Um bom truque pra deixar qualquer cômodo mais aconchegante e bonito é usar tapetes na decoração, não é? E quando eles são artesanais, como os tapetes de crochê, essa sensação de conforto aum
Talvez você nunca tenha escutado a expressão “crochê de grampo”, mas, com certeza, já viu muito dessa técnica por aí! Afinal, ela tem sido muito utilizada para fazer peças de roupas maravil
Almofada para Cadeira em Patchwork – Passo a Passo
Sabe aquela cadeira dura e sem graça que você tem em casa ou no ateliê? É possível transformá-la colocando uma linda almofada para cadeira sobre ela!
Para te ajudar nessa transformação, vamos ensinar um passo a passo completo de uma almofada usando retalhos de tecido. Essa dica, além de ser uma excelente opção para reaproveitar os retalhos que você já tem, dará muito mais estilo à sua almofada.
Separe os seus retalhos de tecido e confira este tutorial agora mesmo!
Almofada para Cadeira em Patchwork – Passo a Passo
Materiais necessários
Passo a passo
Costure dois triângulos entre si
1. Use o molde para riscar 24 triângulos no avesso dos tecidos que você selecionou e recorte-os.
2. Comece a costura com dois triângulos. Primeiro, posicione um ao lado do outro, sendo que um deles deve estar invertido. Agora sim, costure a lateral direita do triângulo à lateral esquerda do triângulo invertido. Para isso, una direito com direito do tecido.
Dica: Para garantir um belo resultado, teste as combinações entre as estampas antes de começar a costura.
Forme a base para a costura da peça
3. Agora, posicione um triângulo virado para cima ao lado do triângulo invertido. Una direito com direito do tecido e costure a lateral deles.
4. Depois, posicione um triângulo virado para cima sobre o triângulo invertido. Una direito com direito do tecido e costure as laterias da peça. Esta será a base de toda a costura, que será formada por duas fileiras de triângulos.
Finalize a primeira peça
5. Vá costurando as laterais de outros triângulos entre si, sempre seguindo a ordem: um triângulo com a ponta virada para cima e outro triângulo invertido.
6. Continue a costura seguindo esse padrão até formar uma peça com 12 triângulos formados por duas fileiras: uma com 7 triângulos e outra com 5.
Costure outra peça
7. Repita os passos anteriores (passo 2 até o 6) para formar outra peça de triângulos costurados entre si.
Dica: Com isso, você formará duas peças de tamanho e formato iguais, com a mesma quantidade de triângulos.
Costure e feche as peças
8. Una direito com direito do tecido das duas peças que você fez. Depois, costure o lado maior das peças entre si usando o ponto reto. Abra a peça, que formará um hexágono, e passe-a usando o ferro em temperatura média.
9. Use essa peça em forma de hexágono como molde para riscar o avesso de um tecido à sua escolha, que será o verso da almofada.
10. Una direito com direito das peças, a que será a frente e a que será o verso da almofada, usando alfinetes. Depois, costure as bordas das peças deixando uma abertura de aproximadamente 5 cm para inserir o enchimento. Corte as margens de costura nas pontas da peça.
Insira o enchimento e feche a peça
11. Desvire a peça para o direito. Arrume todos os cantinhos da capa para fora, se necessário, use o cabo de um lápis, caneta ou pincel para isso. Insira o enchimento na almofada para cadeira.
12. Para finalizar, costure a abertura da peça usando o ponto invisível.
Viu só como a almofada para cadeira fica realmente linda? Para garantir esse visual bonito é preciso ter atenção à combinação de cores. Observe que nesse projeto, a cada conjunto de 4 triângulos há uma combinação de cores afins, apesar das estampas diferentes. Enfim, é essa a ideia do patchwork: misturar tecidos de estampas diferentes, mas que combinam entre si.
Gostou desse projeto inusitado de costura? Então conheça o Curso de Bolsas Descoladas e Descomplicadas. Lá você terá acesso a muitos tutoriais completos e detalhados de bolsas extraordinárias e bem fáceis de fazer.
Imagens e passo a passo: retro mama
Compartilhe onde preferir
Ariana Barbosa
Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.Recomendados Para Você:
Comentários
7 comentários
bom dia, amei a almofada, muito obrigada.
Oie,bom dia.
Gostei muito da almofada.
VOu tentar,tenho muito retalho.
Obrigada.
Amo artesanato ,independente qual seja.gostaria mto de poder fazer todos os cursos q vcs desponibilisan.imfelismente por motivos pessoais.nao posso.parabeniso tdos os artesoes..se algum dia vcs sortearemos um curso gratuito gostaria mto de poder ser contemplada tal qual o sorteio da máquina obg.sem mais.ddde
Oi, Denise!
Ficamos muito felizes por você apreciar tanto nosso trabalho. Continue de olho aqui no site para acompanhar todas as promoções.
Boa sorte no sorteio da máquina de costura!
Abraço!
Belissimas!