não podemos deixar de falar que a pintura em tecido é um artesanato acessível, os materiais são baratos e fáceis de achar. Os panos lisos são muito conta, ainda mais se comprados no atacado. A tintas duram muito, são usadas na criação de várias peças.

6 Modelos de Pintura em Tecido Mais Amados

Com tintas para tecido e pincéis apropriados é possível pintar de tudo um pouco: rostos, paisagens, nomes, flores, frutas, animais e muito mais. Apesar de tantas possibilidades, existem alguns modelos de pintura que fazem mais sucesso, e nós fazemos questão que você saiba quais são eles. Essa dica é ideal para quem  está começando a pintar.

1. Flores

pintura-de-rosa-em-tecido

As pinturas de flores são bastante delicadas, ótimas para personalizar toalhas e outros objetos mais românticos. Das flores, a rosa é a que está no topo da lista das pinturas mais requisitadas. Para conseguir um aspecto realista na hora de pintar a rosa, é preciso saber aplicar bem os contrastes de luz e sombra, tudo para que ela não fique com aquela aparência de “repolho”. Com o uso das técnicas certas a rosa no tecido fica deslumbrante.

Veja também: Como pintar rosa em tecido – passo a passo

2. Frutas

pintura-em-tecido-taca-de-licor-e-frutas

A pintura de frutas é um verdadeiro clássico, sendo a preferida de muitos artesãos que gostam de peças mais tradicionais. Esse tema é muito usado para enfeitar jogos de cozinha, panos de prato, forros de mesa e jogos americanos.

Aprenda o Método Simples Para Pintar Qualquer Flor, Fruta, Boneca ou Bichinho de Maneira Realista e Linda. Clique Aqui Para Mais Informações.

Veja também: Como Pintar Frutas em Tecido

3. Stencil

pintura-em-tecido-com-estencil

A pintura com stencil é uma técnica fácil e acessível a todos, ótima para quem não sabe pintar à mão livre. Essa técnica consiste em aplicar a tinta sobre um molde vazado, fazendo então leves batidinhas com o pincel. Conforme a tinta vai sendo aplicada no molde, o desenho vai se formado no tecido.

Veja: Pintura em Tecido com Stencil Passo a Passo

4. Country

pintura-em-tecido-vaquinha

A pintura country é um estilo que está muito em alta. Algumas características dessa técnica são: uso de tintas em tons pastéis, sombreamento e pespontos. Os pespontos são aqueles tracinhos que imitam a costura e dá o maior charme à pintura. O stencil também é muito usado para compor a pintura country.

5. Infantil

pintura-em-tecido-ursinhos

A pintura com temas infantis é um encanto, pode decorar fraldas de pano, toalhas de boca, babadores e enxovais completos de bebê. Os ursinhos, as bonequinhas, os brinquedos e os bichinhos safári são os desenhos mais usados nas peças feitas para esse público.

Veja mais: Pintura em Fraldas

6. Animais

pintura-em-tecido-animais-da-fazenda

Os bichinhos alegres e divertidos que todo mundo ama, como os da fazenda, são ótimos para enfeitar panos de prato, puxa-sacos, capas de botijão e muito mais! Esse é um dos temas que as pessoas mais amam para ter na decoração da cozinha.

Aprenda o Método Simples Para Pintar Qualquer Flor, Fruta, Boneca ou Bichinho de Maneira Realista e Linda. Clique Aqui Para Mais Informações.

Além desses temas, há uma infinidade de outros que você pode explorar. Assim como tem artesã especializada na pintura de fraldas, há também quem goste de pintar apenas flores e frutas, o que é super normal. Cada artesão, com o tempo, forma um estilo próprio a partir de suas preferencias.

Materiais Básicos Para Começar

Os materiais para começar a pintar em tecido são bem simples e fáceis de encontrar em papelarias e lojas de artesanato. Mas, se na sua cidade não tem boas lojas desse segmento, aproveite a variedade de lojas online para comprar tudo que você precisa sem nem precisar sair de casa.

Tecido

Para começar a pintar você precisa ter algumas peças lisas, como toalhas, fraldas e camisetas. Dê preferência para toalhas do tipo pinta e borda, pois elas já vêm com a faixa para aplicar a arte.

toalha-pinta-e-borda

Imagem: www.sacariaourobranco.com.br

Placa de Eucatex ou MDF

Essa placa de madeira serve para fixar o tecido, deve ser usada junto com a cola permanente.

chapa-de-eucatex-para-pintura

Imagem: www.palletsdepaulla.com.br

Pincéis

Para cada tipo de pintura em tecido são usados diferentes tipos de pincéis. Para o estêncil, por exemplo, você pode usar os pincéis da série 803, chamados de pituá. Já para a pintura country, os pincéis da série 325, 308, 444 e 427 são alguns mais usados. Para pintar rosa em tecido, pode-se usar os pincéis da série 803, números 4 e 8, e da série 151, número 4. 

