Aprenda a fazer patchcolagem embutida em isopor nas caixas de MDF

Aprenda a fazer patchcolagem embutida em isopor nas caixas de MDF

Você conhece a patchcolagem embutida em Isopor? Ainda não? Pois então você não sabe o quanto essa técnica é interessante e produz trabalhos lindos. O resultado é realmente surpreendente e é muito fácil de fazer. No início provavelmente você terá um pouco de dificuldades, mas nada que um pouquinho de prática não resolva. Essa idéia fantástica foi retirada do blog Artes da Sandra, da nossa querida colega Sandra. Acessando o blog Artes da Sandra você vai poder ver várias caixas de MDF decoradas utilizando essa técnica, vale a pena a visita para conferir mais detalhes.

Material Necessário

  • Papel Pluma (ou 2 bandejas de frios coladas, aquelas bandejinhas de isopor do supermercado)
  • Cola Branca
  • Pincel
  • Estilete
  • Papel Carbono
  • Tecidos de várias estampas
  • Abridor de casas para botões
  • Lápis
  • Termolina Leitosa
  • Caixa de papelão ou MDF

Como fazer a caixa de MDF decorada com patchcolagem embutida em isopor

Patchcolagem foto 1

Corte o isopor (nesse exemplo foi usado papel pluma) do exato tamanho da tampa da caixa. Passe cola sobre toda a tampa e cole o isopor. Pressione por alguns minutos para ficar bem colado e preste atenção nas bordas. Após deixar a cola secar, pegue um molde para patchcolagem de sua preferência (clique aqui para ver alguns moldes), coloque sobre o isopor e transfira o desenho do molde para o isopor usando um papel carbono.

Patchcolagem foto 2

Após transferir o desenho com o papel carbono, passe um estilete nos contornos do desenho

Patchcolagem foto 3

Passe cola no local onde irá aplicar o tecido

Patchcolagem foto 4

Você deve aplicar um pedaço de tecido um pouco maior que a área desejada. Pressione bem o tecido e com a ajuda do abridor de casas para botões pressione o tecido para dentro do contorno cortado com estilete

Patchcolagem foto 5

Corte o excesso de tecido com uma tesoura

Patchcolagem foto 6

Finalize inserindo o restante do tecido para dentro dos sulcos

Patchcolagem foto 7

Vá usando essa mesma idéia para todo o desenho

Patchcolagem foto 8

Capriche nos detalhes para a peça ficar com acabamento legal

Patchcolagem foto 9

Por fim, repita o processo nas laterais da caixa para dar o acabamento

Aprenda a fazer patchcolagem

Para impermeabilizar o tecido passe uma fina camada de Termolina Leitosa. Está pronta a caixa de MDF decorada com patchcolagem embutida em isopor

 Fonte: http://artesanato-sandra.blogspot.com/2011/08/patchcolagempap.html

caixas em mdf decoradas

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

38 Comentários
  • Rosali Panini

    Sempre queria saber como era feito isso,maravilha agora já aprendi , muito obrigada por compartilhar conosco essa tecnica…

    Bjos…

  • qqq o ola! amo artesanatos. ja conhecia essa tecnia atraves de um curso que fiz – nessa sua tecnica apresentada, achei que faltou uma explicaçao onde se coloca o tecido em toda a area fora do desenho, inclusive acho que é a parte mais complicada, principalmente para quem é iniciante. e quanto ao acabamento das laterais, voce nao esplanou como se faz, as medidas, etc. ou voce quis se limitar a ensinar apenas como embutir a figura? pergunto a voce: quem n~~ao conhece essa tecnica mas gostaria de faze-la, como iria terminar de fazer o trabalho na tampa? gostaria, se possivel, que voce demonstrasse essa mesma tecnia, porem com a figura de boneca. beijos.

  • o olá! ainda estou or aqui. pergunto: haveria possibilidade de voce postar o risco da figura apresentada nessa técnica. ??? se houver a possibilidade, dá para avisar-me atraves do meu i-mail? poderia mandar também outros riscos, se nao for pedir muito……? desde ja agradeço por tudo. que DEUS ABENÇOE. Até mais. Vou dormir agora.

  • vera lúcia

    Estou encantada e ao mesmo tempo maravilhada com este trabalho e vou me esforçar aprender faze-lo,pois é onde tem me ajudado a vencer as lutas e provas da vida,e até mesmo a depressão.Deus abençoe vocês grandemente!