Artesanato com Reciclagem – 30 Ideias Para Usar Rodas de Bicicleta na Decoração

Quem ama artesanato sabe como é incrível reaproveitar objetos que iriam para o lixo na decoração da casa. Além de economizar muito, você ainda cria uma peça exclusiva capaz de mudar toda a cara da sua casa. Esse tipo de artesanato com reciclagem está super na moda hoje em dia. Afinal, nada mais chic que juntar decoração com sustentabilidade.

O post de hoje é totalmente inspirado nessa tendência sustentável. Trouxemos para você 30 ideias criativas para reaproveitar rodas de bicicleta na decoração. Você vai ver quanta coisa linda é possível criar a partir desse item tão inusitado. Ainda temos um passo a passo bem simples para você fazer uma mesa super descolada feita com aro de bicicleta sem gastar quase nada. Vamos lá?

Veja também:

Moldes de Feltro

Artesanato com Reciclagem – Aprenda a Fazer um Puff com Lata de Tinta

50 Ideias Incríveis Para Reutilizar Embalagens Vazias + 4 Passo a Passos em Vídeo

Como usar rodas de bicicleta na decoração

A princípio, a decoração com rodas de bicicleta pode parecer um pouco masculina ou esportiva demais. Mas você já vai ver que é possível criar objetos tão sofisticados que nem parecem um dia ter feito parte de uma bicicleta.

Antes de qualquer coisa, você precisa pensar em uma peça que não pese demais a decoração. Se o ambiente escolhido for pequeno demais, é claro que você não vai pendurar aros de metal na parede, não é? Afinal, as rodas tem uma certa profundidade que podem poluir o visual e gerar a impressão de que o comodo é ainda menor.

Outra dica preciosa: menos é mais. Uma roda de bicicleta só já chama muita atenção por ser bem incomum dentro de casa. Por isso, não peque pelo exagero ou então sua sala vai ficar parecendo uma loja de peças.

Preparando o aro da bicicleta

Para remover o aro da roda, primeiro desmonte a roda do garfo da usando a ferramenta correta pro seu tipo de bicicleta. Depois, esvazie o pneu e use uma espátula de metal para descolá-lo do aro. Primeiro, retire a câmara de ar e em seguida tire o pneu.

Você pode comprar os aros novos para montar a peça que escolher fazer, mas como a ideia aqui é artesanato com reciclagem, o ideal é usar um aro daquela bicicleta velha que ninguém usa mais e está encostada há anos. As bikes infantis são ainda melhores se você não quer arriscar e fazer uma peça grande logo de cara.

Outra opção legal é fazer uma visitinha em algum ferro velho perto de casa e garimpar aros antigos de bicicleta que estejam em bom estado. Verifique se o aro não está enferrujado ou com os raios de alumínio tortos antes de comprar.

Agora, pegue papel e cante e vamos ver quantas possibilidades incríveis você pode criar a partir dessa peça.

Móbiles

Sim! Móbiles feitos com aro de bicicleta podem ficar muito bonitos. Eles fogem dos convencionais [móbiles de feltro] que ficam super delicados em cima do berço do bebê, mas são tão bonitos quanto as peças feitas desse tecido.

Esse tipo de móbile combina mais com o quarto de uma criança um pouco mais velha, entre 3 e 7 anos. É justamente nessa idade que os pequenos estão aprendendo a andar de bicicleta e, com certeza, vão ficar super empolgados com essa decoração esportista.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Relógios

Essa peça não tem como dar errado. Afinal, o formato do aro da bicicleta é perfeito para criar  lindos relógios de parede e também de mesa, usando roda de bicicleta infantil.

Esse primeiro modelo é, ao mesmo tempo, clássico e descolado. Tudo que foi feito aqui foi adicionar um maquinário de relógio – que não custa mais de R$5 – no verso da roda e substituir os ponteiros por tiras de fita métrica de madeira.

O toque descolado ficou por conta da parede preta atrás, que funciona como lousa para desenhar as horas em números romanos. Muito bonito, não é?
relógio com aro de bicicleta

Outro modelo lindo e bem básico, em tons claros que ficaram lindos nessa decoração neutra.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Este relógio de mesa parece até ter vindo de uma loja de decoração bem cara, não é? Na verdade, ele é só uma aro de bicicleta infantil colado numa case metálica. Nessa peça a ferrugem do metal deu um toque vintage bem charmoso.

