Pacote de Moldes

Como Escolher a Linha de Costura – Dicas Para não Errar!



linha de costura

A escolha da linha de costura tem relação direta com o tipo de tecido a ser costurado. Mas, se você ainda não sabe ou tem dúvidas sobre como escolher a linha de acordo com o trabalho a ser feito, não se preocupe.

Para te ajudar nessa tarefa, primeiramente vamos esclarecer as diferenças entre as linhas naturais e as sintéticas. Depois, listaremos as principais coisas que você deve observar ao escolher a linha de costura ideal para o seu trabalho. Depois de conferir as dicas, certamente você saberá fazer uma boa escolha.

Veja também:

Moldes de Feltro

Como Costurar à Mão – 5 Pontos Básicos que Você Precisa Conhecer

Material de Costura: Kit Básico para Começar a Costurar

Tipos de Linhas de costura

Naturais

São linhas de costura feitas com matéria-prima natural, como o algodão. Como não são possuem elasticidade, podem arrebentar dependendo do tipo de tecido utilizado.

Indicações: A linha de algodão é mais recomendada para tecidos também de algodão e para tecidos sintéticos mais delicados, como o tule, o chiffon, a renda fina, a organza e o veludo de seda.

Sintéticas

São linhas de costura feitas de fibras sintéticas. Por isso, são mais resistentes e elásticas. Por conta dessas características, a linha sintética costuma ser a mais utilizada na costura em geral.

Indicações: A linha sintética de poliéster (que pode vir misturada com um pouco de algodão) se adapta bem a diversos tipos de tecido, desde os mais leves, como o tafetá e o cetim, até os mais pesados, como a pelica e o couro.

Dicas Para Escolher a Linha de Costura

Pacote de Guirlandas em Feltro

Fonte: Pixabay

Dica 1: Observe a elasticidade

linha de costura deve se adaptar à elasticidade do tecido. Por isso, se o tecido que você for costurar for mais elástico, use uma linha também elástica, como é o caso das que são feitas de fibras sintéticas.

Para não ter erro, estique bem a linha e faça um teste de quanto ela suporta ser esticada e meça com a fita. Depois, estique as tramas do tecido e compare se a elasticidade da linha e a do tecido são correspondentes.

Dica 2: Confira a resistência

A resistência da linha precisa ser compatível com a do tecido. Se uma linha muito fina ou fraca for usada em um tecido pesado, ela pode vir a arrebentar ou se desfazer. Do mesmo modo, uma linha muito grossa pode acabar rasgando o tecido caso ele seja muito fino.

Por isso, a regra geral é: quanto mais grosso o tecido a ser utilizado, mais forte e resistente deve ser a linha. Para ter certeza de que a linha é firme o suficiente, estique-a com as mãos e veja se ela arrebenta ou não com facilidade.

Dica 3: Verifique a suavidade e a espessura

Para os tecidos finos e leves, como o tricoline, use uma linha mais lisinha e suave. Já para os tecidos mais densos, como a juta, use uma linha mais grossa.

A espessura da linha também pode ser escolhida de acordo com o aspecto visual desejado. Linhas mais grossas  deixam os pontos mais rústicos e visíveis, e linhas mais finas deixam os pontos menos visíveis e mais delicados. E não se esqueça de um detalhe: quanto maior o número de uma linha, mais fina ela é, e vice-versa.

Dica 4: Escolha a cor de acordo com o tipo de trabalho

Na maioria dos trabalhos, o ideal é usar linhas de cores bem próximas ao tecido. Para isso, aproxime as linhas do tecido até encontrar o tom mais parecido com ele.

Fonte: Pixabay

Porém, dependendo do efeito desejado, como para dar acabamentos modernos e descolados a um trabalho (ou para fazer bordados), é comum usar linhas que sejam de cores diferentes do tecido.

Fonte: Flickr

Como você acompanhou, é preciso observar alguns aspectos simples na hora de escolher a melhor linha de costura para o seu trabalho. De modo geral, basta comparar o aspecto e a composição do fio com as características do tecido a ser costurado. Você também pode realizar alguns testes em casa, e com o tempo, terá algumas preferências.

Gostou dessas dicas valiosas? Então deixe um comentário contando tudo o que você achou!

Veja também:

Como Fazer Ponto Caseado com Aplicação de Pérolas

Como Costurar Feltro: Conheça 4 Pontos Essenciais

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]