Pacote de Moldes

15 Ideias de Brinquedos Reciclados Educativos para Fazer em Casa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Blocos de madeira coloridos

Brinquedos são os presentes favoritos das crianças, seja uma lembrancinha ou um presente grande no aniversário. Ganham no dia das crianças ou natal, e muitas vezes esses brinquedos são tantos que acabam acumulando. Sem contar o lixo gerado pelas embalagens que são dispensadas e nunca são reaproveitadas.

Por isso, uma opção é fazer e ensinar as crianças a produzirem brinquedos reciclados educativos que, além de serem divertidos, vão ensinar uma valiosa lição de sustentabilidade para elas.

PUBLICIDADE

Separamos aqui algumas inspirações e passo a passo para você aproveitar essas férias escolares ensinando algo para crianças. E também passarem um momento divertido juntos.

Veja também:
39 Brinquedos com Rolo de Papel Higiênico para Fazer em Casa
33 Brinquedos Reciclados com Garrafa Pet para Crianças

Moldes de Feltro

Ideias para de inspirar

Os  brinquedos reciclados educativos  são pensados para ajudar no desenvolvimento de várias habilidades, inclusive inteligência emocional, coordenação motora e memória, por isso é importante oferecê-los às crianças nos mais diferentes estágios da infância. Veja só como você pode fazê-los com materiais simples aí na sua casa.

Inteligência emocional

Ela permite avaliar sentimentos e como lidar com eles. Desenhar ou recortar expressões faciais e pedir para a criança reconhecer quando a pessoa está triste ou alegre, é uma ótima brincadeira.

Reconhecendo as letras

A alfabetização começa sempre com a identificação das letras e esses brinquedos podem ajudar a criança a lembrar do formato, do som de cada letra. E para os mais velhos, ajuda a aumentar o vocabulário.

Identificando sílabas

Avançando mais um pouco, temos as sílabas, que permitem a criança criar novas palavras e conhecer novos sons. O bingo silábico é uma ótima opção para treinar.

Aprendendo a contar

Os números são essenciais em nossa vida, por isso também precisam entrar nas brincadeiras desde cedo. Veja o que você pode fazer com tampinhas de garrafa pet e outros materiais.

Amarrar o sapato

Além do óbvio, aprender a amarrar o sapato, essa brincadeira desenvolve muito bem a coordenação motora da criança. Veja como é simples!

Formas geométricas

São tantas que quando estão aprendendo, as crianças podem se confundir! Dê uma ajuda com quebra-cabeças simples.

Formas geométricas
Criando com apego

Fazendo brinquedos reciclados educativos

Tem uma garrafa pet aí? Um rolo de papel? Saiba que isso pode ser o primeiro passo para você construir alguns brinquedos reciclados educativos. Não se esqueça de ter muita criatividade e de tornar esse momento uma brincadeira bem legal.

Separamos esses vídeos para você descobrir o que é possível fazer com esses e outros materiais.

Que as crianças gostam de brinquedos, isso é fato. Mas não é necessário gastar dinheiro para que o momento da diversão seja interessante. Os brinquedos reciclados educativos são uma maneira de fazer algo legal, sustentável e que ajuda a desenvolver muitas habilidades como coordenação motora, operações matemáticas e memorização das cores.

O que você achou desses brinquedos? Gostou das ideias que mostramos aqui? Compartilhe sua opinião com a gente, comenta qual dos brinquedos você vai fazer aí na sua casa.

Veja também:
32 Ideias de Brinquedos Reciclados para Educação Infantil
Brinquedos de Caixa de Leite: 32 Ideias Com Passo a Passos

PUBLICIDADE

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

One Comment

  • Almeriza P Teixeira diz:

    Obrigada, gostei muito das atividades de figuras geométricas postadas, pois possibilitam trabalhar concentração, motricidade fina, cores e formas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato com Reciclagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email