Você pode reproduzir essa aparência envelhecida dando leves borrifadas de tinta spray cobre.

relógio com roda de bicicleta

Uma opção bem rústica usando inclusive a pedaleira da bicicleta.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Mesas

Uma mesinha de canto, de centro, ou até um criado mudo feito com aro de bicicleta é um exemplo que a criatividade pode dar frutos muito úteis e bonitos. Esse tipo de mesa fica lindo em uma decoração mais despojada.

Você pode adicionar um toque mais divertido e jovem para a mesa simplesmente pintando a roda com tinta spray.

Gostou dessa mesa? Então continue lendo porque no final do post tem um passo a passo para você!

como fazer mesa com roda de bicicleta

Abaixo você vê dois modelos que usam o aro de bicicleta não só no tampo da mesa, mas também nos pé. Interessante, não é?

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Lustres

As rodas de bicicleta são excelentes suportes para lâmpadas. Essas luminárias criativas vão do sofisticado ao divertido, depende de como você decora o aro da bicicleta.

Esta ideia abaixo é incrivelmente simples. O lustre de roda de bicicleta foi feito com correntinhas, várias lâmpadas queimadas e apenas uma lâmpada para iluminar. A peça fica com esse efeito chic e divertido.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

lustre roda de bicicleta

Uma opção ainda mais barata é substituir as lâmpadas por pisca piscas. O resultado fica igualmente criativo.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Olha só que ideia legal para uma decoração jovem e despojada. As garrafinhas de vidro ficam presas ao aro e refletem a luz da lâmpada central. Esse lustre ficaria lindo num bar ou restaurante.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Este modelo foi elaborado com duas rodas de bicicleta unidas por placas de carro, que podem ser substituídas por uma lâmina de metal, plástico ou até madeira.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Que tal criar uma mini roda-gigante de decoração para sua casa ou até para vender? Você só vai precisar de um aro pequeno, um suporte para a base e luzinhas pisca-pisca.

luminária aro de bicicleta

Além do aro da bike, esse lustre usou também o próprio garfo da bicicleta como suporte. O resultado ficou incrível!

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Aqui está uma opção mais simples, ideal para decorações românticas com velas.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Veja só que interessante esse modelo. Aqui, os raios da roda foram torcidos para cima, criando um formato bem interessante para o lustre.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Guirlandas

Outra ideia inusitada para complementar a decoração do Natal. Uma guirlanda com suporte de roda de bicicleta.

guirlanda roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Enfeites de parede

Os enfeites para a parede devem ser bem pensados com relação ao tamanho da roda e do ambiente escolhido. Se inspire nessas ideias abaixo para criar os seus.artesanato com reciclagem roda de bicicletaartesanato com reciclagem roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Espelhos

Este espelho realmente parece ter saído de uma loja chic de decoração. Neste modelo, o aro da bicicleta parece uma moldura feita sob medida para decorar o espelho.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Ornamentos para festas

Com algumas flores ou galhos de folhas bem verdinhas, você consegue criar lindos enfeites para festa. E se engana quem pensa que as rodas de bicicleta não ficam elegantes na decoração. Veja alguns exemplos.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Jardim suspenso

Para finalizar nossa lista de inspirações, olha só essa ideia simples e linda para pendurar os vasinhos de plantas que estão sem espaço na sua casa.

artesanato com reciclagem roda de bicicleta

Passo a passo – Mesa feita com roda de bicicleta

Material necessário

  • 1 Aro de bicicleta
  • 4 pedaços de cabo cabo de vassoura na altura que quiser a mesa
  • Tinta spray
  • Óculos de proteção
  • Furadeira
  • Broca de metal e broca de madeira de 4mm
  • 4 Parafusos rosca 5/32 x 1 1⁄2
  • 4 Porcas borboleta 5/32
  • Protetor de silicone redondo (4 unidades)
  • Fita métrica
  • Corte redondo de vidro na mesma medida do aro de bicicleta

Passo a passo

Passo a passo: Casa de Verdade

Esse foi mais um post inspirado no artesanato com reciclagem. E como você pôde ver, essa arte só tem vantagens. É criativa, sustentável, barata e cheia de personalidade. E além de fazer peças para decorar sua própria casa, você pode fazer produtos para vender também. Com certeza os itens com aro de bicicleta vão chamar muita atenção.

Não se esqueça de deixar um comentário pra gente contando o que achou dos modelos que mostramos no post!

Imagens: Pinterest

Veja também:

Cesto feito com revistas velhas – criatividade e reciclagem

Dicas e Ideias de Decoração com Caixotes de Feira

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende





Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato com Reciclagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email