pinceis-para-pintura-em-tecido

Imagem: www.armarinhosaojose.com.br

Tintas

Além de tintas para tecido em cores variadas, toda artesã precisa ter sobre a mesa um potinho de clareador, que serve para suavizar a tinta, e outro de diluente, que serve para deixar as cores com uma tonalidade pastel. Tenha também um prato para colocar as porções de tinta, além de um copo com água e um pano de limpeza para lavar e secar os pincéis.

tintas-para-tecido

Imagem: budiin.24sata.hr

Riscos

Os riscos são indispensáveis para a pintura em tecido. Uma das maneiras mais comuns de transferir o risco para o tecido é usando o papel carbono, lápis e fita crepe. Quando você for fazer algum curso de pintura, o ideal é que você tenha acesso aos riscos das aulas, assim ficará mais fácil colocar em prática tudo o que você aprendeu.

 

47-riscos-pintura

Todos os itens que listamos acima são fundamentais para você começar a pintar verdadeiras obras de arte. Além desses materiais básicos, com o tempo você também poderá se aventurar criando barrados em tecido e bicos de crochê para valorizar ainda mais os seus panos de prato. Também poderá usar outros materiais, com stencil, caneta para tecido, cola dimensional, e tudo que há de novo no mercado para pintura em tecido.

Veja também: 8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciantes

Quais Peças Você Pode Pintar

pintura-em-tecido-garrafa-e-frutas

Muita gente acha que pintura em tecido só serve para decorar panos de prato, mas a verdade é que as possibilidades não se esgotam por aí. Quem pinta tem em suas mãos a possibilidade de criar objetos lindos e personalizados, desses de deixar qualquer pessoa deslumbrada.

Veja na lista abaixo alguns objetos que podem ser transformados com a pintura artística:

  • Panos de prato
  • Fraldas
  • Enxoval para bebê
  • Caminhos de mesa
  • Fronhas
  • Toalhas
  • Camisetas
  • Kits de cozinha
  • Cortinas
  • Ecobags
  • Telas pintadas.

Importante

Viu só, com a arte da pintura em tecido você pode desenvolver peças para vários nichos: infantil, presentes e lembranças, cama, mesa e banho, decoração e vestuário. Escolha um nicho para trabalhar e comece já a ganhar dinheiro com pintura em tecido.

4 Formas de Vender Seu Artesanato

Agora que você já sabe quais as pinturas fazem mais sucesso e quais tipos de peça você pode fazer para vender, chegou a hora de descobrir onde vender os seus produtos acabados. Afinal, o que é bonito tem que ser mostrado, não é mesmo?

1. Venda direta (amigos, parentes, boca a boca)

Todo artesão sabe que uma das melhores propagandas para o seu artesanato é o boca a boca. Não importa de onde ele irá começar, a alma do negócio será sempre a divulgação entre as pessoas. Por isso, comece a mostrar e divulgar o seu trabalho para todos os seus amigos e familiares. Eles serão os responsáveis por transmitir que você é a pessoa indicada para confeccionar determinado produto.

Aprenda o Método Simples Para Pintar Qualquer Flor, Fruta, Boneca ou Bichinho de Maneira Realista e Linda. Clique Aqui Para Mais Informações.

Veja abaixo duas ferramentas indispensáveis para que o boca a boca gere melhores resultados.

Cartão de visitas

Tenha sempre em mãos o seu cartão de visitas, com o nome da sua marca e todos os seus contatos. Deixe alguns cartões com parentes e amigos. Assim, quando surgir uma oportunidade, eles poderão indicar o seu produto.

Perfil nas redes sociais

É muito importante ter um perfil nas redes sociais para mostrar o seu trabalho às pessoas. Hoje em dia, o modo mais fácil de entrar em contato várias pessoas é através da internet.

2.    Consignação em lojas

Vender os seus produtos em lojas físicas que já estão bem estabelecidas no mercado é uma ótima maneira de alcançar o público fiel daquele estabelecimento, sem falar que você poderá conseguir novos clientes e compradores para o seu produto. Na consignação, o proprietário do estabelecimento recebe uma comissão pelos serviços de venda e de exposição do seu produto. Caso a mercadoria consignada não seja vendida, o artesão a recebe de volta.

3.    Feiras de artesanato

Participar de feiras de artesanato é uma ótima maneira de fazer contatos e vender as peças que você pintou, sejam panos de prato, telas, camisetas, cortinas, toalhas, enxovais e outros.  As feiras costumam acontecer uma vez por semana ou anualmente, como é o caso das feiras maiores que costumam acontecer em galpões e parques de exposições.

