Pacote de Moldes

Artesanato com Cimento: Guia Completo para Iniciantes

O artesanato com cimento tem seu lugar, ou melhor, lugares! Afinal, esse é um material que pode dar origem a diversas peças, desde vasos para plantas até mesas incríveis! Sua versatilidade é realmente surpreendente! 

E para te provar isso, preparamos este guia completo para iniciantes, que vai te contar tudo sobre o artesanato com cimento.

Você descobrirá, por exemplo, como utilizar esse material para produzir peças incríveis, quais são os acabamentos possíveis para esse tipo de trabalho, os materiais utilizados e, é claro, verá muitos modelos de artigos para se inspirar. 

Confira tudo isso agora mesmo para deixar a sua casa mais decorada e, quem sabe, fazer uma renda extra!

Moldes de Feltro

Veja também
Peso de Porta de Cimento: Passo a Passo Completo e Fácil de Fazer
Como Fazer um Vaso de Cimento com Toalha de Forma Fácil

Quais materiais são utilizados no artesanato com cimento?

Claramente essa é uma das primeiras dúvidas que quem quer iniciar nesse ramo tem.

“São muitos materiais?” “São caros?” Por isso, antes de mais nada, vamos listar os materiais essenciais para qualquer tipo de trabalho. Assim você já se tranquiliza e consegue avançar para os próximos passos. Então vamos lá!

Areia e cimento/argamassa

Para fazer a base de todas as peças dessa modalidade de artesanato você vai utilizar ou uma mistura de areia com cimento ou a argamassa, que é a mais recomendada, uma vez que é mais prática de manusear e possui um melhor acabamento. 

Para quem não sabe, a argamassa é um tipo de concreto utilizado para colar pisos. Por isso você a encontra em qualquer loja de material de construção, por um preço acessível e de várias cores. 

Caso você utilize o cimento, então precisará de alguns outros materiais nessa base, como detergente e cola. Veja no tutorial a seguir quais são esses materiais:

Jornal/plástico

O jornal ou o plástico são utilizados para forrar a superfície na qual você trabalhará com a massa. Eles protegerão o local de ficar sujo e isso facilitará a limpeza ao final do trabalho.

Balde

Você precisará de um balde ou de qualquer outro grande recipiente de plástico para misturar a argamassa e a água. Não existe uma medida para isso.

Tudo dependerá do tamanho e da quantidade de peças que serão produzidas. O ideal é que você adicione aos poucos a água até obter uma mistura homogênea e consistente. 

Moldes

Por fim, os moldes devem ser utilizados para você conseguir as peças no formato que você deseja. Utilize moldes de plástico, silicone ou de papelão.

Como trabalhar com o cimento?

Um dos maiores receios dos iniciantes é não saber manusear de forma correta o cimento e as peças que serão originadas dele. Por isso, a primeira dica que damos é que você utilize máscara e luvas enquanto prepara a massa.

Isso porque muitas pessoas podem ter reação alérgica com o pó do cimento ou da argamassa, além do fato deles poderem machucar a pele. Por isso não pague para ver! 

Outra dica é que você precisa dar tempo ao tempo quando o assunto é a secagem das peças. Muitas delas demoram horas, às vezes até dias, para secarem por completo.

Portanto é fundamental que você deixe a ansiedade de lado e aguarde que elas sequem totalmente, pois se você mexer antes da hora a peça pode ser danificada. 

Depois de secas, então você deve tomar muito cuidado ao manusear as peças. Isso porque elas são pesadas e muito rígidas e se não tiverem a devida atenção podem te machucar.  

Acabamentos no artesanato com cimento

Depois que a sua peça for desmoldada, então é hora de pensar nos acabamentos que serão necessários dar a elas. 

O essencial em todas, independente do tipo, é que sejam lixadas. Isso deixará a peça uniforme e lisa, ou seja, muito mais bonita.

Uma boa ideia de acabamento para evitar que a peça arranhe a superfície em que ficará é colar um pedaço de feltro na base dela. 

Depois de retirar todo o pó com um pano ou espanador, é só dar o acabamento final que desejar, como pintar integralmente a peça ou criar diferentes desenhos nela ou figuras geométricas com a ajuda de tinta spray e fitas adesivas para isolar as áreas que não serão pintadas.

Se preferir, você também pode deixá-la natural. Vai do seu gosto!

Algumas ideias de artesanato com cimento para se inspirar

Dentre as inúmeras possibilidades de peças que podem surgir do artesanato com cimento estão: 

Vasos para plantas

Porta velas

Luminária

Mesa

E aí, o que você achou dessas ideias de artesanato com cimento? Com certeza esse guia completo pôde te ajudar a entender melhor como é feito esse trabalho, não é verdade?

Deixe nos comentários abaixo, suas dúvidas, sugestões e conte para nós se já conhecia esse material!

Veja também
35 Formas Incríveis de Usar Cimento na Decoração
Como Fazer Vaso de Cimento: Passo a Passo + 34 Fotos

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email