Falar em decorar o nosso lar às vezes pode parecer obrigação, dever ou até mesmo algo “inevitável” quando o assunto é casa nova. Mas decoração é muito mais que isso: é colocar um pedacin
Olá pessoal, tudo bem?! Confiram mais esta super oportunidade que só a Solidarium traz para você com exclusividade aqui na Revista Artesanato! A rede americana e canadense TJX é considerada a 6ª
Como administrar o meu estoque?
Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje, nós vamos trabalhar um tema que muitas de vocês simplesmente esquecem ou não o fazem: “Administração do Estoque”.
“Administração do Estoque” ou“Gestão do Estoque” é a forma pela qual você administra as suas entradas e suas saídas.
Ok Tiago… o que são entradas e o que são saídas?
Bem, uma Entrada é tudo aquilo que você comprou, recebeu ou produziu. Elas podem ser tanto matérias-primas quanto produtos acabados. Por exemplo: uma entrada pode ser um rolo de tecido que você comprou para produzir uma almofada.
Já uma Saída é tudo aquilo que você utilizou ou vendeu. Elas também podem ser tanto matérias-primas, quando produtos acabados. Por exemplo: uma saída pode ser um tecido que você utilizou para produzir uma almofada. Outro exemplo seria a venda desta almofada. Isto também é uma saída.
Desta forma, a Gestão de Estoque é algo dinâmico e que deve ser acompanhada constantemente, pois nós sempre estamos comprando, produzindo e vendendo. Não é mesmo?
Agora você me pergunta: “Mas afinal, Tiago, o que é estoque?”.
O Estoque é toda a diferença entre as saídas e as entradas. É tudo aquilo que sobrou. É aquele tecido que você comprou e não usou. É aquele produto que foi para a feira e não foi vendido. É aquela produção que você fez para se preparar para o natal. Deu pra entender, né?
O grande problema é quando este estoque é mal administrado ou, pior ainda, quando você nem sabe que ele existe. E por administrado, eu quero dizer acompanhado, medido, precificado, organizado, etiquetado, etc, etc, etc.
Você sabe por que este é um grande problema? Porque estoque é igual a dinheiro! E dinheiro deve ser bem cuidado, senão ele vai embora.
Mas afinal, como devemos gerir o nosso estoque?
A melhor forma é aquela em que você entenda. Além disso, tem que ser rápido, simples, pois você deverá atualizar diariamente ou a cada nova transação. Não precisa ser nada complexo e que de trabalho para você. Não pode ser um fardo.
Um simples caderno pode resolver este problema para você facilmente!
Eu fiz uma tabela que você pode começar a utilizar como base.
Ok. Você leu a tabela e não entendeu nada? Deixa eu explicar o como você deverá ler cada linha:
Agora volte para a tabela acima, de uma olhada novamente e note que existe é um fluxo de materiais e produtos entrando e saindo. Por este motivo eu comentei que a Gestão de Estoque é algo dinâmico.
Como você também pôde perceber, eu coloquei tanto matérias-primas (tecido, botões e linhas) quanto produtos acabados (almofada) na mesma tabela ou caderno. Caso prefira, você poderá separar o acompanhamento de produtos acabados das matérias-primas em diferentes cadernos, deixando seu controle ainda mais simples e fácil de acompanhar.
Se você quiser, pode ir ainda mais longe e incluir o valor gasto ao lado de cada quantidade. Por exemplo:Se eu comprei 100 metros de tecido e gastei R$1.000, eu posso acompanhar o valor do meu estoque ao longo do tempo. Se eu usei 30 metros (R$300,00), sobraram 70 metros em estoque, ou R$700,00 de tecido. Porque isto é importante? Porque nós sabemos muito bem que quando colocamos um preço em alguma coisa, nós damos mais valor e prestamos mais atenção.
Agora uma coisa importantíssima! Este controle apenas funciona se você anotar a transação (compra, uso ou venda) no ato em que ela aconteceu. Nada de deixar para anotar o que usou, comprou ou vendeu uma vez por semana ou no final do mês, pois isto não funciona.
Eu gostaria muito de ouvir o que você achou deste artigo e se você ainda tem alguma dúvida. Deixe seu comentário e conte comigo para fazer com que seu negócio seja um sucesso!
Um grande abraço,
Tiago Dalvi
Diretor Executivo
www.solidarium.net
facebook.com/solidarium
“Solidarium.net – artesanato, design e inspiração”
Compartilhe onde preferir
Revista Artesanato
Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.Recomendados Para Você:
Comentários
14 comentários
Tiago, eu achei interessante este artigo, pois nos faz refletir o quanto a gente gasta e até mesmo o que não é necessário e tb às vezes esquecemos até do que temos em casa e não utilizamos. Pelo que entendi a coisa é dinâmica, por isso temos que gastar o necessário para tal atividade, pois se não, vai sobrar o que não queremos e faltar o que necessitamos.
Um braço e valeu pela dica.
Tiago,amei a dica,preciso saber mais para poder ficar atualizada nos meus negócios.OBG.
É importantíssimo para que se possa perceber o quanto de capital pode estar imobilizado no estoque! Valeu Thiago
É importantíssimo isso! Valeu Thiago
Olá Madalena, Cleide e Antonio,
É exatamente isto! Temos que ficar muito atentos com o estoque que geramos, pois ele pode prejudicar muito seu negócio.
Fico contente que tenham gostado do artigo!
Abraços,
Tiago Dalvi.