Pacote de Moldes

Decoração de Natal: Como Usar Artesanato na Mesa da Ceia

artesanato natal mesa de jantar

A mesa da ceia possui muita importância nas comemorações de Fim de Ano. E você pode fazer a decoração da sua própria casa de modo artesanal.

Dicas criativas de decoração de Natal para deixar a mesa da ceia ainda mais bonita

O Natal é uma época mágica. Um tempo em que as pessoas se reúnem com seus amigos e entes mais queridos, para festejar o melhor da vida!

E parte desta celebração pode ser retratada na decoração da casa, incluindo a mesa de jantar para a ceia de Natal.

Veja também:
Enfeites de Natal Para Mesa – 75 Ideias Incríveis Para Copiar
9 Lembrancinhas de Natal para Presentear Gastando Pouco

Moldes de Feltro

Todo mundo quer uma ceia de Natal inesquecível

O Natal é um feriado religioso. Os cristãos o comemoram a data no dia 25 de dezembro. Isto ficou acordado com base no Cronógrafo de 354, nas investigações do Papa Júlio I e pela ordem do Imperador Justiniano, por volta de 529 d.C.. 

Mas acontece que nesta mesma fase do ano já aconteciam outras festividades, como pela troca de solstícios nos hemisférios – algumas delas até mesmo realizavam troca de presentes.

Agora, para o povo brasileiro, as comemorações de Natal possui uma importância tanto religiosa quanto econômica. Passado o dia das crianças, em outubro, muitos profissionais se preparam produzindo itens especiais voltados para as montagens de decorações natalinas em residências. Isto inclui também muitas peças para serem utilizadas à mesa.

Aliás, a ceia de Natal possui um significado muito forte para as festas de Fim de Ano. Para os mais religiosos trata-se de um ritual que remete à última refeição partilhada por Jesus com seus discípulos. Para outros é uma oportunidade de mostrar aos visitantes que tanto sua morada quanto o seu coração está aberto para as confraternizações E ainda pode ser um jeito especial de comemorar as coisas boas ocorridas naquele ano.

Algumas inspirações para a mesa de Natal

Pacote de Guirlandas em Feltro

Qualquer festividade que se faça tem um propósito. No caso do Natal, pode-se utilizar a ocasião para agradecer a Deus ou ao universo por tudo de bom que se recebeu – proteção, fartura e riqueza. 

Também é possível fazer pedidos e até renovar promessas. E cada um destes desejos e sentimentos pode ser expresso em detalhes de decoração. Especialmente nesta festa, vários elementos ganham um novo significado.

A própria ceia já possui uma simbologia especial no Natal: seria “o banquete eterno e a união familiar” – sendo a bebida, por exemplo, uma “porção de vida”. 

Os alimentos secos representam os presentes no solstício. Velas e estrelas seria a “luz de Cristo que ‘ilumina’ os caminhos”. As bolinhas, os frutos nas árvores. As coroas, o anúncio do advento. E os pacotes, lembrando os presentes ofertados pelos Três Reis Magos.

Então, pelo que se pôde entender, a montagem da decoração da mesa de Natal precisa ser especial. Ela deve remeter a tudo de mais lindo que é contado através desta celebração – todos os sacrifícios e as alegrias humanas. Deve ser alegre e convidativa, como se pede neste tipo de ocasião. E deve renovar as esperanças, incentivar a troca de amor, de carinho, de respeito, de gentileza e outras coisas boas.

Decore sua mesa de Natal com criatividade

Na hora de decorar uma mesa de Natal, a primeira coisa a ser decidida é quanto à cobertura de superfície. Dependendo do tema da festa, a casa pode ser ornamentada de forma requintada ou simples, formal ou descontraída. 

Daí, para cada uma destas versões pede-se uma mesa mais ou menos elaborada. A organização dos elementos também deve ser impactada pelo número de convidados e os pratos que lhe serão servidos.

Pode-se ter uma mesa de jantar coberta com uma linda toalha branca – neutra – de fundo. Sobre ela é possível trabalhar com vários elementos decorativos diferentes.

Talvez pratos, taças, talheres, guardanapos, velas e arranjos em um ou dos tons, criando um cenário mais suave e bem chique. Neste caso, vale a pena caprichar nos detalhes – sobretudo nas texturas e nas alturas das peças.

O aposto também pode ser bastante interessante. Por exemplo, uma mesa de Natal com apenas um trilho, com patos sobrepostos sobre jogos americanos ou sousplats coloridos. Então, pode-se brincar com os itens decorativos lúdicos desta época. Vale adicionar no conjunto bolinhas, mini pinheiros, Papais Noéis, bengalas doces, biscoitos, flores, cartões, e muito mais.

Use o artesanato nas decorações natalinas

Para receber bem os amigos e família no Natal, nada melhor do que demonstrar todo o amor por eles através da personalização da decoração da mesa da ceia. Podem-se encontrar muitos ornamentos prontos à venda nas lojas. 

Mas a graça das decorações de Fim de Ano é poder inovar. E é aí que entra a ideia de usar peças artesanais, ou seja, feitas à mão – tipo ‘DIY’ – para ajudar a embelezar ainda mais a casa.

Neste texto podem-se ver muitos bons exemplos de itens artesanais usados em decoração de mesa de Natal. 

A começar pelos próprios aperitivos serviços que podem vir acompanhados de palitos com plaquinhas animadas. Guardanapos que são amarrados com fitas, ramos e pequenos cartões com dizeres carinhosos. E embalagens com lembranças singelas deixadas para os convidados.

Para o centro da mesa é possível ver várias diferentes ideias. Flores, estrelas e mais recortadas em tecido ou papel. Arranjos e castiçais improvisados e customizados de diferentes modos. Arranjos montados com galhos e folhas extraídas do quintal. Figuras emblemáticas desta data criada com pão de gengibre e glacê. Bolinhas de isopor envoltas de lantejoulas. Cordões de miçangas. E falsas toucas de Noel em feltro.

Agora é sua vez de preparar a casa para a chegada do Natal. Pense no tema que irá adotar para a decoração de sua festa. No modelo de mesa onde será servida a ceia. Nas toalhas, pratos, copos, enfeites e tudo mais que tem disponível. 

E não esqueça de usar todo seu talento, criando também decorações artesanais.

Essas dicas de como utilizar artesanato na decoração natalina foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Porta talher de Papai Noel feito com EVA
60 Ideias Para uma Decoração de Natal Simples e Bonita

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Natal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email