Pacote de Moldes

Como Combinar Cores e Estampas no Artesanato: 8 Dicas para Acertar na Escolha

Na hora de produzir um artesanato, seja ele qual for, uma das maiores dúvidas é como combinar cores e estampas, não é verdade?

Isso porque, além da vontade de deixar o visual da peça bem bonito e harmônico, ainda temos que pensar em formas de agradar os clientes.

E não acabou por aí! Somado a isso, sabemos da variedade de cores e estampas que existem no mercado, o que nos deixa ainda mais em dúvida!

Pensando nessa situação, separamos várias dicas para te ajudar a combinar cores e estampas no seu artesanato, deixá-lo mais bonito e atrativo e dar adeus às dúvidas e à indecisão. Veja só!

Moldes de Feltro

Veja também
Como Criar Estampas com Tinta e Carimbo
Como fazer estampas artesanais – ganhe dinheiro

8 Dicas para combinar cores e estampas sem exagerar

Chegamos às tão aguardadas dicas! Vamos começar pelas cores?

Combinação de cores

1. Crie uma paleta de cores para cada trabalho

Não é segredo para ninguém que a cor é uma das primeiras características a chamar (ou não) a atenção de alguém para determinado artigo.

É por isso que acertar na escolha da paleta ideal para um trabalho é uma das primeiras questões que uma artesã deve ter em mente. 

Assim, é fundamental que você crie uma paleta de cores para cada tipo de peça que você produz no seu negócio.

Essa é uma etapa que demandará bastante tempo, mas que com certeza te ajudará a definir rapidamente as cores a serem utilizadas em um trabalho. 

Além disso, é necessário que essa paleta seja específica para cada tipo de situação em que aquele determinado artigo será utilizado. Exemplos: bichinhos para enfeitar quartos de bebê ou para decorar festas; tiaras para festas ou para o cotidiano; toalhas para criança, adulto ou casais; etc.

Essa é uma forma de prever o ambiente e o contexto em que o artesanato será utilizado e, com isso, fazer com que suas peças combinem com eles. 

E aí vai uma dica para a criação de todas as paletas, por mais que elas sejam diversas e se diferenciam entre si: não misture várias cores de uma só vez, principalmente se o trabalho já tiver outros detalhes, para não correr o risco de ficar algo sobrecarregado e poluído visualmente.

Desse modo, foque em um estilo de paleta e escolha tons a partir dela. Isso fará com que a combinação de cores aconteça de forma mais prática. 

2. Invista em combinações coringas

Se mesmo assim você ficar com dúvidas, invista em combinações de cores coringas, ou seja, que já são pré-definidas, como o verde e vermelho, azul e laranja ou roxo e amarelo. 

É claro que você pode colocar outra cor no meio para criar uma linda paleta, porém, ao utilizar alguma dessas combinações de forma majoritária você tem a garantia de que sua peça não irá destoar do que estamos acostumados a ver. 

3. Utilize o círculo cromático 

O círculo cromático é uma outra forma de descobrir quais cores combinam entre si.

Ele possui 12 cores, sendo 3 primárias (azul, vermelho e amarelo), 3 secundárias (verde, laranja e violeta) e 6 terciárias (roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado). Basta seguir as setas!

4. Procure referências

Inspirações nunca são demais, não é verdade? Por isso busque em sites da Internet, como no Pinterest, ideias de peças para se inspirar sobre as cores que combinam com o elemento e com a ocasião em que será utilizado.

Combinação de estampas

Agora vamos falar das estampas? A presença delas é fundamental em vários tipos de trabalhos, como o patchwork, encadernação, cartonagem e forração, scrap, bonecas de pano, roupas e muitos outros trabalhos! 

Contudo, o uso de estampa ainda pode ser mais difícil e indeciso do que o das cores, devido à sua imensa variedade! Afinal, no mercado você encontra estampas de diversas cores, padrões, desenhos, texturas e muito mais. Algumas dicas, no entanto, podem te ajudar!

5. Verifique se existem cores em comum

Na hora de combinar uma estampa com a outra, é necessário verificar se elas possuem cores em comum, como, por exemplo, uma estampa que tenha o fundo vermelho e a outra que tenha detalhes em vermelho. Ou, como mostra a imagem abaixo, uma estampa com o fundo amarelo e outra que possui o detalhe do cabelo da boneca em amarelo. 

Isso, com certeza, diminuirá as chances de você se equivocar e, consequentemente, aumentará as possibilidades de se obter um visual bonito e harmônico no trabalho. 

6. Analise se os padrões são parecidos 

Outra questão a se analisar são se os padrões e desenhos de uma estampa são parecidos com os de outras. Você pode misturar, por exemplo, uma estampa com detalhes geométricos com outra que possui linhas. Ou, ainda, misturar diferentes estampas florais. 

Seguindo essa semelhança nos aspectos visuais, com certeza estará garantido o sucesso do seu trabalho. 

7. Combine estampas de tamanhos diferentes

Uma terceira dica é utilizar estampas que possuam desenhos ou padrões de tamanhos diferentes. Assim você consegue trabalhar detalhes mais marcantes e expressivos ao mesmo tempo em que apresenta a riqueza e a suavidade dos detalhes. 

Nesse sentido, você pode, por exemplo, utilizar uma estampa com flores grandes vermelhas juntamente com uma estampa de xadrez pequeno vermelho ou rosa.

8. Defina o seu tecido dominante

Agora aqui vai uma boa dica que serve tanto para a escolha das estampas quanto das cores: antes de começar qualquer trabalho, defina o seu tecido dominante, ou seja, a cor ou estampa principal da sua peça. 

E só depois que você estiver decidida sobre isso, aí sim você pode escolher a outra ou as outras estampas/cores que farão parte da peça. Essa é uma maneira fácil para não errar!

Viu como combinar cores e estampas pode se tornar um processo bem mais fácil e prazeroso? 

Se ficou alguma dúvida ou tem alguma dica ou curiosidade que não falamos aqui,  não hesite em deixar registrado nos comentários abaixo.

Veja também
Como Usar a Teoria das Cores no Artesanato
Descubra Como é Possível Utilizar Tecido para Personalizar Paredes

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email