4.    Internet

A internet é um ótimo meio para comercializar o seu artesanato. Através dela você pode alcançar um número enorme de pessoas sem precisar sair de casa. Confira abaixo alguns sites interessantes nos quais você pode vender o seu artesanato:

  • Elo7

O Elo7 (www.elo7.com.br) é um marketplace, ou seja, é uma loja virtual em que vários artesãos vendem todo tipo de produto. Qualquer pessoa pode vender artesanato no Elo7, e o custo para iniciar uma loja é zero. Isso mesmo, você não paga nada para cadastrar os produtos, só paga para o site uma comissão sobre as vendas. Essa opção de loja é ideal para iniciantes.

  • Mercado Livre

Fundado em 1999, o Mercado Livre é a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina, conta com mais de 100 milhões de usuários cadastrados. Hoje em dia, faz parte da lista dos 50 sites mais visitados do mundo.

Qualquer pessoa pode comercializar produtos através no Mercado Livre, sem complicações e pagando preços acessíveis. Mas, antes de optar por essa forma de venda, pesquise bastante sobre os valores cobrados pelas transações, sistema de vendas, política e regras de uso.

Importante

Independente do modo que você escolher para vender o seu artesanato, lembre-se de sempre oferecer um produto de qualidade aos seus clientes. Além disso, leve em conta as preferências do seu público e calcule corretamente o preço de venda para não ter prejuízos.

Como Aprender a Pintar em Tecido

pintura-em-tecido-menina-com-gatinho

Com cada vez mais pessoas usando a internet, tem crescido bastante a oferta de cursos online, como é o caso da Escola de Pintura, que tem feito muito sucesso desde o seu lançamento. Nessa plataforma o aluno pode assistir a mais de 40 projetos de pintura passo a passo, pode conferir dicas, baixar os riscos e muito mais.

Ou seja, esse é o mais completo curso de pintura em tecido de todos os tempos. Ele é o único que oferece tudo o que você precisa saber para se tornar uma expert nessa linda arte. Clique no botão abaixo e inscreva-se para desfrutar de 7 dias de acesso grátis.

 

botao-informacoes-curso1

 

As melhores profissionais da área

A Escola de Pintura levará para dentro da sua casa, ou onde você estiver, as melhores artesãs de pintura em tecido, professoras experientes e renomadas, como a Ângela de Paula, a Mariana Santos, e a Andrea Mendes, cada uma com o seu jeitinho todo especial de ensinar, o que torna o aprendizado uma verdadeira diversão.

Técnicas variadas

As professoras vão te ensinar técnicas encantadoras, tanto clássicas quanto modernas, que atenderão a todos os gostos. A Escola de Pintura reúne em um só lugar mais de 40 aulas em vídeo, todos em alta definição. Nessa plataforma simples de usar você vai ter acesso ao passo a passo detalhado, riscos e lista de materiais de cada projeto, tudo para facilitar a sua vida.

Acesso às aulas de onde você estiver

Hoje em dia está muito fácil aprender a pintar em tecido. Quem mora em cidades menores ou mesmo quem não pode ficar fora de casa por conta dos filhos pequenos, tem a oportunidade de aprender essa arte de casa mesmo. Para isso, só é preciso ter um computador conectado à internet, e nada mais.

Economia de tempo e dinheiro

Aprender estando em casa evita que você gaste tempo e dinheiro com deslocamento e alimentação, sem falar que a nossa casa é o melhor lugar para se estar, não é mesmo?

Aprendizado contínuo

Veja e reveja as aulas quantas vezes você quiser pelo prazo de um ano, veja todos os projetos ou escolha aprender apenas aqueles que mais combinam com o seu estilo de trabalho. Aprenda, desenvolva sua técnica, receba dicas e veja as pinturas ficando prontas como em um passe de mágicas!

Renda Extra

Se você está precisando de ter renda extra, de aprender técnicas diferentes ou mesmo de uma atividade para ocupar o seu tempo livre, saiba que as aulas da Escola de Pintura são ideais para você. Clique aqui para fazer a sua inscrição e faça 7 dias de aulas grátis, isso mesmo, experimente sem compromisso.

Conclusão

Quem começa com a pintura em tecido se apaixona e nunca mais quer parar. Aceite esse desafio e torne-se uma expert nessa arte, tenha o trabalho que você sempre sonhou. Afinal, pintar não é só um trabalho, é uma atividade muito gratificante.

Aproveite essa chance, comece a aprender sem pagar nada. Assim como muitas mulheres já fizeram, aceite você também esse desfio. Daqui alguns dias VOCÊ estará trilhando uma trajetória de prestígio e muito sucesso!

Veja também:

8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciantes

Como Fazer Pintura em Pano de Prato

Referências:

http://www.blogpintura.com.br/pintura-artistica/pintura-em-madeira/com-que-pincel-pintura-country/http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-fazer-pintura-country-em-tecido

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.

Comentários

16 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

[Grátis]
[Grátis]