Pacote de Moldes

Como começar um negócio com artesanato do zero?



Fazer artesanato, além de tudo, é uma terapia. Existem vários casos de pessoas que conseguiram vencer a depressão e ter uma vida melhor através do artesanato. Agora imagine transformar essa terapia e hobby em negócio? Muita gente tem esse sonho, mas não sabe nem por onde começar. Eu recebo diariamente muitos e-mails de pessoas com dúvidas do que fazer primeiro, como planejar e ter sucesso em um negócio com artesanato.

Não existe uma fórmula infalível para você criar um negócio com o seu artesanato e ter sucesso. Tudo depende de vários fatores, mas eu posso garantir que um fator é fundamental: a sua dedicação. Se você se empenha em aprender coisas novas, em fazer contatos e em melhorar sempre, você tem grandes chances de chegar onde deseja. E para iniciar, não é necessário nenhum investimento extra, você precisa apenas da internet.  Nela é possível encontrar um mundo de informações que vão te ajudar, desde passo a passos para fazer o seu artesanato até dicas de marketing, vendas e empreendedorismo. Outra alternativa é você se cadastrar para receber as minhas dicas gratuitas sobre vendas de artesanato.

Esse é apenas o início, quando pegar um pouco mais de experiência, sugiro que busque cursos pagos para se aperfeiçoar ainda mais. Sabendo das ferramentas que você precisa, vamos aos primeiros passos…

Moldes de Feltro

O seu produto

O primeiro ponto que você deve definir é o seu produto. Ele é o ponto de partida para todas as outras ações como definir o preço, local de venda e as formas de promoção que você vai utilizar. Ao criar um produto você deve pensar em vários fatores tais como a necessidade do cliente, o seu desejo, o público que se quer atingir, os produtos que fazem mais sucesso de sua linha, dentre outros. O seu produto deve ser criado para resolver alguma necessidade ou problema do cliente.

Vamos imaginar, por exemplo, um personagem fictício chamado Pedro. O aniversário de 18 anos da sua melhor amiga está chegando e ele começa a pensar em como mostrar a ela o quanto ela é importante. Esse é um problema do Pedro, que precisa ser resolvido de alguma forma. Você, como artesão e empreendedor, logo percebe uma oportunidade de criar um produto para atender à necessidade do Pedro. Vamos imaginar que a amiga dele é meiga, gosta de cores e adora desenhos japoneses. Você então pode criar uma linha de bonecas de pano estilo japonesas. Seria ideal para o Pedro dar de presente para a amiga dele, não é mesmo?

Ao criar a sua linha de bonecas japonesas você está atendendo ao público de pessoas que gostam desse tipo de artesanato e querem comprar para colecionar ou para dar de presente para alguém. Afinal, o artesanato é algo exclusivo e único, que não se encontra igual em lugar nenhum, justamente por estar relacionado com o artesão que o criou.

Produzindo e escolhendo o ponto de venda

Pacote de Guirlandas em Feltro

Vamos continuar com o exemplo fictício das bonecas de pano japonesas. Agora que você identificou uma necessidade do cliente, é hora de partir para a produção. Nessa etapa é necessário estudar bastante quais são os materiais que você vai utilizar, que tipo de costura vai fazer, quais serão as cores das bonecas… Tudo isso é baseado no seu público, pois se você quer atender a amiga do Pedro, que é uma garota meiga e que gosta de coisas coloridas, não pode fazer uma boneca estilo alternativo com tatuagens e piercings. Então o seu produto deve refletir exatamente qual é o público que você vai atender.

Após pesquisar sobre o processo de produção e no estilo das suas bonecas, você deve pensar onde vai vender para atingir exatamente o público projetado. Se você mora em uma cidade do interior, onde não há muitas pessoas que gostam de desenhos japoneses (ou não os conhece), já vai imaginar que as suas bonecas não farão muito sucesso. Nesse caso, uma venda para lojas da cidade, ou venda boca a boca não seria uma boa ideia. O que você pode fazer então é vender pela internet, assim pode encontrar exatamente o público que vai gostar dos seus produtos.

Uma vez que você definiu que vai usar a internet como meio de venda, é hora de criar uma loja virtual. Você tem algumas opções para isso, como os marketplaces (Airu, Elo7, Solidarium) ou então uma loja própria. Procure a plataforma que melhor te atenda, tanto em relação aos recursos, quanto em relação a custos. Se for vender em um marketplace, procure aquele que tenha mais a ver com o seu produto.

Promoção

Você já definiu qual é o seu produto, público alvo e ponto de venda. Mas se ficar só nisso, ainda não vai ter sucesso. É necessário atrair as pessoas certas até o seu ponto de venda e isso se faz com a promoção adequada. Nesse exemplo, você criou a loja virtual, agora é hora de atrair pessoas interessadas em bonecas japonesas até a sua loja. Não adianta nada atrair um milhão de pessoas que odeiam bonecas japonesas, pois elas não vão comprar! É melhor ter em sua loja 20 visitantes que amam as bonecas do que ter 1.000 que não se importam ou não gostam.

E esse é um ponto chave que a maioria dos artesãos erra. Eles oferecem os seus produtos nos locais errados. Estou cansado de ver pessoas oferecendo e divulgando os seus artesanatos em comunidades de artesãos. Isso não dá resultados! Se você faz bonecas japonesas, deve fazer a divulgação delas em blogs específicos da cultura japonesa, em comunidades de pessoas que admiram o Japão e assim por diante.

Em resumo…

Falei dos principais pontos que você deve seguir para começar o seu negócio com artesanato do zero. É claro que existem muitos outros detalhes, falei aqui do geral. Mas basicamente pense em quem é o seu público e quais as necessidades deles você vai resolver. A partir disso defina toda a sua estratégia, desde marca até a cor dos produtos e ponto de venda.

Receba dicas grátis por e-mail

Se você quiser saber mais sobre como criar um negócio do zero e ter sucesso vendendo o seu artesanato, clique no botão abaixo. Eu tenho uma série de dicas para te enviar! E não se preocupe, porque você pode se descadastrar a hora que quiser e eu odeio Spam.

botao-lista

Planejando bem todo o processo você certamente vai ter muito sucesso!

Boa sorte e até a próxima.

Compartilhe onde preferir

Fernando Oliveira

Sou um apaixonado por artesanato e busco os melhores passo a passos, dicas e ideias para quem ama trabalhos manuais.




Comentários

30 comentários

1 2 3 6

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Meu negócio Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email