Como Fazer Puff de Tecido [Passo a Passo Simples]

como-fazer-puff-de-tecido-passo-a-passo

Os móveis feitos à mão estão com tudo na decoração de interiores. Para aproveitar essa tendência, você pode produzir em casa algumas peças curinga, como almofadas, sofá de pallet e até mesmo um puff de tecido com estampa personalizada.

Essas peças artesanais podem ser facilmente harmonizadas com outros móveis, tanto com aqueles que você já tem em casa quanto com outros que você pretende adquirir. Renovar a casa de tempo em tempo é uma maneira eficaz de deixar o ambiente mais agradável para não enjoar da decoração.

Para te ajudar a entrar de vez nessa tendência e deixar a sua casa mais linda, vamos mostrar como fazer um puff com tecido estampado. Este é um projeto bem simples, perfeito para iniciantes. Vamos lá?

Veja também:

3 Dicas de Decoração com Juta Pra Deixar a sua Casa Linda

10 Ideias Incríveis Para Montar um Jardim Dentro de Casa

Materiais Necessários

  • Linho sintético (esse tecido é bem resistente e durável) ou outro de sua preferência
  • Tinta para tecido
  • Pincel para pintura em tecido
  • Material para costura (linha, máquina, agulha e alfinetes)
  • Enchimento para puff

Puff de Tecido Passo a Passo

1. Como o linho é um tecido liso, vamos dar dicas para você mesmo estampar o tecido. Para fazer a estampa da foto, primeiro apoie a régua no linho, depois passe o pincel carregado de tinta. Faça os demais detalhes da flecha de maneira livre. Termine de pintar e deixe a tinta secar.

estampe-o-tecido-com-a-tinta

Quando estiver usando um tecido fino, tome o cuidado de colocar algumas folhas de jornal no verso do tecido. Caso a tinta vaze para o outro lado, sua mesa estará protegida.

2. Para começar a fazer o puff de tecido, use o linho estampado nas seguintes medidas: 46,0 cm x 1,30 m.

tecido-estampado-a-mao

3. Depois, dobre-o ao meio deixando a estampa para o lado de dentro. Passe a costura ao longo da borda lateral. Reserve.

dobre-o-tecido-ao-meio

4. Para fazer a tampa e a base do puff, corte no tecido dois círculos com 41,0 cm de diâmetro (cada um).

corte-dois-circulos-de-tecido

5. Pegue o tecido que estava reservado e prenda neles os dois círculos, um em cada extremidade. Use alfinetes ou faça um alinhavo simples para manter as peças no lugar.

costure-as-partes-do-puff-de-tecido

6. Depois de fazer isso, passe a costura definitiva por toda a volta, deixe livre uma pequena abertura em um dos lados. Cerca de 8 ou 10 cm é suficiente.

7. Costura feita, vire a capa para o lado direito. Em seguida, coloque o enchimento de sua preferência até que o puff fique firme.

puff-de-tecido-finalizado

Você pode rechear o puff com roupas velhas, espuma ou isopor flocado. Use a criatividade e aproveite aquilo que tiver em casa.

8. Por último, feche a abertura com linha e agulha e sua peça estará prontinha para ser usada.

Vale dizer que você pode adaptar esse projeto fazendo puffs de tecido em diferentes formatos, tamanhos e estampas. E os retalhos de tecido estampado podem render belas almofadas para enfeitar a cama e o sofá.

almofada-artesanal-facil

A melhor parte de colocar a mão na massa é ter a oportunidade de fazer uma peça que se encaixa perfeitamente ao tamanho do cômodo, e que, ao mesmo tempo, combina com o estilo da casa e com o gosto dos moradores.

Se você gostou de aprender a fazer o puff de tecido, te convido a deixar um recadinho pra gente e a voltar mais vezes. Toda semana tem novidade aqui no site.

Um abraço e até a próxima dica de decoração!

Veja também:

Porta-Retrato Artesanal – Moldura Decorada com Tecido

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Imagens: twindragonflydesigns

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato





Comentários

36 comentários

1 2 3 8

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]