No início desse mês, Belo Horizonte sediou a Feira Nacional de Artesanato, que é considerada a maior feira do segmento na América Latina. A feira aconteceu entre os dias 02 e 07 de Dezembro, em Belo Horizonte, e teve como tema “Festas Populares de Brasil”, trazendo como pauta a diversidade das culturas regionais através do artesanato. E é claro que a Revista Artesanato esteve por lá, cobrindo a feira para trazer todas as novidades em primeira mão para você.

Para se ter uma ideia, a expectativa era de que mais de 200 mil pessoas visitassem o evento, superando a marca dos anos anteriores. Isso se deve ao fato da feira ser conhecida por movimentar negócios na casa dos 90 milhões, sendo também uma ótima oportunidade para o artesão expandir sua rede de contatos, conhecer o que há de novo e se capacitar. Na feira o artesão teve a oportunidade de participar de oficinas, cursos e até consultorias, buscando as últimas novidades do mercado.


Por se tratar de uma feira com um forte tema cultural, os artesanatos regionais foram o grande destaque. Quem passou por lá ficou encantado com a decoração da feira, que contou com personagens marcantes da cultura popular brasileira, fazendo questão de registar esse momento que representa uma oportunidade única de conexão entre costumes, gostos e tradições populares de cada região.


Quem foi na feira também teve a chance de encontrar mais de 30 mil itens vindos de todos os cantos do Brasil. Era uma variedade sem fim, com direito a peças para agradarem todos os gostos e bolsos, para ninguém sair insatisfeito. Durante os seis dias foram comercializados produtos artesanais, desde os mais antigos e tradicionais aos mais modernos, como artesanato indígena, renda, peças com aplicação de patchwork, bordado, barro, cerâmica, produtos reciclados, além é claro das comidas típicas regionais. Os visitantes também curtiram apresentações culturais de música e dança, oficinas de artesanato de temas variados, como decoração de caixas em MDF e decoração de azulejo com cerâmica, além de cursos e palestras voltadas para a gestão do próprio negócio artesanal.

Se você esteve presente na feira, não deixe de nos contar o que achou! E se você não esteve, você não pode perder essa feira sensacional no próximo ano!




Gostaria de saber como faço para participar tendo em vista que possuímos uma associação de artesanato com 30 artesã !!!
Amo ARTESANATO, por favor me mandem ideias de reciclagens. Obrigado
Oi Sônia! Tenho uma dica bem legal, a PAPIETAGEM. É uma técnica muito fácil onde reciclamos papel. Nestes vídeos vc verá como é bem simples => http://www.youtube.com/watch?v=D9N9-k_TSpA
http://www.youtube.com/watch?v=_QFnXtHOWkc
Espero ter ajudado.
Conheci esta feira quando iniciou. Gostei. Fico imaginando como estaria hoje, mas sou avessa à locais muito congestionados.
Em novembro de 2012 me interessei pelo patchwork, comprei uma máquina usada e graças aos professores virtuais comecei a fazer minhas primeiras peças. Fui pela primeira vez à feira Artes das Gerais no Minascentro e me encantei com tanta beleza de trabalhos. Estou ansiosa prá ir nessa feira na Expominas. Moro em Contagem/MG e prá mim é bem perto.
Obrigada pelo convite.
Amo artesanato gostaria de receber sempre as novidades,principalmente artesanato de crochê e enfim tudo o que for novidade obrigada.
Sou uma amante do artesanato e gostaria de receber as novidades, principalmente o que for relacionado a decoração de caixas de mdf, fuxico, feltro,bujuterias e decoração.Obrigado.
SOU ARTESÃ E AMO AS NOVIDADES QUE A REVISTA ARTESANATO MANDA PARA MEU E-MAIL.
O ARTESANATO ME FAZ DESCOBRIR O QUANTO EU SOU CAPAZ.
Eu trabalho com crianças, senhoras e idosas,fazendo terapia ocupacional no CRAS e meus trabalhos quase todos eu tiro da revista de artesanato,são fáceis e todos adoram fazer.Muito obrigada pela ajuda que vocês me dão.bjss
Oi Maria do Carmo, estou em Montes Claros, comprei uma maquina e tenho interesse em patchwork mas como não sei nada ainda quero te pedir para me enviar se possivel o endereço virtual dos professores. Quero abraçar o artesanato como minha profissão. Obrigada
Oi, boa tarde! Sou de Salvador/Ba., trabalho com artesanato e gostaria de saber qual vlr do ingresso desta Feira. aguardo.
gostaria muito de poder ir nesta feira,amo artesanato inclusive eu faço artesanato como moro em Braslia,talvez não poderei ir.
gostei vcs. estão de parabéns
Gosto de artesanato queia mais novidades estou desatualizada na area pricipalmente de costura.
Gostaria de saber quais os requisitos para participar dessa feira!!!! Gostaria de oportunidade para mostrar meu trabalho.
No aguardo, grata, Margarete.
Mito. agradeço os e-mails recebidos.Gostaria de saber como partiipar dessa feira, não tenho nada para apresentar, só para enriquecer mais os conhecimanetos. Agradeço antecopadamente. Elisabeth
Você pode entrar em contato com o Instituto centro cape e verificar as condições. 32828280
Você pode entrar em contato com o Instituto centro cape e verificar as condições. 32828280
Para você que meche com artesanato e tem interesse em participar da feira entre em contato conosco através do telefone(31) 31828280 ou (31) 99520058 – Instituto centro Cape.