Como Fazer um Cabideiro de Chão em Madeira

Como Fazer um Cabideiro de Chão em Madeira

Muitos o conhecem como cabideiro de chão, enquanto outros preferem chamá-lo de mancebo. Na verdade, o nome não faz muita diferença. O importante mesmo é que essa peça simples e charmosa é uma grande aliada da organização de quartos e salas, pois dá um basta na bagunça do dia a dia.

No quarto, serve para pendurar roupas que ficariam em cima da cama ou da cadeira, mas também é muito útil na entrada da casa. Nesse segundo espaço, serve para pendurar casacos, lenços e bolsas de quem chega em casa.

Esse é justamente o projeto de hoje. Vamos ensinar como fazer um cabideiro de chão em madeira que te ajudará, e muito, a colocar ordem na casa. Para fazer esse móvel você vai precisar de materiais tão simples, que chega a surpreender! Vamos lá? Mãos à obra!

Veja também:

Como Fazer Puff Baú Reutilizando uma Caixa Plástica

Como Fazer um Armário de Caixote para Lavanderia

Cabideiro de Chão Simples e Fácil de Fazer

Materiais Necessários

  • 4 bastões de madeira (você também pode usar cabos de vassoura, de rodo ou de enxada)
  • Corda de sisal
  • Tinta do tipo e da cor de sua preferência (você também pode usar tinta em spray)
  • Pincel para aplicar a tinta
  • Pano de limpeza
  • Serrinha para madeira
  • Lixa para madeira

Passo a Passo

1. Serre as pontas rosqueadas dos cabos. Lixe todos para retirar as imperfeições, verniz, farpas e sujeiras. Depois de lixados, passe um pano úmido para remover a poeira.

2. Em seguida, aplique a tinta de sua preferência, como PVA, esmalte base água ou acrílica, por exemplo. Você pode pintar cada cabo com uma cor diferente, ou, ainda, pintar todas as peças com a mesma cor (no mesmo tom ou em tons diferentes, fazendo uma espécie de degradê). As possibilidades são infinitas, você é que manda!

Dica: Nesse projeto os pés do cabideiro foram pintados com tinta spray dourada, uma cor cada vez mais usada na decoração. 

3. Depois que todos os cabos estiverem com a pintura seca, junte-os e os amarre com a corda de sisal a cerca de 30 cm da ponta que ficará pra cima.

4. Segure os cabos amarrados na posição vertical, apoiando-os no piso. Separe a pontas superiores, colocando uma para cada lado, até que fiquem uniformemente espaçadas.

Seu cabideiro de madeira está pronto! Agora você já pode começar a pendurar o que quiser: bolsas, guarda-chuvas, cangas e até seus chapéus de praia.

O melhor dessa peça é que, como é leve e fácil de carregar, pode ser mudada de cômodo quando você quiser. Outro detalhe é que, quando não estiver em uso, pode ter as pontas recolhidas para ser guardada em qualquer cantinho.

E aí, gostou de aprender como fazer cabideiro de chão em madeira? Deixe um comentário e conte pra gente qual cômodo da sua casa precisa urgente de uma peça dessas.

Imagens: Emily Henderson

Veja também:

Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

Como Fazer Móveis com Blocos de Concreto

Mariana Barbosa
10 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*