Como Fazer um Sofá de Pallet para Arrasar na Decoração da Sua Casa

como-fazer-sofa-de-pallet-passo-a-passo

Não é de hoje que a onda da sustentabilidade invadiu as casas das pessoas. Caixotes de feiras, bobinas de cabos e pallets podem virar móveis incríveis.

Ou seja, com um pouco de trabalho e muita criatividade, é possível ter uma sala de estar bem diferente. O melhor de tudo é que fazendo os seus próprios móveis você economiza um bom dinheiro.

sofa-de-pallet

Os pallets são bem resistentes e podem render um excelente mobiliário. O sofá, por exemplo, pode ter a estrutura toda feita com esse material. São muitos os modelos de sofá de pallet. Assim, o projeto pode ser pensado de acordo com o gosto do morador.

Ideias-para-decorar-sala-sofá-de-paletes

Para um modelo mais tradicional, basta colocar almofadas ou um futon sobre os pallets empilhados. Mas, caso você queira mais conforto e comodidade, vale usar rodinhas na base, e ainda acrescentar braços e encosto.

Veja também:

Decoração barata: mude sua casa gastando pouco

Faça Você Mesmo Uma Incrível Prateleira Vertical

Como Fazer Sofá de Pallet Com Encosto

Se você gostou do tema de hoje, fique com a gente e aprenda a fazer a estrutura do sofá de pallet com encosto. Garanto que esse móvel será o centro das atenções na sua sala.

Materiais Necessários

  • Lixa grossa ou lixadeira elétrica
  • Pregos
  • Martelo
  • Serra
  • Madeira para fazer os pés ou rodinhas para móveis
  • Parafusos
  • Parafusadeira
  • Verniz
  • Almofadas, colchonetes ou futon para o assento
  • 6 pallets – eles podem ser comprados já lixados ou em empresas de transporte. Neste caso, limpe-os e lixe-os você mesmo.

Passo a Passo

1. Limpe e lixe muito bem seus pallets. Como montaremos um sofá, é interessante que você também arredonde os cantos das ripas com a lixa, assim você evita acidentes.

2. Pegue um pallet já limpo, adicione os pés de madeira ou rodinhas usadas em móveis.

lixe-e-limpe-o-pallet

3. O pallet vem com várias ripas dos dois lados. Com a ajuda de um martelo, retire as ripas centrais da parte de cima da estrutura. Depois, serre a ripa da frente deixando apenas um pequeno pedaço de madeira nas extremidades.

4. Com a base pronta, apoie sobre ela o segundo pallet inteiro. Repare que as pontas deste pallet também foram arredondadas com a lixa.

empilhe-os-pallets

5. Esta vai ser a altura do seu sofá sem as almofadas…

base-do-sofa-de-pallet

6. Agora fixe os paletts uns aos outros para garantir que eles não saiam do lugar. Use parafusos para uma melhor fixação.

7. As ripas retiradas do primeiro pallet podem ser usadas para fazer o contorno do pallet. Isto vai fazer com que o seu colchonete ou almofada não saia do lugar.

sofa-de-palete-3

8. Para fazer o encosto, será preciso tirar algumas ripas do terceiro pallet, inclusive as partes mais grossas que servem como base. Se preferir, use as grades de uma cama velha.

9. Encaixe o encosto na parte de trás do sofá, no espaço vazio entre as ripas. Veja um ângulo que fique confortável.

sofa-de-paletes-810 . Use parafusos, colchetes e pedaços de ripas que sobraram para criar uma espécie de suporte na parte de trás do sofá. Deixe tudo bem firme.

11. Com a estrutura pronta do seu sofá de pallets, é a hora de passar o verniz.

sofa-de-pallet-com-encontro-estrutura-pronta

12. Deixe o verniz secar por completo e acomode as almofadas ou colchonetes de sua preferência. Se preferir algo personalizado, peça ajuda a uma costureira ou tapeceiro na criação das capas.

Depois de tudo pronto, veja como o seu sofá pode ficar lindo…

como-fazer-sofa-de-pallet-passo-a-passo

Se você não sabe como finalizar o seu sofá, logo abaixo temos algumas simples dicas que podem te ajudar.

Acabamentos Que Você Pode Usar

O acabamento da estrutura do sofá pode ser feito com produtos variados: tinta, verniz ou betume. Deixar a madeira ao natural também é uma opção super válida.

sofa-de-paletes-cores-escuras

As capas e as almofadas utilizadas no sofá vão depender muito do gosto de cada um. Lembrando que tecido em tons cru e cinza nunca saem de moda, e ainda combinam com diversos estilos de decoração. Alguns tecidos bacanas para fazer as capas são o jacquard e a sarja, mas fique à vontade para testar outros tipos.

Unindo o Útil ao Agradável

Essa foi a dica de hoje, um sofá de pallet incrível pra você ver filmes, receber amigos, tirar um cochilo e aproveitar a leitura de um bom livro. O custo benefício dessa peça é maravilhoso, sem falar que pode ficar a sua cara.

Se você gostou desse passo a passo e ficou com vontade de fazer o seu, então deixe um recado pra gente.

Um abraço, e até a próxima dica de decoração!

Veja também:

13 Ideias Incríveis Para Reutilização de Caixotes de Feira

Como fazer estantes com caixotes de madeira

(Material cedido pela equipe Viva Decora – Decoração)

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

18 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email